sábado, 13 de dezembro de 2025

Ex-presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, preside ao conselho de administração dos portos de Aveiro e Figueira da Foz

Valter Rainho, será o representante da Figueira. "Tanto o ex-autarca socialista Carlos Monteiro, como o seu sucessor na administração portuária, foram nomes indicados ao Governo pelo presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes"
Conforme escrevemos no passado dia 11 do correnteTeresa Cardoso, ex-presidente da Câmara Municipal de Anadia, foi escolhida para presidente do Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., sucedendo a Eduardo Feio. Na mesma oportunidade informámos também que Rogério Carlos, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Valter Rainho (em substituição de Carlos Monteiro), quadro superior da Câmara Municipal da Figueira da Foz, seriam designados vogais, formando a equipa executiva que assumirá a gestão dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz durante os próximos três anos.
Segundo o Diário as Beiras (edição de hoje), tanto "o ex-autarca socialista Carlos Monteiro, assim como o seu sucessor na administração portuária Valter Rainho, foram nomes indicados ao Governo pelo presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes."
Como é do conhecimento público, "apesar das diferenças políticas, Santana Lopes não tem poupado nos elogios ao seu antecessor socialista, que derrotou nas eleições autárquicas de 2021."
Sobre a  nomeação de Valter Rainho, contactado pelo Diário as Beiras, Santana Lopes disse que tinha a “dizer bem” da escolha. “Não foi surpresa. O Governo foi muito correto”, acrescentou o autarca figueirense. 
Recorde-se que "a administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz ainda em funções foi nomeada pelo Governo do PS. Contudo, Santana Lopes recomendou o socialista Carlos Monteiro ao então ministro Pedro Nuno Santos."
O novo conselho de administração “iniciará funções a 01 de janeiro (mandato 2026-2028)”, informou a administração portuária, em comunicado, dando conta que as decisões foram tomadas em assembleia-geral, realizada na quinta-feira.

Sem comentários: