segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Sem abrigo saem do centro da cidade e vão para a periferia...
Via Diário as Beiras
As atuais instalações “têm problemas estruturais, pondo em causa a segurança”, afiançou, ao DIÁRIO AS BEIRAS, fonte do Município da Figueira da Foz, proprietário do imóvel, situado na rua dos Bombeiros Voluntários, na Baixa da cidade.
O imóvel será reabilitado e transformado em habitação com renda acessível. A empreitada, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, ao que o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, custará mais de um milhão de euros.»
Na Mealhada, ao arrepio do que acontece na Figueira, não é sempre carnaval...
Concurso de Carnaval 2025 não será realizado.
Praticamente todas as localidades do país têm o seu próprio carnaval. Como por exemplo a Mealhada, "o maior Carnaval luso-brasileiro".
Imagem via Diário as Beiras. Para ler melhor, clicar na imagem |
sábado, 4 de janeiro de 2025
O Bloco Central dos solos
Via Público
"Aquando da discussão da proposta para eliminar o visto prévio do Tribunal de Contas em contratos de nova habitação que usam fundos do PRR, o Governo conseguiu negociar e chegar a acordo com o PS – o Bloco Central foi activado com sucesso para limar arestas e agilizar os procedimentos.
Agora, o mesmo PS, que em 2023 apresentou no seu pacote Mais Habitação a intenção de alterar a lei dos solos para “permitir o uso de solos rústicos para soluções sustentáveis de habitação” (custos controlados, para casas de função de professores e forças de segurança ou alojamento temporário de trabalhadores agrícolas e do turismo), ainda não alinhou no clamor da esquerda.
Apesar de estar desaparecido há muito, o Bloco Central ainda funciona."
Habemos polémica?.. "Em causa está a gravação das sessões e a cedência desta a terceiros"
Para contextualizar, recorde-se a Nota da CDU Figueira da Foz, publicada em 23 de Dezembrro de 2024, sobre este assunto:
"Na Assembleia Municipal da Figueira da Foz, do dia 20 de Outubro, o Sr Presidente da CMFF e os Vereadores da FAP e o do PSD abandonaram porque, tal como foi noticiado ontem no Jornal “As Beiras”, a representante da CDU tinha feito insinuações.
Imagem: Diário as Beiras
Nacional de Estrada realiza-se hoje na Figueira
A avenida marginal da baía da Figueira da Foz é hoje o epicentro do atletismo de estrada nacional, com a realização dos campeonatos nacionais, a partir das 17H30.
Imagem: Diário as Beiras
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Leitão...
Para quem tinha dúvidas que o lugar de Secretário Geral do Governo tinha de ser ocupado por alguém genial, que tinha de ganhar, no mínimo, 15.000 Euros/mês, a prova está aqui!..
Depressão de ano novo
O genial Eça de Queiroz, um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa, o primeiro e principal escritor realista português, renovador profundo e perspicaz da nossa prosa literária, que tem uma obra vastíssima, foi acusado de plágio...
Chegou a mascarar-se de Cupido e teve muitas amantes, até ao mesmo tempo, da alta sociedade a prostitutas. Hospedava-se no hoje Hilton de Paris, viveu num casarão em Bristol e vestia-se como um lorde. Só o contrato inicial de Os Maias rendeu-lhe €32 mil a valores actuais, mas vivia endividado e de cunhas.
Vaga de boas notícias para o nosso concelho em 2025
Assim, para além do anúncio do financiamentopúblico integral para a nova ponte Vila Verde/Alqueidão, de harmonia com o Diário as Beiras, «Santana Lopes informou, por outro lado, que já foi publicado o concurso internacional para a empreitada da transposição de três milhões de metros cúbicos de areia, de norte para sul da barra da Figueira da Foz, obra do Governo com suporte financeiro de Bruxelas no valor de 26 milhões de euros. “Este será o ano desta obra”, garantiu Santana Lopes.
Por outro lado, Santana Lopes frisou que o Tribunal de Contas dispensou o visto prévio da empreitada das obras do porto, cujo valor é superior a 20 milhões de euros.
O autarca revelou ainda que as obras de transformação do Abrigo da Montanha, na Serra da Boa Viagem, num centro municipal de investigação de alterações climáticas, movimento de areias, erosão costeira e outras áreas de investigação relacionadas com o mar obtiveram uma comparticipação financeira de 75% de fundos comunitários.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Ponte ciclável de 7,5 ME vai ser integralmente financiada
Via Figueira na Hora
«A construção da ponte Eurovelo sobre o rio Mondego na Figueira da Foz, no montante de 7,5 milhões de euros (mais IVA), vai ser totalmente financiada por fundos públicos, anunciou hoje o presidente da Câmara.
“Foi conseguido o financiamento integral da ponte”, congratulou-se esta tarde Pedro Santana Lopes, numa intervenção na reunião extraordinária da Assembleia Municipal, marcada para prestar vários esclarecimentos sobre diversos assuntos, solicitada pelo movimento Figueira a Primeira e PSD.O autarca explicou que a obra inclui a construção dos acessos à futura travessia e vai ser financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da sua reprogramação, e Fundo Ambiental, que já tinha disponibilizado dois milhões de euros.
A ponte, que esteve para não avançar por falta de condições financeiras do município, vai ser construída a leste da Figueira da Foz, entre as freguesias de Vila Verde, na margem direita, e Alqueidão, na margem esquerda do rio Mondego.»
Rosalino, querias ir ao baile?.. Aguenta...
Os defensores da austeridade sabem pôr-se ao fresco. No tempo da troika, Hélder Rosalino tratou da razia de salários e tentou o maior corte de sempre das pensões. Ficou no Banco de Portugal, a receber 16 mil para a aquecer um lugar que não teria de ser ocupado se saísse. Para ser secretário-geral do governo, mudou-se a lei à medida. O escrutínio impediu-o, mas quando disserem a funcionários públicos e pensionistas que o orçamento não aguenta as suas reivindicações, só têm de recordar Rosalino: “ai aguenta, aguenta!”
2025, ano de eleições autárquicas...
Via Diário as Beiras
quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
Eis 2025. O que nos reserva?
"Bons dias em Janeiro, enganam o homem em Fevereiro."
"Em Fevereiro chuva, em Agosto uva."
"Em Março, cada dia chove um pedaço"
"É o próprio do mês de Abril, as águas serem mil".
"As favas, Maio as dá e Maio as leva."
"Junho: ande o verão por onde andar, pelo S. João cá vem parar."
"Quando Julho está a começar, as cegonhas começam a voar".
"Não há casamento em Agosto, que não tenha desgosto".
"Para vindimar deixa Setembro acabar".
"Em Outubro sê prudente: guarda o pão, guarda a semente".
"Novembro: pelo São Martinho bebe o bom vinho e deixa a água para o moinho".
"Dezembro: na mesa de Natal o pão é essencial".