sábado, 30 de abril de 2011

Cidadania

Luís Carlos, cidadão figueirense que não conheço, mas, ao que li no Diário de Coimbra, fiquei a saber que é um atleta que integrou a equipa portuguesa que,  na categoria de corta-mato M35, ganhou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Veteranos de Pista Coberta e Corta-Mato, na Bélgica, foi ontem à sessão da Assembleia Municipal da Figueira da Foz e falou…
Lamentou que, mesmo representando a Figueira e Portugal, não tenha tido qualquer apoio, viajando a expensas próprias, pelo facto de não integrar qualquer clube.
E aproveitou para dizer o quanto se sente «desolado», pelo estado a que a Figueira chegou. «A praia está imunda, os contentores cheios de lixo, os passadiços levantados e com falta de ripas». O mesmo se aplica, adiantou, «à Serra da Boa Viagem, às Abadias, onde tudo está cheio de lama e onde não há um único corrimão nas escadas», mas onde existem «casas de banho abertas, onde não vai ninguém», quando, em contrapartida, «as de Buarcos estão fechadas e tinham movimento». O atleta falou ainda na «ciclovia, cheia de interregnos», da inexistência «de espaços para estacionar bicicletas», do rio «subaproveitado», do Forte de Santa Catarina «abandonado e cheio de carros estacionados», entre outros reparos.
Esta intervenção foi “elogiada” até por deputados do PS, com João Carronda a considerar que as críticas «feitas em perspectiva de amor ao concelho, devem ser acatadas».
O dr. João Ataíde, o presidente da câmara,  esclareceu que o munícipe «pode dispor de patrocínio, se tiver contabilidade organizada compatível com o procedimento administrativo», que a Serra da Boa Viagem é da responsabilidade da Autoridade Florestal, mas que procurará «intervir», agradecendo que os cidadãos vão dando conta «das fragilidades que encontram».
Quanto à praia, informou ainda o presidente da edilidade figueirense, «estamos num processo de tentar recuperar alguma área territorial a favor do município», e recordou que já decorreu o processo de adjudicação da limpeza. No que diz respeito à ciclovia, «o processo vai ser retomado segunda-feira, para análise de candidatura ao QREN» (evocando o projecto integrado entre os municípios da Figueira, Montemor-o-Velho e Coimbra), e que o assunto «não foi esquecido».
Fica o registo, com o devido agradecimento à jornalista do Diário de Coimbra, Bela Coutinho, pela bela peça jornalística que produziu e pelo relevo dado ao exercício do direito de cidadania exercido pelo munícipe figueirense na reunião de ontem da Assembleia Municipal da Figueira da Foz.

Protocolo?...


Este casamento real, ao que parece, inovou!..
Fica um exemplo.
Aconteceu na varanda do Palácio Real de Buckingham.
Em vez do único beijo nupcial, que constava do protocolo da cerimónia do enlace entre o príncipe William e Catherine Middleton, os recém-casados trocara dois.
Eu não vi, mas disse quem assistiu, que o segundo foi muito mais entusiástico e envolvente do que o primeiro, que era o único que constava do protocolo.

GENTES DO MAR NO CAE - 14 de Maio a 12 de Junho

GENTES DO MAR é um trabalho de meses.
É uma enorme responsabilidade para mim retratar estas Gentes, ou seja, GENTES DO MAR.
GENTES DO MAR é o retrato de um dia dos muitos dias da vida destas Gentes (com quem tive o prazer de privar).
Sem rodeios, sou o “puto” que tira fotos todos os dias, e é assim que quero ser visto. Ponto final.
Andar de mão dada com a realidade é o meu objectivo, mesmo que, o sonho me tente.
Na verdade, não há truque: trabalho, e estudo todos os dias para realizar os meus sonhos - quero ser mais capaz.
Este olhar é de família. Foi-me incutido por todos. Obrigado.
Tenho um enorme desgosto não ter conhecido os meus avós,  também eles GENTES DO MAR – este trabalho também é vosso -  e para vocês.
Hoje, fotografar é fácil. Difícil é fazer fotografia. Eu tentei. Desculpem o atrevimento.
Como disse Sebastião Salgado um dia: "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair". Partilho da mesma opinião. É este o meu desejo nesta representação - GENTES DO MAR.
Estou contente, mas não estou satisfeito, confesso.
Citando Fernando Pessoa: “tenho em mim todos os sonhos do mundo…”


Algo de novo na informação figueirense



"Numa outra forma de fazer jornalismo, o Jornal O Figueirense acompanha em directo a Assembleia Municipal da Figueira da Foz."

Via blogue O que eu penso

Ex-Bar Costa...


Mais uma época alta alta se aproxima e tal como o meu caro Amigo Rogério,  também há muito que me interrogo...
Será este um "cartão de visita do Turismo Figueirense?..

Pelo PSD...



Foto sacada daqui


Alguém ainda se lembra desta lei?..

Estou longe da Figueira, não dá para estar presente, mas fica a divulgação...

Hoje pelas 21:30 no Hotel Ibis na Rua da Liberdade, sob o lema "Eles Roubam Tu Pagas", terá lugar mais um debate da série "O Deputado Presta Contas", com a presença de José Manuel Pureza, deputado do BE eleito pelo distrito de Coimbra.


Recebido por mail

William e Kate estão casados...


Tudo normal, portanto…
Deve seguir-se o beijinho na varanda de Buckingham,o passeio em coche engalanado e adeusinho ao povo que retribui com bandeirinhas...
O que vale é que sempre vai havendo alguma animação…
“Pelo menos 17 pessoas já foram detidas no perímetro da zona de segurança, por motivos variados, incluindo desacatos, embriaguez, posse de droga e assédio sexual.”

O “faz de conta”…

Na passada quarta-feira o PS apresentou o Programa Eleitoral 2011/2015.
“Das 70 páginas, as primeiras 9 são o rosto, páginas em branco e o índice. Da página 66 em diante, vazio. Até à página 27 temos o porquê de haver eleições (os culpados) na versão do PS, a história da crise e o balanço da governação. Entre a 27 e a 66 imensos separadores…”
Nos dias que correm em Portugal, este, ou qualquer outro programa de governo, merece alguma credibilidade, seja ele apresentado por quem for, principalmente por parte do PS, PSD ou CDS, os partidos que aceitam governar o país em coligação com o FMI?
Portugal, nos próximos anos, vai ser governado por estrangeiros.
E quem está a idealizar o programa do próximo governo - FMI, FEEF, BCE - ainda está a trabalhar nele.
O resto é o “faz de conta”.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

À atenção da troika

"... espero meus senhores que desta vez seja diferente, que não se deixem enganar e façam as elites de proxenetas pagar pelo que têm feito a este pobre país, obriguem-nos a rever as pensões como a do Cunha, ponham fim aos esquemas mafiosos das fundações privadas, obriguem-nos a extinguir os milhares de empresas municipais, fundações e outros esquemas montados para roubar o país, aumentem os impostos sobre os mais ricos, acabem com a zona franca da Madeira. É tempo de também serem eles a pagar."

Leiam,  na totalidade,  este coice bem mandado  pelo Jumento.

Mais Sociedade

Será que Passos Coelho está a pensar em dar o xeque mate ao Mais Sociedade?...
Está à espera de quê?...
Que o Mais Sociedade cerce rente todas as possibilidades do PSD ganhar as próximas eleições?..
Sócrates deve estar a torcer pela saúde e vida longa do Mais Sociedade!..
Dá-lhe muito jeito…
Lá, lá, lá...

Polémica no PSD

"Vereador de Coimbra chama “Kadafi” a autarca de Montemor".

Via Diário de Coimbra

Olá Beatriz...

foto de Pedro Cruz

Desculpem lá a presunção, mas tenho uma sobrinha linda!...

X&Q1032



Saiba tudo sobre o programa de Passos Coelho, aqui.

Brilhante!.. Simplesmente Brilhante!

Na minha santa ignorância, só posso louvar este grupo de reflexão "Mais Sociedade",  que foi criado para dar ideias de governo a este Coelho ventríloquo e ao seu PSD!
Que pessoas, que mentes, que crânios, que sumidades!
Só podem ser doutores – de tão brilhantes e cultos!..
Vejam só esta preciosidade!
Para acabar, enquanto o diabo esfrega um olho, com o desemprego, basta mandar os desempregados, trabalhar!..
Mais rápido e fácil que isto era impossível...
Mas, se estes marginais insistirem em permanecer no desemprego, é penalizá-los no valor da reforma!..
Brilhante!..  Simplesmente brilhante!

P.S.
Eu, se fosse ao Passos, precavia-me: com amigos como estes quem precisa de inimigos?..
Com tanta artilharia nos pés, qualquer dia, para sair de casa, só de cadeira de rodas…

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ao tempo que se ouve falar disto!...

Segundo AS BEIRAS, que cita a LUSA, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, disse que há um grupo empresarial estrangeiro interessado na abertura ao tráfego civil da base aérea de Monte Real.
“Neste momento, poderei adiantar que há um grupo estrangeiro interessado nesta solução”, declarou Raul Castro, que se escusou a adiantar mais pormenores, com exceção de que se trata de um grupo da América do Sul com “experiência” e “participações acionistas em muitas empresas de aviação”.
Há décadas que que se ouve  falar de aviões e aeródromos na Figueira!..
Em Fevereiro de 2005, já lá vão mais de 6 anos, até houve um ex-presidente da Câmara da Figueira, então primeiro- ministro   demissionário que assinou um protocolo que previa a abertura da base aérea de Monte Real, em Leiria, à aviação civil  e, até agora, nada aconteceu de concrecto!...

O mérito e as ordens



Mais uma vez, as comemorações da passagem dos 37 anos do 25 de Abril serviram para atribuir a cidadãos de méritos vários, ordens várias!..
Já estou como o outro: posso ser  um gajo sem nenhum mérito, mas também não recebo ordens de ninguém!..
Quanto é que isso não vale?..

Registe-se…

Considerando-se “solidárias” «com os sacrifícios pedidos ao povo português e não deixando de criticar os anos de «má governação e excesso de gastos estatais», as deputadas eleitas pelo Movimento Independente Figueira 100%, Elisa Matos e Isabel Coimbra, renunciaram recentemente, em carta enviada aos presidentes da Assembleia e Câmara, ao pagamento das senhas de presença que lhes é devido, pela participação nas reuniões ordinárias e extraordinárias da assembleia municipal.

Via Diário de Coimbra

segunda-feira, 25 de abril de 2011

5 anos!..


 5 preciosos anos  das nossas vidas bem partilhados.
Obrigado pela companhia que nos fizeram!

Ouvir Adriano em Abril de 2011


Tomei contacto com a  a voz de Adriano antes de Abril de 1974.
Era uma  voz  diferente!
Cantava coisas que falavam  do desespero de um Povo privado de  liberdade e de  direitos.
Falava de nós,  portugueses, antes de Abril de 1974.
Aquela voz diferente falava de revolta. E de  esperança!..
Os  poemas que cantava falavam de  coisas importantes.
Importantes, antes de  Abril de 1974 e importantes em Abril de 2011, no momento em que em Portugal  nos  querem  absorver como  peças  da engrenagem capitalista, sem direitos e sem  liberdade.
Neste 25 de Abril continua a ser  importante ouvir Adriano Correia de Oliveira.
Um Homem,  grande por fora e  enorme por dentro.
Oiçam  as canções que gravou.
Continuam a ser actuais.

domingo, 24 de abril de 2011

Tudo na mesma... Continuação de bom domingo de Páscoa!



Que distraído que andava!..
Depois de tentar perceber afinal o que tinha mudado nestes tempos de FMI, cheguei à conclusão de que continuo a gostar do visual!..
Como no ano passado, “as férias continuam a ser cá dentro”!
Afinal, continua a ser a aparência o que verdadeiramente interessa…

Morte de dois pescadores na Ponte dos Arcos já tem arguidos

Clemente Imaginário e  Manuel Pata 
"O Ministério Público da Figueira da Foz deduziu acusação contra sete arguidos relacionados com as obras de construção da nova Ponte dos Arcos que alegadamente terão provocado a morte de dois pescadores de S. Pedro, na manhã de 19 de março de 2007.
De acordo com o documento a que o DIÁRIO AS BEIRAS teve acesso, os engenheiros civis António Cordeiro Churro (foi adjunto do administrador-delegado da Delegação dos Portos do Centro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos), António Ribeiro Mendes, Luís Magalhães Castro e Luís Miguel Leite Manique e o ex-administrador-delegado da firma Ramalho Rosa Cobetar, Eugénio Del Barrio Gomez, são cinco dos arguidos.
A lista completa-se com o engenheiro do ambiente Hugo Alexandre de Espírito Santo Garcia dos Santos e com o consultor ambiental André Bruno Guiomar Lino Carrelo.
Recorde-se que os pescadores seguiam num pequeno bote de pesca artesanal, a jusante das obras, no braço sul do Rio Mondego. Manuel Pata, 71 anos, e Clemente Imaginário, 69 anos, perderam a vida no rio que conheciam desde sempre. Luís Dias, 57 anos, foi o único sobrevivente."

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Já não consigo aguentar 90 minutos de futebol... E não é a jogar!..


Na quarta-feira passada, enquanto jantava num restaurante da Figueira, na companhia do Alexandre, pelo canto do olho fui acompanhando o Benfica-Porto para a Taça de Portugal.
Acabada a refeição, ai pelo  intervalo, perguntei ao Alexandre: “como é, ficas?..”
Ele ficou e eu fui à minha vida…
No outro dia telefonou-me. “Perdeste uma rica segunda parte”, disse-me ele…
Lá tive de lhe explicar que já não tenho paciência para aguentar 90 minutos de pontapé na bola…
“Sou mais um apreciador de futebol em final de processo de desintoxicação.”
Porque será?...

Há sempre alguém

Fazer carreira política baseada no aproveitamento do atraso do meio que o rodeia, tem horizonte curto.
Chega sempre o dia em que esse aproveitamento se vira contra quem assim fez carreira.
Há sempre alguém que consegue escapar do atraso que o rodeia.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Câmara da Figueira aprovou contas de 2010

Contas do ano passado reflectem a situação de “crise”.
Houve diminuição de receitas.
O total da receita do município da Figueira da Foz em 2010 foi de 31,8 milhões de euros.
Menos 13,8 milhões que em 2009.
Por sua vez, o total da despesa paga em 2010  foi também  de  31,8 milhões.
Menos 13,9 por cento em relação a 2009.
Outro dado a reter: «a dívida a curto prazo a terceiros aumentou mais de 8%, apesar da despesa a fornecedores ter diminuído».

Mais pormenores aqui.

Que excelente notícia!..

Este Telmo, aqui ao lado na foto, "esse mesmo, o concorrente do reality show "Big Brother", está na lista do Basílio Horta, esse socialista de gema,  por Leiria.
Que excelente  notícia!..
Um povo que não soubesse lidar com a sua ignorância, seria, certamente, um povo muito mais infeliz.

Incrível, ou talvez não!..

Das duas uma: ou esta sondagem não existe. Ou este país não existe!..
Onde é que já se viu em Portugal!..
Um Presidente da República com saldo negativo numa sondagem - pela primeira vez na história da democracia!..
Um partido que já estava morto e enterrado, para os comentadores políticos, à frente do PSD - o partido eleito pelos tais comentadores políticos!..
Pensando melhor, talvez tudo isto exista - a sondagem e o país!..
Fulanizar, por exemplo, durante mais de 15 dias o centro político da vida nacional em torno do dr. Nobre, muito possivelmente a maior aberração  política que a democracia portuguesa  criou, só pode ter efeitos  colaterais!..

Obrigado Carvalho da Silva

Faço minhas as palavras de Carlos Barbosa de Oliveira:
"PCP e BE recusaram-se a falar com a "troika". Lamento que os partidos de esquerda tenham enjeitado a oportunidade de expressar aos nossos credores o sentimento de revolta dos seus eleitores e muitos outros portugueses, em relação às medidas que pretendem impor-nos.
Agradeço por isso, a Carvalho da Silva ter sido o meu porta-voz e de milhares de portugueses."

Vem ai mais do mesmo…

“Quem selecciona os deputados não somos nós. Aliás, nem sequer sabemos quem são e para aonde vamos. Não lemos os programas dos partidos, e acedemos ao domínio "carismático" dos secretários-gerais ou dos presidentes, submetidos às evidências do poder, numerosas vezes criadas pela comunicação social.”

3.ª edição dos Prémios Bento Pessoa – Casino Figueira

Via O Figueirense

"Eduardo Marçal Grilo, presidente do júri destes prémios bienais, divulgou em conferência de imprensa, os galardoados da 3.ª edição dos Prémios Bento Pessoa – Casino Figueira.
O Prémio Especial do Júri foi para António Duarte Silva (a titulo póstumo) e Ticha Penicheiro.
Os Prémios Desportivos de Âmbito Nacional foram atribuídos a Mário Santos (na categoria de Dirigente), Francis Obikwelu (categoria de Praticante) e Mário Zambujal (categoria Jornalista).
Gonçalo Cadilhe irá receber o Prémio Não Desportivo – Figueira da Foz, atribuído “pela acção relevante que tem vindo a desenvolver na enorme divulgação do nosso país”, referiu Marçal Grilo.
O Prémio para Personalidade do Ginásio Clube Figueirense será atribuído a Carlos Lavoura, director da secção de Remo do Ginásio há já 17 anos consecutivos."

Nota:
O jornalista Rogério Neves, que ia fazer a cobertura do evento realizado na Sala Montemor do Casino Figueira para o jornal A Bola, segundo o blogue Marcha do Vapor, foi impedido  de realizar o seu trabalho!..

terça-feira, 19 de abril de 2011

Os debates

Entre 6 e 20 de Maio vai ser um fartote de debates.
Já estou a imaginar, Sócrates a relembrar as coisas boas que fez pelo país!...
Só que a realidade é outra para a esmagadora maioria dos portugueses.
Todos estes anos depois de Sócrates como primeiro ministro, estamos a viver como quase sempre vivemos: mal…
Bom, em abono da verdade, agora, até um bocadinho  pior…
Vamos ao que interessa.
Vão querer fazer-nos crer que em 5 de Junho só existe uma alternativa possível para Portugal: "o partido  que se coliga melhor com o FMI"!..
José Sócrates ou Passos Coelho, dois homens, duas campanhas, um programa!..
A solução é igual!
Porém, pelo menos para já,  existe uma diferença:   um, já mentiu muito mais do que o outro.
Mas, isso resolve-se: é só dar tempo ao tempo...

Outra leitura: os estudos de Eugénio Rosa sobre a realidade económica e social de Portugal

O estado a que Portugal chegou, por que chegou a ele, e como sair dele.
“Numa altura que Portugal vive a crise mais grave depois do 25 de Abril, em que está em curso uma gigantesca operação de manipulação da opinião pública, levada a cabo pelo governo, pela direita, e pelos comentadores que têm acesso privilegiado aos grandes media, para levar os portugueses a pensar que existe apenas uma “solução” – a dos PEC´s e agora a da U.E., BCE e FMI- que devem aceitar e resignar-se, é fundamental mostrar que existe uma alternativa que, para ser mobilizadora, terá de ser global, coerente, consistente e exequível, não podendo se limitar a meras palavras de ordem, ou a propostas ou reivindicações isoladas ou desarticuladas. Mas para isso é necessário saber como se chegou e por que se chegou à actual situação.”

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O grau zero ideológico


Na formação das listas para as legislativas de 5 de Junho próximo, o pluralismo político de Sócrates foi de Ferro Rodrigues a Basílio Horta.
Não chegou a Ana Paulo Vitorino
O também pluralista Passos Coelho, foi mais sintético.
Bastou Fernando Nobre.
Nobre, para Passos Coelho, é o dois em um.
Passo a explicar: Nobre, para Passos Coelho, é o mesmo que Ferro e Basílio, juntos, para Sócrates.
Isto é - o chamado centro.
Que o mesmo é dizer: o grau zero ideológico.

Ah pois...



Li no Correio da Manhã, “que há a possibilidade de o FMI poderá vir a exigir a eliminação do pagamento do subsídio de férias e natal aos reformados, poupando assim ao Estado cerca de 600 milhões por ano.”
Estão a ver!..
A governação não é uma coisa abstracta.
E os erros políticos, como, o TGV, aeroporto da Ota, parcerias públicos-privadas, metro mondego, etc., têm consequências no nosso bolso.
Os desperdícios da gestão pública e as mordomias pagas a alguns pelos contribuintes, que passavam ao lado da esmagadora maioria dos portugueses, como se não fossem eles a pagar, irão a partir agora suscitar reacção?...

domingo, 17 de abril de 2011

Lido e respigado


“FMI quer facilitar despedimentos”...
Nota: Como disse um dia Guerra Junqueiro…
«Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta».

Para a democracia portuguesa ficar completa ainda faltava este Nobre!..

Fernando Nobre explica ao Expresso que só aceitou ser cabeça de lista do PSD
 “com o exclusivo e inequívoco propósito”
 de ser presidente da Assembleia da República.
Admite que ainda não viu o programa do PSD, mas confia em Pedro Passos Coelho!.

Urbanismo

«O urbanismo sofre desde há cinquenta anos a ditadura da fealdade, do sem-sentido e do curto prazo: cidades-dormitório sem horizonte, zonas residenciais sem alma, subúrbios cinzentos que servem de esgotos municipais…”

Completamente na merda

foto Pedro Cruz

As coisas não aconteceram da noite para o dia.
Durante anos fez-se por cá muita merda.
Só que nunca ninguém vai assumir a merda que fez.
Mas a merda está feita.
Por mim, que fui metido na merda que alguns merdas fizeram,  esses merdas, que fizeram a merda, podem ir todos bardamerda.

quinta-feira, 14 de abril de 2011