quarta-feira, 11 de março de 2020

O "sistema" ficou mais pobre?..

Morreu José Oliveira e Costa, também conhecido por "o banqueiro do polvo"...

"Oliveira e Costa foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Cavaco Silva, com Miguel Cadilhe na pasta das Finanças. Assumiu, em 1998, funções como presidente do BPN, sendo em 2008 detido e em 2017 condenado por suspeitas de burla, abuso de confiança e fraude fiscal (entre outros crimes), no âmbito das irregularidades que levaram ao colapso e à nacionalização do banco.

Oliveira e Costa começou a sua vida profissional como empregado de escritório na empresa de madeiras Bóia & Irmão. Depois de se licenciar em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entrou para a Companhia Portuguesa de Celulose de onde saiu para Banco de Portugal, tendo aqui estado até 1991.

Foi militante do PSD, e eleito deputado, cargo que acabou por não assumir pois integrou o governo de Cavaco Silva. Passou depois pelo Banco Europeu de Investimentos, para onde foi indicado em 1991, depois de sair do Executivo.

Quando regressa a Portugal, em 1994, decide então passar para o setor privado: primeiro assume a presidência do Conselho de Administração do Finibanco e algum tempo depois passa para Banco Português de Negócios, como presidente."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.