terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Pesca da lampreia: pescadores pedem suspensão do defeso para (tentar) salvar safra

"Caudal do rio agitado e “lixo” impedem captura da lampreia e do sável. No mar, só pescam barcos de maiores dimensões"

«Os pescadores da lampreia e do sável da Figueira da Foz pedem a suspensão do defeso anual, de 10 dias, para tentarem salvar a safra.

“O rio está impraticável. [Vamos solicitar] que este ano seja suspenso o defeso, de 17 a 26 de março, porque, até agora, só trabalhámos nove dias, por causa dos ventos e das tempestades”, afirmou ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS Alexandre Carvalho, armador figueirense de pesca local e membro da Comissão de Acompanhamento da Lampreia e do Sável no Rio Mondego.

A época da lampreia começou em janeiro e termina a 5 de abril. A safra do sável teve início ontem, prolongando-se até 17 de março.

Na Figueira da Foz, segundo Alexandre Carvalho, cerca de 80 pescadores dedicam-se à pesca da lampreia e do sável. E no concelho de Montemor-o-Velho, avançou, há 50 licenças emitidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a captura das duas espécies.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.