terça-feira, 26 de novembro de 2024

Algo está errado. Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho não tem 92 anos. É só fazer as contas: 2024 - 1987 dá 37 anos...

O edifício da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, tem 55 anos, pois foi inaugurado no dia 17 de Abril de 1969. Depois disso, foi alvo de uma profunda requalificação há 12 anos.

Na edição de hoje do Diário as Beiras pode ler-se o seguinte: "Aos 92 anos, a Escola Secundária Joaquim de Carvalho, com 1.100 alunos, está bem conservada. De resto, foi alvo de uma profunda requalificação há 12 anos."
Há aqui algo que não bate certo.
Antes da inauguração das novas instalações junto ao Estádio Municipal, existia o Liceu Nacional da Figueira da Foz, que funcionou nas instalções onde depois existiu o terminal rodoviário e agora estão a ser reabilitadas para poderem acolher o crescimento do campus universitário. 
Mas vamos aos factos.
Sendo Ministro de Instrução Pública Cordeiro Ramos, o decreto de 6 de outubro criou "na Cidade da Figueira da Foz um liceu municipal, que se denominará Liceu Municipal do Dr. Bissaya Barreto". Decisiva terá sido a influência política de Bissaya Barreto.

19562.º Ciclo Liceal
O ensino no Liceu Municipal alargou-se ao 2.º ciclo liceal, nele se lecionando já, em 1958/59, o então 5º ano.

1958Aprovação da Construção de Liceus 
Devido ao crescimento em "ritmo verdadeiramente impressionante" da população escolar, os ministérios de Arantes e Oliveira e Leite Pinto (Obras Públicas e Educação Nacional, respetivamente) aprovaram um plano de construção a médio prazo de novos liceus, entre os quais o da Figueira da Foz. 
1961 - Constatando que a frequência do Liceu Municipal aumentara "num ritmo comparável ao de alguns liceus nacionais", e perante a impossibilidade de a Câmara Municipal suportar elevados encargos, o ministério de Lopes de Almeida elevou a nacional o Liceu da Figueira. O mesmo decreto-lei previa a introdução gradual do 3.º ciclo a partir de 1962/63.
1969Inauguração Oficial
Às 18.30 horas do dia 17 de abril, assinalaram a inauguração oficial do liceu pelo Chefe de Estado, Américo Tomás, de cuja comitiva faziam parte os Ministros da Educação Nacional, José Hermano Saraiva, e das Obras Públicas, Silva Sanches.

1987Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Concluindo uma campanha iniciada em 1978, uma portaria governamental consagrou a designação "Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - Figueira da Foz", de acordo com a proposta enviada pela escola, reconhecendo o valor de Joaquim de Carvalho no âmbito da cultura e da educação, e com o apoio maioritário dos professores e a concordância da Câmara Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.