sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Isto anda tudo ligado: presidenciais 2026, autárquicas 2025, Santana; e a escolha do candidato do PS

Na passada quarta-feira, escrevemos: "a um ano das eleições autárquicas, alguém está a “pensar a Figueira”? Com Pedro Santana Lopes a cumprir o primeiro mandato, e com as dúvidas  que existem sobre o seu futuro (vai ser, ou não, candidato a Presidente da República em Janeiro de 2026? Possivelmente, neste momento, nem o próprio tem resposta para esta pergunta…) não existem, por agora, candidatos confirmados na corrida às Autárquicas de 2025 na Figueira. Entre os socialistas reina a indefinição. O nome a avançar vai depender da recandidatura, ou não, de Santana Lopes. O PSD tem uma aposta única: apoiar uma recandidatura de Pedro Santana Lopes."

Recordo algo que escrevi - e que é a realidade em Setembro de 2024 - na edição do mês de Novembro de 2021 na Revista ÓBVIA"Na Figueira, em 2021 e anos seguintes, concorde-se ou não, a vida política vai passar por políticos como Santana Lopes - aqueles que sabem aproveitar as oportunidades pessoais. Sem esquecer que na "elite" local há quem se oponha, não me admirará que o verdadeiro "proprietário" do PSD Figueira, nos próximos tempos, venha a ser, não alguém que defenda a aproximação a Santana, mas, ainda que por interposta pessoa, o próprio Santana Lopes. E Santana Lopes, se assim o quiser, nem vai precisar de tornar a ser militante do PSD... 

Na edição de hoje do Diário as Beiras  pode ler-se algo que não é nada de novo: "Santana Lopes admite candidatar-se à Presidência da República"Contudo, Santana remete a decisão para daqui a um ano. “Qualquer pessoa que tenha feito o percurso que eu fiz e que tenha a idade e a experiência que tenho pode pensar nisso. […] Tenho de ser realista, lúcido e inteligente, e quando olho para as sondagens vejo que elas me dão uma posição fraca, neste momento. Não quer dizer que hoje seja o mesmo que daqui a um ano”. “Daqui a um ano, pensarei no assunto. Antes disso, acho que é cedo”, disse o Presidente de Câmara da Figueira da Foz no seu programa semanal de comentário político, “Informação privilegiada”, no canal de televisão Now.


Um ano é muito tempo. A decisão de Santana Lopes é muito difícil, mas não pode continuar indefinida. Portanto, Santana Lopes vai decidir-se antes. Marques Mendes, quer muito ser candidato a Presidente da República. E se Marques Mendes avançar - e vai avançar - Santana não se fica - e vai também?
Ninguém me disse, mas hoje 6 de Setembro de 2024, é o meu palpite. 
Recordo: as eleições presidenciais realizam-se em Janeiro de 2026. Antes disso, em finais de Setembro de 2025, realizam-se as eleições autárquicas. Santana Lopes ainda não anunciou se vai recandidatar-se à presidência da Câmara da Figueira da Foz.
Do avanço (ou não avanço...) de Santana, vai depender a escolha do candidato do Partido Socialista.

Sem comentários: