O momento da folha em branco de António Filipe, “Está aqui a minha lista de clientes”.
«Com a questão das revelações do interesses privados -empresariais, clientelares, etc.- dos candidatos a entrar em força na luta eleitoral, António Filipe, o candidato comunista à Presidência da República, exibiu ontem, no seu último debate televisivo, uma folha em branco: “Esta é a lista dos meus clientes. Nenhum”.
Décadas como deputado e professor universitário não impediram que, em seguida, uma comentadora proclamasse com a estúpida arrogância da "civilização" burguesa que aquela folha em branco representa o que Filipe e os comunistas querem para Portugal: - que todos sejamos “funcionários”, porque, prosseguiu a barbaridade disparando como se de uma acusação se tratasse, “é o que ele é, um funcionário do partido”.
De um modo mais interessante, outro comentador reagiu contra o que chamou o “striptease” das exigências de revelação por parte dos candidatos e dos políticos sobre os respetivos negócios privados e vidas profissionais. Se passar a ser assim “isto nunca mais acaba”, disse e com razão.
A questão consiste em saber porquê. E o motivo não é complicado. É que a corrupção - não como suspeita, mas como certeza - é a substância mesma do sistema do capital. Porque, muito simplesmente, o capitalismo consiste na apropriação privada, pelas classes que dominam o sistema, da riqueza e do trabalho socialmente produzidos. Esta é a sua essência e substância e, nesse sentido, como dizia Chomsky, é a máquina de extorsão mais perfeita que a exploração de uns homens por outros homens jamais criou.
O termo “corrupção” tem, porém, algo mais que se lhe diga. A corrupção pode ser entendida num sentido estritamente jurídico e, nesse caso, é um crime previsto e punido pela legislação. Mas, o seu sentido aqui mais interessante é um outro, o da corrupção como desvio da finalidade de qualquer criação humana que, posta ao serviço de um propósito diferente, por vezes até contrário àquele a que se destinava, inevitavelmente se corrompe.
Nesta acepção, é fácil compreender porque não há candidatos do “arco do poder”, do “consenso neoliberal”, como António Filipe lhe chama com muita precisão, para os quais a chamada a revelar as suas atividades privadas e profissionais não possa senão transformar-se num infindável “striptease”.
Não pela normatividade serôdia do moralismo declarativo (sem esquecer como por trás de todo o moralismo há sempre uma enorme dose de perversão), mas pela imoralidade estrutural do sistema do capital que os comentadores tão cuidadosamente omitem, quando apedrejam aqueles que, sobre negócios e negociatas, o que têm para mostrar é tão liso e tão limpo quanto uma folha em branco.»

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