Notícia, via Jornal de Notícias, de 28 de Setembro de 2022.
«Linha do TGV ligará Porto a Lisboa em uma hora e 15 minutos».
"A linha de alta velocidade, que ligará o Porto a Lisboa em uma hora e 15 minutos, será construída por fases, tendo a sua conclusão prevista após 2030. Os estudos necessários ao arranque da primeira fase da obra, entre Porto e Soure, estão quase terminados, seguindo-se o envio dessas conclusões para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) proceder à Avaliação de Impacto Ambiental, que se prevê estar terminada no próximo ano. Se tudo correr como o previsto, a Infraestruturas de Portugal conta lançar o concurso para a empreitada referente a esta fase em 2024, estando as obras no terreno no ano seguinte e concluídas em 2028. Só para esta etapa da obra está previsto um investimento de 2950 milhões de euros, dos quais mil milhões são financiados por fundos comunitários.
Quanto à segunda fase da linha de alta velocidade, que diz respeito à ligação entre Soure e Carregado, a construção deverá arrancar em 2026, prevendo-se que esteja concluída em 2030. Depois desse ano, ficará concluída a terceira fase, entre Carregado e Lisboa, altura em que a IP conta aumentar o número de passageiros entre o Porto e Lisboa para os 16 milhões."
Imagem: Jornal Público de 8 de Julho de 1998.
Mais de 24 anos depois, esta primeira página do Jornal Público continua actual.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.