sábado, 13 de maio de 2006

Praia da Cova Gala com bandeira azul


De acordo com a listagem tornada pública recentemente, a Praia da Cova Gala é uma das praias do concelho da Figueira da Foz galardoadas com a bandeira azul.
Para além da Praia da Freguesia de S. Pedro, em 2006, a nível do nosso concelho merecem o galardão que premeia a qualidade da água, a educação e gestão ambiental, existência de equipamentos de limpeza e sanitários, mais as seguintes áreas balneares: Costa de Lavos, Leirosa, Quiaios, e Relógio.

8 comentários:

  1. Se a praia é da Cova Gala, porque é que a tabuleta teima em referir apenas, praia da Cova.
    Porque não acabamos com Cova Gala e alteramos para S. Pedro?

    ResponderEliminar
  2. Concordo.Acabe-se com a Cova Gala e unam-se as populações e chamem S.Pedro

    ResponderEliminar
  3. Não concordo!
    S. Pedro advem da fé que os pescadores, fundadores destas povoações da Cova e da Gala têm no primeiro apostolo de Cristo e seu padroeiro.
    Mas, nem por isso deixaram de chamar de Cova a povoação que aqui fundaram no seculo XVIII.
    Recentemente, aquando da criação da instituição politico administrativa a que chamamos de Freguesia, achou-se por bem dar-lhe o nome do Padroeiro dos pescadores em honra dos fundadores da Cova e da Gala.
    Mas, as povoações que fundaram, as que determinam a nossa genese, essas são e serão sempre a Cova e a Gala.

    O Tempo se encarregou de as unir.

    Unam-se tambem os seus nomes que devem perdurar para lá dos tempos.
    El Xino

    ResponderEliminar
  4. Caro Xino

    Então não se chame CovaGala. Coloquem-se as tabuletas e tenhamos duas aldeias.A Cova e a Gala.Separadinhas.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. estas praias são um verdadeiro paraiso

    ResponderEliminar
  6. os nomes estao bem delinhados as pessoas e que ainda nao se abituaram a ideia de unir as duas terras .mas a praia da cova tem o nome certo segundo me lembro dos meus tempos de meninice haver uma tabuleta ou um sinal junto do antigo Te ZE VIANA que o pessoal novo nao se lembra mas os quarentoes como eu se recordao e dizia (COVA 1 km )ora a meu parecer que nao pertenco a junta autonoma das estradas queria dizer que a cova era dali a 1 quilometro se medirmos 1 km e la no fundo depois do antigo Manuel dos Caracois por isso meus amigos o nome esta direito e so nos abituarmos a ideia um abraco joao norte

    ResponderEliminar
  7. Ó senhor João Norte,é verdade que a Cova ficava a 1km segundo a tableta,mas já nos meus tempos de criãnça,se dizia na Cova nos finais dos anos sessenta:É pá vais á Gala?Ainda é um esticão até chegares ao Viana,o tal km...Gala junto ao rio,Cova junto ao mar.
    O espaço intermediário foi ocupado por ambas as populações...com o decorrer dos tempos.
    Um abração de um CovaGalense de gema.

    ResponderEliminar
  8. entao se e assim deixem a gala e a cova de lado e vamos todos ao s.pedro porque qualquer dia ja nem ha nascidos na figueira agora sao todos de coimbra e mais uns anos de socrates sao todos de lisboa . por isso para mais tarde ja nao ha covenses nem galenses sao todos lisboetas

    ResponderEliminar

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.