«Lembrou, em entrevista com poucos meses, Fernando Savater:
"O problema da democracia é que exige educação, conhecimento. Os gregos foram os inventores da democracia e também da pedagogia. Há que criar cidadãos capazes de decidir. Se te disserem o que deves decidir, não és livre. A educação é o que dá sentido à democracia."
Por esta razão, ainda que não só por ela, devemos ficar muitíssimo preocupados com os aplaudidos discursos que, de modo mais ou menos explícito, desvalorizam o conhecimento que tem sido confiado à escola, o conhecimento mais erudito, do passado, inútil... sobretudo se ele se situar na área dita humanística. Essa desvalorização põe em causa a formação individual e o funcionamento da sociedade, num horizonte de vida pacífica.
PS: Com a afirmação que acabo de fazer não traço uma relação linear, de causa-efeito, entre a aquisição de conhecimento e a contribuição individual e social para essa vida que, por certo, muito de nós almejamos. Tal relação é mais complexa do que isso, ainda assim, há que contar com ela.»
Sem comentários:
Enviar um comentário
Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.