quarta-feira, 10 de maio de 2023

Dia de Tavarede

 Via Paula Simões, um pouco da sua história.
"A história de Tavarede terá talvez começado após a Reconquista de Coimbra, quando um moçárabe, de nome D. Sisnando, confiou a Cidel Pais a missão de povoar o lugar de S. Martinho…
Estávamos no século XI…
Mas Tavarede é de facto, muito mais velhinha. Existem documentos que dizem que terá sido povoada pelos fenícios. No entanto, anterior e posteriormente, muitos outros povos foram passando por Tavarede e por ela se enamoraram, deixando sempre um marco na sua história.
O Dr. Santos Rocha, testemunhou estes marcos, aquando das escavações que foi fazendo por cá. Instrumentos de trabalho e restos de adorno de utensílios domésticos foram encontrados em território tavaredense. Estes objetos, datam da Idade do Ferro… Mas foram, ainda, encontrados machados de pedra que atestam o povoamento da região nos longínquos tempos da pré-história.
Apesar disso, só em 1092 é que o nome de “Tavarede”, tal qual como o escrevemos hoje, aparece pela primeira vez em escritos…
Pela sua situação geográfica, desde os tempos mais remotos, que Tavarede era um povoado muito cobiçado.
Em 1191, D. Sancho I, segundo rei de Portugal, e sua mulher, doam Tavarede à Igreja de Santa Maria de Coimbra, passando esta a ter direitos sobre os bens e habitantes de Tavarede. Começava uma nova era…
Muitos dos nossos reis, passaram e pernoitaram em Tavarede…quer dizer, no “Orago de S. Martinho”, como era conhecido este belo e aprazível lugar…
Sim, já por cá existiam os cheiros rústicos do nosso Limonete…"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.