«O presidente do
conselho de administração dos portos da Figueira da Foz e de Aveiro
afirmou, em entrevista ao
Dez&10: “se tudo correr
bem, no início de 2025
teremos obra”.
As obras em causa visam o aprofundamento da barra, até aos 11 metros, e do canal de navegação, dos atuais 6,5 metros para os 8,5 metros. Incluem, também, o aumento do calado da bacia de manobras. Aquele responsável vaticinou que a empreitada terá um prazo de execução de 18 meses. A empreitada tem um orçamento superior a 24 milhões de uros, 4,5 dos quais assegurados pela Altri (Celbi), The Navigator Company, Operfoz e Yilport.
As obras em causa visam o aprofundamento da barra, até aos 11 metros, e do canal de navegação, dos atuais 6,5 metros para os 8,5 metros. Incluem, também, o aumento do calado da bacia de manobras. Aquele responsável vaticinou que a empreitada terá um prazo de execução de 18 meses. A empreitada tem um orçamento superior a 24 milhões de uros, 4,5 dos quais assegurados pela Altri (Celbi), The Navigator Company, Operfoz e Yilport.
“Com as novas condições, teremos navios
que calem mais e navios
maiores e mais segurança
na barra”, frisou o administrador.
Aquela obra será “acompanhada” pela transposição de três milhões de
metros cúbicos de areia,
do norte para o sul da
barra. Esta é uma obra
da Agência Portuguesa
do Ambiente comparticipada pelo Município
da Figueira da Foz e pela
administração portuária,
que poderá ser lançada
ainda este ano.
Entretanto, decorre o
estudo de viabilidade
económica para a concessão da atual marina e a
possibilidade de vir a ser
construída uma segunda marina, no Cabedelo.
Está ainda nos planos da
administração portuária
um cais para cruzeiros, na
margem norte.
Por outro lado, avançou ainda Eduardo Feio,
está em debate interno o
prolongamento do cais
comercial para a zona da
Salmanha/Fontela, em
400 ou 500 metros. Mas
só depois de concluídas
as obras na zona portuária.»
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