Esteve exposto um modelo (mecanizado) de um "Barco-do-Mar" (Barco da Arte ["meia-lua"]), a ancestral pesca de arrasto para terra tradicional da Praia de Mira (a pesca de cerco e alar para terra localmente chamada "Arte", e actualmente designada oficialmente como "Arte-Xávega"), construído por João Facão, um dos artífices da "Memória da Terra e do Mar" da Praia de Mira, e membro do Conselho Consultivo e Científico do CEMAR, bem como outras obras de João de Jesus e outros artesãos locais.
Richard Simas quis ter a amabilidade de trazer de Montreal, para oferecer para a Biblioteca do CEMAR, um exemplar do último livro de Leonard Cohen, The Flame: Poems and Selections from Notebooks (Montreal: McClelland & Stewart, 2018) publicado, postumamente, dois anos após a morte do poeta canadiano.
O CEMAR havia publicado em Portugal acerca de Leonard Cohen, nomeadamente em 2017 o livro O Cohen Morreu… E Eu…?, e em 2009 a reedição da tradução portuguesa (originalmente publicada em 1984-1985) do poema de juventude de Cohen dedicado a Portugal e aos Portugueses ("The Warrior Boats", in Let Us Compare Mythologies, 1956); o poema de juventude que, de facto, mais do que acerca de Portugal e dos Portugueses, é sobretudo acerca dos Pescadores Portugueses da Pesca Longínqua do Bacalhau na Terra Nova (Canadá).
O director do CEMAR, Alfredo Pinheiro Marques, é o tradutor de Leonard Cohen para a Língua Portuguesa, desde 1984-1985.
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