sexta-feira, 17 de julho de 2020

"Este Parque de Campismo, Foz do Mondego, nasceu há 32 anos". Tal ficou a dever-se "por efeitos de um pedido da Câmara Municipal da Figueira da Foz à Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo (assim designada na altura) hoje, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal , com o intuito de acabar com o campismo clandestino que proliferava na altura, na praia do Cabedelo". (5)

"A praia do Cabedelo é por estes dias uma das praias mais procuradas da região centro. É notável, que nos últimos 20 anos, o Cabedelo tornou-se a praia de eleição de muitos habitantes da cidade da Figueira da Foz. Apesar da distância, o Cabedelo tem como chamariz as águas calmas e um areal mais reduzido. Contudo, apesar de um grande aumento na procura daquele espaço, as infraestrutura pouco mudaram nestes 20 anos. O Cabedelo é hoje uma peça importante no turismo do nosso concelho, porém, o espaço que recebe os nossos turistas é tudo menos apelativo. A visão que Câmara tem para aquele espaço é na minha ótica a que melhor se enquadra num Cabedelo de futuro, que procura continuar a atrair turistas. Na minha opinião, o Parque de Campismo não reúne as condições necessárias de segurança para uma instalação fixa de caravanas e roulottes. A tempestade Leslie é exemplificativa disso mesmo. Aquele foi exatamente o local onde a tempestade causou maior destruição. Considero que Parque de Campismo é o maior desafio que encontramos no Cabedelo, é uma situação complexa e que deve ser acautelada devidamente. Aquele espaço ganhou nas últimos décadas características muito semelhantes aos trailer Parks americanos. Por isso, é para mim fundamental ter as soluções prontas para os problemas que podem surgir, principalmente para as pessoas que utilizem aquele espaço como primeira habitação. A posse administrativa foi a última solução que a Câmara encontrou, perante um concessionário que não concordava com requalificação. Se gostava que houvesse um acordo? Gostava. Mas passados 2 anos de negociações e estando tudo na mesma, não posso aceitar que uma federação ponha em causa decisões tomadas democraticamente e reforçadas em eleições, passado pouco tempo da apresentação do projeto. Contudo, apesar de considerar que não faça sentido a existência de um parque de campismo , defendo que deva ser criada uma infraestruturas para caravanas semelhante àquela que encontramos na Costa de Lavos."
Via Diário as Beiras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.