Via Diário as Beiras
sábado, 12 de abril de 2025
sexta-feira, 11 de abril de 2025
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Trump e a revolução
"Ainda Trump era um jovem especulador imobiliário e já acreditava que fechar a economia americana e substituir os impostos sobre rendimentos por tarifas aduaneiras era uma boa ideia.
O aflito das massas
Abençoada Páscoa
A nível local, não existem notícias sobre transferências de jogadores da bola, despedimentos de treinadores ou eleições de dirigentes desportivos, capazes de captar o interesse dos media locais e do "povão".
O futebol, na Figueira, tirando meia dúzia de malfadados anos, foi sempre um fenómeno discreto e pouco mediático.
Reflectindo, ainda que ligeiramente, sobre esta realidade local, damos facilmente conta que o futebol na Figueira, ao contrário do que acontece em inúmeras cidades do nosso País, nunca ocupou o espaço mediático local, nem mereceu a atenção do povo. Portanto, seria, digamos assim normal, que face ao deserto vivido no mediatismo futebolístico, a política fosse algo importante no dia a dia dos figueirenses, merecedora da sua atenção por ser algo debatido no interior dos partidos políticos.
Porém, pelo que conheço, assim não acontece. A discussão política séria, entre pessoas sérias que discutem projectos e que os tentam pôr em prática, não é uma prática usual na política figueirense. No fundo, aquilo que deveria ser uma prática normal numa sociedade democrática, com credibilidade suficiente para despertar a atenção dos cidadãos, pois o que o que está em causa é o seu futuro em sociedade, não acontece.
A Figueira do futuro, depende de muita coisa. Fundamentalmente do sucesso turismo. Como se pode ler na notícia publicada hoje no Diário as Beiras, abençoada Páscoa.
Pena o futebol, na Figueira, não conseguir mobilizar o povo e por isso não ter também futuro ao mais alto nível. Por cá, o futebol teria, pelo menos, uma vantagem sobre a política como fenómeno de entretenimento: é apenas um desporto. E, na Figueira, no tempo áureo, tinha bons artistas.
Polícia Municipal: estamos na "estaca zero"
Diário as Beiras: "O Município da Figueira da Foz tem de reiniciar o processo de criação da Polícia Municipal, aprovado em 2002. Como o corpo policial não foi criado, por decisão política, e, entretanto, a legislação foi alterada, a autarquia terá de começar do zero."
No mínimo, ninguém acreditava que sem um debate "onde se demonstre a sua necessidade e nos seja apresentado em detalhe o custo benefício", o processo da "materialização" de um corpo de Polícia Municipal não se iria concretizar no curto prazo. Para mais em ano de eleições autárquicas.
quarta-feira, 9 de abril de 2025
terça-feira, 8 de abril de 2025
Em defesa da honra do primeiro-ministro José Sócrates
José Miguel Tavares: "eu que tão dedicadamente tenho escrito sobre José Sócrates ao longo da minha vida profissional sinto-me hoje no dever de defender a sua reputação e repor a verdade histórica. O que Montenegro disse é falso. Sócrates não só nunca prometeu tudo a toda a gente, como ganhou fama a enfrentar corporações de que toda a gente tinha medo. O seu a seu dono."
![]() |
PARA LER MELHOR CLICAR NA IMAGEM |
Mitos dos liberais até dizer chega
João Rodrigues
«Os liberais até dizer chega parecem-se com alguns dos bilionários que apoiaram Trump sobretudo por causa da sua agenda interna de intensificação da neoliberalização, de resto em curso. Nunca levaram a sério a questão do protecionismo trumpista. Perante a política comercial protecionista, que pode colocar em causa um elemento importante do neoliberalismo externo, descobrem-se subitamente críticos de Trump. Aproveitam para retomar todo um conjunto de mitos sobre a relação entre “comércio livre”, prosperidade e paz, convocando os seus santos padroeiros.
Montenegro já mostrou que gosta de jogar
José Iglésias
«José Iglésias (Figueira da Foz) acaba de renunciar à função de membro do Secretariado da Federação do PS/Coimbra, soube NDC de fontes partidárias.
À saída de cena não deverá ser alheio o afastamento de Raquel Ferreira, líder concelhia do PS figueirense, do elenco de candidatos socialistas a deputados à Assembleia da República pelo círculo de Coimbra.»
A questão da "materialização" da Polícia Municipal: corpo de Polícia Municipal foi aprovado em 28 de Janeiro de 2002, em mandato autárquico do PSD
“Os Municípios têm uma responsabilidade acrescida, se a polícia só aparece para os gratificados, nós temos que olhar por nós, pois o que faz a atratividade de um concelho também é a segurança”, disse Pedro Santana Lopes na altura.
Como nasceu, parecia que o assunto tinha morrido. Ontem, porém, na sua página do facebook, o vereador Manuel António Domingues, trouxe a questão à colação.
Passo a citar.
"... por falta de candidatos aos corpos sociais"
Via Diário as Beiras (para ler melhor clicar na imagem)
" A sessão está marcada para as 15H00, no Hotel Wellington. A dissolução e liquidação desta associação patronal do setor da restauração é o único ponto da ordem de trabalhos."
segunda-feira, 7 de abril de 2025
"O verão vai aquecer"?..
![]() |
Imagem via Rui Duque |
Em ano de autárquicas, é absolutamente normal esta dança das palavras e a falta de clarificação relativamente a um assunto tão importante.
Ainda bem, contudo, que existe este importante fórum.
O mundo já está como está e não será porque um afoito de direita fale do que não sabe (mas, aparentemente, gostava de saber e tenta adivinhar), que o visado não tem direito ao tabu.
Santana, desta vez é que não esteve para tabus e foi o primeiro a decidir-se: não quis muita coisa - preferiu a Figueira!
"... Naval vai criar um museu com os trofeus e outros elementos da história navalista agora devolvidos"
Via Diário as Beiras
«...espólio da Naval 1.º de Maio foi transferido para o museu municipal porque o presidente da câmara da altura, Carlos Monteiro, entendeu que pertencia à Naval 1.º de Maio. Fundado em 1893, perante uma grave crise financeira, o clube dissolveu a equipa de futebol em 2017, sendo declarado insolvente dois anos depois. Por seu lado, a Naval 1893 foi criada em 2017, para dar continuidade ao futebol navalista.»
«O vereador do Desporto, Manuel Domingues, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, sustentou que “não há dúvida de que a Naval 1893 é a continuidade da Naval 1.º de Maio, que teve de renascer com outro nome”. E acrescentou que, “para os figueirenses, continua a ser a Naval”.»
domingo, 6 de abril de 2025
As circuntâncias exteriores podem condicionar
E se for o fim de uma era?
«Além da Solverde, as relações entre Montenegro, Câmara de Espinho e empresas com que a autarquia e ele próprio foram fazendo negócios continuarão a aparecer, a conta-gotas, na imprensa. Talvez a casa de Montenegro, tema que a comunicação social tinha fechado com a simples exibição de um dossier, seja o link mais fácil. Como a ética republicana não começa e acaba na lei, não preciso de saber se cometeu ilegalidades. Disso trata a justiça. Com Sócrates, bastou-me que dissesse que era sustentado por um amigo com interesses no Estado para saber que não podia ter ocupado o cargo que ocupou. Com Montenegro, basta-me saber que recebia uma avença de casinos enquanto era primeiro-ministro e tropeçar nas sucessivas meias-verdades, omissões e coincidências entre os seus negócios privados, relações partidárias e funções técnicas para confirmar, a cada notícia que sai, que elegemos um videirinho.
sábado, 5 de abril de 2025
"Tortura": Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra mantém a suspensão do processo da futura ponte sobre o Mondego
![]() |
Para ler melhor clicar na imagem |
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Será que PS e PSD só actuam pelo temor (... na Figueira, desnecessário) que têm da morte... (2)
E pronto: está desvendado o segredo da existência do OUTRA MARGEM.
E não foi preciso ninguém pegar nesta existência, enchê-la de porrada e fazê-la confessar!..
Como já houve "abordagens", antes que fosse tarde, ficou desvendado o "segredo"... Fico-me por aqui...
Um aviso final: tenho guarda-costas. E com provas dadas ao longo de muitos anos...
E se for o fim de uma era?
Citando Daniel Oliveira:
"Tendo em conta as forças antidemocráticas prontas a abocanhar um poder apodrecido, a reeleição de um primeiro-ministro com este perfil ético e o seu reforço como prémio de uma estratégia que vê a sua própria fragilidade ética como uma oportunidade eleitoral, pode ser o derradeiro episódio de uma era
Além da Solverde, as relações entre Montenegro, Câmara de Espinho e empresas com que a autarquia e ele próprio foram fazendo negócios continuarão a aparecer, a conta-gotas, na imprensa. Talvez a casa de Montenegro, tema que a comunicação social tinha fechado com a simples exibição de um dossier, seja o link mais fácil. Como a ética republicana não começa e acaba na lei, não preciso de saber se cometeu ilegalidades. Disso trata a justiça."
Sérgio Sousa Pinto
Sérgio Sousa um "socialista" especialmente apreciado pelos não socialistas.
... não há, nunca houve em cerca de 50 anos de eleições democráticas, uma visão global para a Figueira, nem da parte do PS, nem da parte do PSD
"Vou arranjar mais uns "inimigos" no PS figueirense, a juntar ao rol. Mas é o que penso, por isso não vai ficar por dizer.O PS Figueira, com a candidatura do Coronel Victor Rodrigues, certamente uma pessoa estimável, encontra-se politicamente num beco sem saída.
Quem pensa que Daniel Azenha, outra pessoa estimável, pode ser o futuro, ponha os olhos nos ex-jotinhas João Portugal e João Paredes.
O que têm a dizer, por exemplo, socialistas figueirenses como Fernando Cardoso, Herculano Rocha, Carlos Beja, António Alves, João Portugal, Joao Paredes, José António Paz Cardoso, José Iglésias, Teresa Coimbra, Nuno Melo Biscaia, Pedro Biscaia, entre outros?"
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Legislativas 2025: lista CDU por Coimbra
Via Beira Digital TV
"A lista da CDU por Coimbra: Fernando Teixeira, advogado; João Rodrigues, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Manuela Santos, professora e dirigente sindical; António Baião, controlador de caixa e ex-eleito local; Teresa Costa, mediadora de seguros e membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”; Daniel Nunes, professor e produtor cultural; Ana Francisca, estudante universitária e membro da Juventude Comunista Portuguesa; Paulo Ferreira, operário fabril e dirigente sindical; Carla Lopes, enfermeira especialista em saúde mental; Sérgio Dias Branco, professor universitário e dirigente sindical; Vanda Pereira, supervisora de loja e delegada sindical; Francelina Cruz, auxiliar de ação médica e dirigente sindical; Carolina Rocha, investigadora e bióloga; e Fernando Moitas, calceteiro e dirigente sindical."
Dia Nacional dos Moinhos
O Município daFigueira da Foz assinala o Dia Nacional dos Moinhos e Dia dos Moinhos Abertos, em parceria com a associação Mó Gândara, de 5 a 9 deste mês. As comemorações têm lugar no Centro Interpretativo – Complexo Molinológico, equipamento municipal situado em Cunhas, na freguesia de Moinhos da Gândara. Durante 4 diasdias, realizam-se atividades lúdicas para a comunidade escolar e público em geral. A participação é gratuita, exceto o almoço tradicional, com broa e sardinha assada na telha, no dia 6. As restantes iniciativas, assim como o agendamento de transporte, assegurado pelo município, estão sujeitos a inscrição obrigatória, até hoje, através do e-mail servico.educativo@cmfi gfoz.pt.
Hora da Verdade com Miguel Poiares Maduro
"É uma das poucas vozes relevantes do PSD que critica sem espinhas o líder do partido. Miguel Poiares Maduro, antigo-ministro Adjunto e para o Desenvolvimento Regional no Governo de Passos Coelho e vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) lamenta que Luís Montenegro olhe para "o escrutínio como uma ofensa" no que toca às perguntas relativas à empresa Spinumviva, mas acredita que a AD vai ter um "reforço eleitoral" no dia 18 de maio."
Para ouvir clicar aqui.
PS aposta em Pedro Delgado Alves por Coimbra
quarta-feira, 2 de abril de 2025
Como diria o outro: "estas coisas não se inventam"
Via Expresso
"Um autocarro com a identidade visual da cidade do Porto pára na Rua Formosa, no coração da baixa da Invicta. Do seu interior, sai o Governo em peso: 17 ministros, acompanhados por 40 secretários de Estado, que na manhã desta quarta-feira marcaram presença na reunião do Conselho de Ministros, realizado no Mercado do Bolhão.
É certo que não foram distribuídos panfletos nem canetas, tampouco se viram bandeiras laranjas agitadas, mas em tudo o resto se assemelhou a uma ação de campanha. Até uma mensagem foi enviada para os militantes do PSD, a apelar para que fossem “cumprimentar o presidente” do partido. Além disso, este foi também o dia escolhido por Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, para anunciar oficialmente que é o candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto."
Legislativas: lista PS por Coimbra
Segundo o jornal Público, "José Luís Carneiro gera confusão em Braga e pode ser o número 1 em Coimbra".
Para que serve o rearmamento da Europa?
"Parece não restarem muitas dúvidas de que os líderes europeus não têm nas suas mentes uma estratégia de dissuasão, mas sim outra mais exigente em meios, para além de ser mais perigosa."
O Major-General Carlos Branco publicou no Jornal Económico um importante texto, que vale a pena ler na íntegra, que termina assim.
"Os dirigentes europeus estão amuados com a nova Administração norte-americana que lhes exige uma maior participação financeira na NATO. Despeitados pelo novo patrão os tratar com maior rudeza passaram a comportar-se de um modo insensato, sendo os principais responsáveis pela rotura com Washington a que temos assistido. Sem pensamento estratégico parecem dispostos a arrastar a UE para uma grande guerra contra a Rússia.
A União Europeia caminha sonâmbula para uma guerra perdida, à qual não tem capacidade para alterar o destino, cujo instigador está a abandonar por ter percebido que não a vai ganhar, tal como aconteceu no Afeganistão, coisa que os europeus ainda não atingiram.
Enquanto a necessária modernização das forças armadas europeias se basear em pressupostos errados, nada de bom se poderá esperar dela. Como diz Matos Gomes “este mantra [do rearmamento] assenta num conjunto de sofismas, de deturpações grosseiras… faz parte da comédia de enganos com que os dirigentes da Europa estão a iludir os europeus.” A Europa, que nasceu como um projeto de paz vencedora do prémio Nobel 2014, está a converter-se num projeto de guerra."
Variante de Quiaios: "o projeto de execução e o lançamento do concurso público para a construção da variante serão votados a 9 de Abril em reunião de câmara"
"A adjudicação da construção da Variante de Quiaios, com quatro quilómetros de extensão, deverá ser efetuada até ao verão, adiantou o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, ao DIÁRIO AS BEIRAS. Isto se não forem colocados (mais) obstáculos.
Entretanto, o projeto de execução e o lançamento do concurso público para a construção da variante serão votados na reunião de câmara do dia 9 deste mês.
Ao longo de várias décadas, diversos presidentes da autarquia figueirense reconheceram a necessidade de se construir uma variante entre a sede da freguesia e a Praia de Quiaios, através da floresta."
terça-feira, 1 de abril de 2025
Para acabar o dia das petas ...
Túnel submerso para ligar a cidade ao Cabedelo inviabiliza a solução teleférico...
Santana Lopes vai ser candidato na Figueira...
Como disse Montenegro, há mais de 10 anos, no tempo de Passos Coelho;: “a vida das pessoas não está melhor, mas a do país está muito melhor"...
A verdade, do dia das mentiras, é que qualquer destas notícias, podia inserir a maior das petas e ser absolutamente verosímil.
São os dias que correm. Deixo ao vosso critério advinharem qual é a peta.