segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Permuta de terrenos entre a câmara e uma construtora em São Pedro gera polémica

Segundo As Beiras de hoje, “a Fundação Bissaya Barreto não concorda com a permuta de um terreno de 15 mil metros quadrados entre a autarquia e uma construtora, na Cova/Gala. Nuno Viegas Nascimento lembra que a fundação adjudicou a um gabinete de arquitectura o projecto para a urbanização da área, depois de obter garantias da autarquia.”
E mais adiante, considera mesmo que “sem prévia consulta a todos os interessados, constitui um grave atropelo da igualdade de oportunidades que todos os munícipes devem merecer do seu município”.

Em causa está “a permuta de um terreno de 25 mil metros quadrados na Cova/Gala, propriedade da Zume, Construções, Lda, do empresário José Pucarinho. Localiza-se perto da antiga fábrica Alberto Gaspar. A troca inclui duas áreas vizinhas, uma urbanizável de 15 mil metros quadrados (aquela a que a Bissaya Barreto se refere) e outra não urbanizável de 17 mil metros quadrados.
Saliente-se que a segunda parcela é o actual campo de futebol de S. Pedro, equipamento que vai ser desactivado, quando for construído um novo. As obras arrancam no início de 2008. Esta permuta destina-se à construção de um centro escolar, pela autarquia, nos terrenos da Zume. Esta, por sua vez, constrói habitação no lote mais pequeno da edilidade
.”

Continuando a citar o jornal as Beiras, “na área ocupada pelo actual campo de jogos, porém, só podem ser construídos equipamentos desportivos. No entanto, na vereação do PSD e do PS há quem tema que a revisão do Plano Director Municipal lhe venha a dar outra utilização, isto é, que seja convertida em zona urbanizável. Não obstante, a disciplina de voto deverá prevalecer. Ao que foi entretanto possível apurar, o centro escolar vai ocupar cerca de 10 mil metros quadrados. Assim, a câmara deverá alienar os restantes 15 mil. Recorde-se que a área menor que a autarquia quer permutar com a Zume é a mesma onde a empresa municipal FGT pretendia construir o empreendimento turístico Varandas de S. Pedro, na recta final do mandato camarário de Santana Lopes.

Ao jornal as Beiras, cuja notícia total pode ser lida clicando aqui, “apesar das tentativas realizadas até ao fecho da edição, não foi possível recolher esclarecimentos de Duarte Silva e José Pucarinho.”

4 comentários:

  1. companheiro deixa te de merdas quem manda no psd e ps é o simão...
    vais ver que logo elesd aprovam tudo o que ele quis...
    simão sim é um grande politico, não é como esses vereadores da treta lá na figueira, cheios de medo de perder a mama...

    ResponderEliminar
  2. “a permuta de um terreno de 25 mil metros quadrados na Cova/Gala, propriedade da Zume, Construções, Lda, do empresário José Pucarinho. Localiza-se perto da antiga fábrica Alberto Gaspar. A troca inclui duas áreas vizinhas, uma urbanizável de 15 mil metros quadrados (aquela a que a Bissaya Barreto se refere) e outra não urbanizável de 17 mil metros quadrados.
    Saliente-se que a segunda parcela é o actual campo de futebol de S. Pedro”...

    O Grupo Desportivo Cova-Gala está naquelas instalações há mais de 30 anos. Apesar de alguns dos seus dirigentes terem realizado esforços no sentido da legalização daqueles para nome do Clube, tal nunca foi possível, nomeadamente porque a Câmara argumentava “que não sabia quem era o seu legítimo dono”...

    As coisas foram andando e, agora, dum momento para o outro, para a troca com a Zume, Construções, Lda, do empresário José Pucarinho, tudo foi possível!...

    Até foi encontrado o proprietário dos terrenos onde o Cova-Gala tem instalações desportivas há 30 anos sem que o Clube alguma vez tivesse conseguido ser dono daquilo que tão valioso é (como se comprova agora)!...

    Que mais irá acontecer?...

    ResponderEliminar
  3. Ainda que mal pergunte: a área do campo de futebol, presumo que duna primária, tem as caracteristicas necessárias e adqua-se à construção em altura...
    Sim porque nunca sabemos o que nos espera!..
    Na antiga Alberto gaspar ainda vamos ter prédios de 7 ou mesmo 8 pisos de altura...
    A Cova-gala está a saque...
    É fartar vilanagem...

    ResponderEliminar
  4. Não sou de São Pedro mas sou militante do PS.
    Esse senhor aí da junta o simão não andou em campanha nas últimas autárquicas pelo psd?... Toda a gente sabe que sim, pois isso foi público e notório.
    Isto são só jogadas...
    É que estive num comício em Buarcos um dia destes e vi-o lá com a bandeira do PS em punho...
    Como é, vale tudo?... à tarde é do psd e à noite do PS!...
    Que Figueira é esta?
    Será que se perdeu a vergonha totalmente...
    Os partidos não se dão ao respeito e depois querem que os respeitem?
    Que alternativa é esta protagonizada pelo actual PS?
    Se não fosse militante do Ps, até me apecia dizer "Volta Santana..." Mal por mal...

    ResponderEliminar

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.