segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As pessoas sensíveis

As pessoas sensíveis não são capazes
De matar galinhas
Porém são capazes
De comer galinhas

O dinheiro cheira a pobre e cheira
À roupa do seu corpo
Aquela roupa
Que depois da chuva secou sobre o corpo
Porque não tinham outra
O dinheiro cheira a pobre e cheira
A roupa
Que depois do suor não foi lavada
Porque não tinham outra

"Ganharás o pão com o suor do teu rosto"
Assim nos foi imposto
E não:
"Com o suor dos outros ganharás o pão."

Ó vendilhões do templo
Ó constructores
Das grandes estátuas balofas e pesadas
Ó cheios de devoção e de proveito
Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que fazem.

Sophia de Mello Breyner Andresen
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Nota de rodapé, neste momento talvez necessária:

Neste poema “As pessoas sensíveis”, de Sophia de Mello Breyner Andresen , de que gosto especialmente, está bem presente a denuncia da opressão, dos opressores e dos hipócritas que “roubam” o trabalho dos outros.
Foca a situação dos trabalhadores que secam a roupa no próprio corpo "porque não tinham outra" e acusa os exploradores.
Na primeira quadra, numa expressão repleta de ironia, coloca em evidência a duplicidade das pessoas que se dizem "sensíveis" por serem incapazes de matar galinhas (ou qualquer ser indefeso), mas estão sempre prontas para as comer. Na segunda estrofe, a denúncia da exploração dos mais pobres e miseráveis é evidente: o dinheiro "cheira a pobre e cheira / À roupa do seu corpo".
Na terceira estrofe, há o recurso à citação bíblica "Ganharás o pão com o suor do teu rosto" que se opõe a "Com o suor dos outros ganharás o pão".
Numa verdadeira negação exploração, afirma haver homens que "com o suor dos outros" ganham "o pão". São esses, como diz na quarta estrofe, os "verdadeiros vendilhões do templo", como na alegoria bíblica.
Partilho a ironia final do poema: "Perdoai-lhes Senhor / porque sabem o que fazem".
Este poema continua actual e exprime com rigor a luta pela justiça e pela verdade, luta essa que não é de hoje, não é de ontem nem é de amanhã: é de sempre. Numa linguagem directa e clara, alerta o homem para a necessidade de adquirir uma verdadeira consciência da sua relação com a natureza e de luta contra todas as formas de escravidão. Rejeita a fatalidade dos seres e acredita na força da verdade contra a opressão e contra a situação de submissão que divide o mundo em duas grandes classes: dos poderosos exploradores e dos fracos explorados.

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