sábado, 26 de abril de 2025

Amar a liberdade e distinguir liberdades

Antes de mais nada: 25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais!

«Em inglês, enquanto “liberty” pode significar os direitos de uma comunidade, regrados e equilibrados, “freedom” remete mais para a capacidade de fazermos o que nos der na veneta.

... “freedom”, nesse sentido de vale-tudo, é a prática que, paradoxalmente, permite à extrema-direita ganhar expressão, embora almeje uma sociedade sem liberdade. É o vale-tudo que permite dizer quase na mesma frase algo e o seu contrário, desde que seja útil, amar, quando morto, um Papa que se odiou quando estava vivo, mentir sistematicamente, semear ódio... enfim, tudo porque as nossas sociedades ocidentais, alienadas pelo consumismo, pelo acesso descontrolado ao crédito ou pela cultura de boçalidade e desinteresse, esqueceram que é obrigação de cada um de nós, dia após dia, lutar pela preservação da preciosa “liberty”.»

Pedro Olavo Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.