quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Faleceu Maria Teresa Coimbra, militante histórica do PS e Cidadã Honorária da Figueira da Foz

Foto Pedro Agostinho Cruz. Sacada daqui 


As minhas condolências à família enlutada.

Texto: Diário de Coimbra 

"Faleceu, aos 95 anos, Maria Teresa de Oliveira Ferreira Coimbra, antiga professora de Físico-Química da Escola Bernardino Machado e militante do Partido Socialista (PS), partido pelo qual foi eleita deputada da Assembleia da República, entre 1999 e 2002.
Natural de Coimbra, residia há vários anos na Figueira da Foz, tendo desempenhado funções de deputada da Assembleia Municipal (1994-2001). Integrou também um executivo da então Junta de Freguesia de São Julião (2010-2013) e ocupou várias funções dirigentes no partido, salienta a Secção do PS da Figueira da Foz, recordando que Maria Teresa Oliveira foi «a primeira mulher a ser eleita ao cargo de deputada à Assembleia da República representando o Partido Socialista», por indicação do PS Figueira.
«O Município da Figueira da Foz está de luto. Morreu uma das suas cidadãs que mais se destacaram, a Dr.ª Maria Teresa de Oliveira Ferreira Coimbra. Teve uma vida notável de serviço à docência e à formação de tantos jovens e à intervenção cívica e política. Primeira mulher a ser eleita Deputada à Assembleia da República, muito se destacou na defesa de causas sociais», destaca o Município da Figueira da Foz, que decretou luto municipal, a cumprir hoje, quinta-feira.
Maria Teresa Coimbra era viúva de David Gonçalves Coimbra e mãe de Isabel Maria Coimbra.
O funeral realiza-se hoje, quinta-feira, às 15h00, da Igreja de Santo António da Figueira da Foz para o Complexo Funerário da Figueira da Foz.

A Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista, através do seu presidente, João Portugal, também emitiu uma nota de pesar, lamentando o falecimento da antiga deputada à Assembleia da República. «Defensora da liberdade, da democracia e dos ideais republicanos, Teresa Coimbra nasceu numa família antifascista, tendo visto o pai ser detido e preso pela PIDE. Estudou em Coimbra, onde se licenciou em Física, tendo sido professora e explicadora de muitas centenas de jovens figueirenses e não só», lê-se na nota.
Filiou-se no PS depois do 25 de Abril de 1974 e novamente em 1989. «Para além da educação, da ciência e da política, dedicou-se ainda ao associativismo e a causas sociais, tendo mantido, até ao fim, o seu notável espírito crítico, a sua oratória lúcida e os seus valores intocados», destaca a Distrital de Coimbra do PS, ao acrescentar que «a memória de Teresa Coimbra permanecerá, no Partido Socialista e em particular na Federação Distrital de Coimbra, como um exemplo de vida, de integridade e de lucidez».

Em outubro de 2020, o Município da Figueira da Foz prestou homenagem a Teresa Coimbra, atribuindo-lhe a medalha de mérito técnico/científico em prata dourada. A homenagem, como referiu o edil na época, Carlos Monteiro foi «o reflexo da consciência de todos de que o seu nome marca de forma indelével a vida do concelho e, particularmente, da cidade». O autarca reforçou, na sua intervenção, que são exemplos como o de Teresa Coimbra que devem inspirar a fazer «mais e melhor»."

Cidadã Honorária da Figueira da Foz.
Em 24 de junho de 2022, por ocasião do Dia da Cidade, o executivo presidido por Pedro Santana Lopes, homenageou a Professora e antiga deputada Maria Teresa Coimbra, com a atribuição da Medalha da Cidade da Figueira da Foz.
O Município da Figueira da Foz concedeu-lhe o título de Cidadã Honorária da Figueira da Foz.

Sem comentários: