Em declarações aos jornalistas, à margem da assinatura de dois protocolos na Câmara da Figueira da Foz, a ministra do Ambiente, por seu lado, afirmou que estão reunidas as condições para a empreitada ser lançada. “Tem todas as condições para avançar. Tem o Estudo de Impacte Ambiental positivo e tem o financiamento garantido [27,7 milhões de euros, 85% do Programa Operacional e 15% a dividir pelo município figueirense, pelo Porto da Figueira da Foz e pela APA”. Assim sendo, frisou Maria da Graça Carvalho, “é só trabalhar”.
terça-feira, 6 de agosto de 2024
A margem esquerda do estuário do Mondego vive um “processo de erosão extrema”...
Registe-se: “Big Shot”
vai mesmo
avançar.
Ontem, foi tornado público pelo vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, que o concurso público internacional para a transposição de 3,3 milhões de metros cúbicos de areia (“Big Shot”), de norte para sul da barra da Figueira da Foz, será lançado na primeira semana de setembro.
Fica a pergunta: e o bypass?
Depois de ter sido adiado durante anos, em Agosto de 2021, foi o tempo certo para anunciar o estudo de viabilidade. Vamos ver quando é o tempo para o transformar em projecto...
Na cerimónia realizada ontem, Agosto de 2024, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana
Lopes, questionou Pimenta Machado sobre a necessidade de se avançar
também com o bypass
mecânico permanente de
areias. O vice-presidente
da APA adiantou que
em breve será iniciado o
“projeto complexo”, seguindo-se a candidatura
a fundos europeus.
Recorde-se: a pouco mais de um mês da realização das eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021, o ministro do Ambiente assumiu que a transferência de areias para combater a erosão costeira a sul da Figueira da Foz com recurso a um sistema fixo (bypass) era a mais indicada, e será realizada. “Avaliada esta solução [da transferência de areias] não há qualquer dúvida de que o bypass é a mais indicada e, por isso, vamos fazê-la”, disse à agência Lusa João Pedro Matos Fernandes.
Continuamos à espera de quê?
Imagem via Diário as Beiras
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário