sábado, 19 de outubro de 2024

Presidenciais, marcação "homem a homem" e o futuro da Figueira: Marques Mendes apareceu no congresso do PSD e Santana demorou poucos minutos...

No dia 4 de Setebro de 2024 escrevemos: "a um ano das eleições autárquicas, alguém está a “pensar a Figueira”? Com Pedro Santana Lopes a cumprir o primeiro mandato, e com as dúvidas  que existem sobre o seu futuro (vai ser, ou não, candidato a Presidente da República em Janeiro de 2026? Possivelmente, neste momento, nem o próprio tem resposta para esta pergunta…) não existem, por agora, candidatos confirmados na corrida às Autárquicas de 2025 na Figueira. Entre os socialistas reina a indefinição. O nome a avançar vai depender da recandidatura, ou não, de Santana Lopes. O PSD tem uma aposta única: apoiar uma recandidatura de Pedro Santana Lopes."

Vi em directo na TV, a morna aparição da putativa estrela presidencial Marques Mendes no congressso do PSD que está a decorrer em Braga. Poucos minutos depois, assisti à aparição de Pedro Santana Lopes, que não é militante do PSD, no mesmo congresso. Todos sabemos da enorme vontade de Santana Lopes em ser candidato presidencial em 2026.
O PSD, a meu ver, prefere tê-lo próximo do que deixá-lo em "liberdade".

No decorrer da visita inesperada que o ex-presidente social-democrata e ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes fez ao 42º Congresso do PSD, onde admitiu ser candidato autárquico pelo PSD,  questionado sobre o facto de ser um dos nomes apontados às eleições presidenciais de 2026, respondeu: “Camarário, autárquico. O mais natural na minha é a recandidatura autárquica”. Portanto, o actual presidente de câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, admite voltar a entrar na corrida autárquica como representante do PSD, partido do qual não é militante neste momento. 

Santana Lopes confessou em directo na televisão, que tinha decidido “há pouco” dirigir-se até Braga, para expressar “solidariedade com o trabalho que está a ser feito” e reconheceu que foi um “alívio muito grande” o cenário de aprovação certa do OE2025, após Pedro Nuno Santos ter admitido a vontade de o PS se abster na votação do documento.

A decisão de Santana Lopes é muito difícil, mas não pode continuar indefinida. Portanto, Santana Lopes vai ter de decidir-se. Marques Mendes, quer muito ser candidato a Presidente da República. E se Marques Mendes avançar - e vai avançar - Santana não se fica - e vai também?
Ninguém me disse mas continua a ser o meu palpite. 
Recordo: as eleições presidenciais realizam-se em Janeiro de 2026. Antes disso, em finais de Setembro de 2025, realizam-se as eleições autárquicas. Santana Lopes ainda não anunciou se vai recandidatar-se à presidência da Câmara da Figueira da Foz.
Do avanço (ou não avanço...) de Santana, vai depender a escolha do candidato do Partido Socialista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.