sexta-feira, 9 de agosto de 2019

BLOGS FIGUEIRENSES

Inicialmente publicado aqui.

Na Figueira ainda resistem alguns blogs que, com mais ou menos regularidade, vão publicando: "O Limonete", "O Sítio dos Desenhos", "O Palhetas", "Marcha do Vapor", "Voando nas Asas do Vento...", "O AMBIENTE NA FIGUEIRA DA FOZ", "Chá de Limonete", "Pedro Agostinho Cruz", "Cova d'oiro", "COVA GALA...entre o rio e o mar", "SOS Cabedelo / Cidade Surf", "Buarcos Blog" e o "LINDA FIGUEIRA!".
Contudo, já existiram muitos outros que, pouco a pouco, por diversas razões, foram ficando pelo caminho. Recordo "Lugar para Todos", do Dr. Luís de Melo Biscaia, o "quintopoder", do Eng. Saraiva Santos, "Política de Choque", de António Jorge Pedrosa, "CONFRARIA DAS BIFANAS", do Paulo Dâmaso, "AMICUS FICARIA" (o primeiro Blog Figueirense criado para debater o concelho da Figueira da Foz, o Distrito, a Região e Portugal), "À Beira Mar", "O CU DO MUNDO", "diário de um quiosque", do Pedro Silva, "DASS - ABREVIATURA DE «HÁ DIAS ASSIM»", "ALDEIA OLÍMPICA", "FIGUEIRAOLHAR", "Os Meninos da Naval", "O que eu penso...", e mais alguns que, de momento, não me lembro.
Há poucos dias, surgiu o "pedro xavier silva | segunda temporada", um espaço inovador na blogoesfera figueirense, de que não perco uma postagem.
E há o meu blog, o OUTRA MARGEM.
Criado a 25 de Abril de 2006, vai resistindo. Quando resolvi criar o OUTRA MARGEM, sinceramente o afirmo, nunca esperei assistir ao sucesso que tem e à mobilização que desencadeou, tornando-se numa referência intransponível da vida política e social na Figueira. A minha motivação de blogger continua a ser a de sempre: denunciar os abusos, a prepotência, a repressão activa, a incompetência, o oportunismo e outras coisas do género, que quase se transformaram em normalidade, ao ponto de terem levado o concelho da Figueira da Foz "ao estado a que isto chegou."
Mas, se não se previa o sucesso que o OUTRA MARGEM tem tido no plano social e político, também não era suposto que as pessoas esperassem tanto de mim: chegam-me pedidos de apoio, denúncias de abusos de poder, de assédio sexual, de assédio moral, de violências várias e incompetências múltiplas, muitos desabafos, algumas (poucas) incompreensões e alguns (escassos) ódios de estimação. 
Como autor do blog, nunca recorri a pedidos de informação, mas a verdade é que o OUTRA MARGEM é actualmente muito visto e lido, e é, talvez, uma fonte das mais bem informadas sobre o que se vai passando na vida pública e política figueirense. Através do blog, temos conhecido uma Figueira menos bonita e menos airosa, do que aquela que alguns nos tentam impingir nas páginas de propaganda oficial.
Esta relação de confiança com os leitores do blog OUTRA MARGEM foi conquistada, ao longo de mais de 13 anos. O autor do OUTRA MARGEM nunca tratou no seu espaço de problemas pessoais, nem nas diversas intervenções, que ao longo dos anos tem feito nas sessões da Câmara Municipal ou Assembleia Municipal, tratou de algum assunto pessoal ou familiar. As questões colocadas tiveram sempre a ver com a polis.
Fica uma palavra de reconhecimento e de gratidão pela confiança que têm depositado no OUTRA MARGEM, e um muito obrigado à nova página “Na Ponta Da Língua” que me deu a oportunidade de escrever sobre o meu blog .
Tenhamos esperança no futuro da Figueira da Foz, ainda que haja fortes sinais de destruição na cidade e no concelho. 
Se o poder político não muda de atitude, ouvindo os cidadãos, tudo acabará por se extinguir.
António Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.