sexta-feira, 4 de julho de 2025

APA alertada para comporta do Pranto e Canal do Mondego

Via Diário as Beiras

"O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi esta semana abordado por agricultores e outros afetados pela rotura da comporta Maria Mata, no Rio Pranto, na freguesia do Alqueidão, no sul do concelho da Figueira da Foz, e pela presidente da Junta de Alqueidão, Clarisse Oliveira. Em declarações aos jornalistas, Pimenta Machado adiantou que o concurso público para a empreitada de reparação da comporta deverá ser lançado até ao final deste mês. O orçamento é de cerca de dois milhões de euros. A obra terá um prazo de execução de 12 meses.

A falta de manutenção do canal, ao longo de cinco quilómetros, tem permitido a acumulação excessiva de vegetação, o que poderá vir a provocar, a médio, longo prazo, constrangimentos na captação de água. O presidente da APA garantiu que vai analisar a exposição feita pela Águas da Figueira, visando um trabalho conjunto da concessionária de água e saneamento do concelho da Figueira da Foz com o município figueirense, a APA e a central de ciclo combinado da EDP instalada em Lares."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.