A Orientação – conhecida como “o desporto da floresta”, entre outras designações – é um desporto para todos e para toda a vida. Novos e menos jovens, mulheres e homens, em competição ou lazer, todos podem usufruir das florestas de uma forma responsável.
A Orientação é um Desporto recente em Portugal, mas tem já mais de 100 anos de existência enquanto desporto organizado. Com efeito, terá sido em Bergen – Noruega, no ano de 1897, que se organizou a primeira actividade desportiva de Orientação. Os países nórdicos são, ainda hoje, aqueles onde a modalidade tem maior implantação, mobilizando um número de praticantes que coloca a Orientação entre os cinco desportos mais praticados na Escandinávia. A maior prova do mundo realiza-se anualmente na Suécia, os “5 dias da Suécia”, com um número recorde de 25000 participantes.
Em Portugal, a modalidade é tutelada pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos (actualmente com 2 mil praticantes federados e mais 5 mil praticantes regulares não federados).
A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.
Em Setembro vamos ter provas na nossa Freguesia.
Vai realizar-se a prova de orientação pedestre a contar para o ranking regional norte.
Organização: Ginásio Clube Figueirense
Sábado, 16 de Setembro de 2006
Domingo, 17 de Setembro de 2006
As inscrições deverão ser enviadas preferencialmente para inscricoes.gcf.orientacao@gmail.com Poderão também ser enviadas para o fax: 233 414 650, contacto 967640059
A Cerimónia da entrega de prémios será realizada na zona do evento (junto do secretariado).
Se as condições atmosféricas não forem favoráveis, realizar-se-á no Mercado de S. Pedro.
(Um trabalho de PEDRO CRUZ)
3 comentários:
Só faltava mais estes betos a dar cabo da floresta e das dunas. Para fazer limpezas não aparece ninguém.
Uma pessoa que passe do Orbitur para sul tem como atractivo o parque escutórico portuga-covagalense. è só lixo dependurado nos pinheiros, ou já são as marcações para a prova de corta-mato orientado que aí vem?
O Dr. Agostinho devia fazer uma campanha de sensibilização democrática de limpeza das matas. Assim uma espécie de tira-macacos-do-nariz ou de depilação assistida. Quer dizer, com assistência.
Para isso chamava cá o camarada jerófimo da cousa que é grande especialista, educador, lider e pedadgogo.
Dizia logo como se havia de fazer.
Naturalmente a receita era "à moda de Setubal". Olarilas!
Enviar um comentário