sábado, 6 de junho de 2026

16% não falam de política para evitar conflitos

Sondagem do ICS/ISCTE sobre polarização mostra que um em cada quatro portugueses detesta as pessoas com ideias políticas opostas às suas. 

Mais de 40% dos portugueses olham para simpatizantes do Chega como “ameaça” real ou “moral".

Apoiantes PSD: Chega muito pior do que o PS.

SIMPATIZANTES DO PS SÃO QUEM TEM MAIOR DIFICULDADE EM LIDAR COM A OPINIÃO OPOSTA — EM PARTICULAR COM AS DO CHEGA.

Os dados da sondagem ICS/ISC TE/GfK feita para o Expresso e SIC mostram sinais de um fenómeno que se espalha por outros países, mas que tem consequências pro fundas: quando os cidadãos deixam de conseguir lidar com as opiniões diferentes numa democracia e as divergências entram na esfera mais pessoal, criando uma polarização que, além de política, começa a ter consequências sociais: “A polariza ção afetiva assenta numa lógica de nós versus eles, feita de uma identi ficação com um grupo de pertença e de rejeição dos outros grupos, em elação aos quais se desenvolvem estereótipos e preconceitos, suscitando reações emocionais negativas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.