terça-feira, 2 de maio de 2006

New Bedford na toponímia da Freguesia de S. Pedro

Muitos pescadores da Cova e Gala, principalmente no decorrer do século passado, rumaram à América à procura de uma vida melhor.
New Bedford, fruto em grande parte do trabalho árduo de muitos cova-galenses é, nos dias de hoje, um dos mais importantes portos de pesca dos Estados Unidos da América.Por proposta conjunta do executivo da Junta de Freguesia de São Pedro e da Comissão de Toponímia, a Assembleia de Freguesia da margem sul do Mondego aprovou por, unanimidade, atribuir ao arruamento entre a entrada do Parque de Campismo do Orbitur e a Rotunda das Chaves (junto ao novo Mercado) o nome de Avenida Cidade de New Bedford.

2 comentários:

  1. sem duvida que é mercido...

    ResponderEliminar
  2. New Bedford, também conhecida por cidade baleeira, foi durante muitos anos um porto importante de pesca da baleia. Foram muitos os açorianos que embarcaram nos navios americanos e rumaram até Terras do Tio Sam para fazerem a sua vida na terra das oportunidades. Hoje em dia, New Bedford é o porto de pesca número 1 dos Estados Unidos e maior parte da frota piscatória é portuguesa e são muitos os cova-galenses que estão à frente dessas embarcações. Em Abril de 2004, o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Duarte Silva, e o Mayor de New Bedford, Fred Kalisz, assinaram um protocolo de geminação entre as cidades de New Bedford e da Figueira da Foz. Isto realmente mostra o peso que os naturais da Figueira, mais concretamente da Cova Gala, têm nesta cidade que foi construída e é mantida à custa da indústria pesqueira.

    ResponderEliminar

Neste blogue todos podem comentar...
Se possível, argumente e pense. Não se limite a mandar bocas.
O OUTRA MARGEM existe para o servir caro leitor.
No entanto, como há quem aqui venha apenas para tentar criar confusão, os comentários estão sujeitos a moderação, o que não significa estarem sujeitos à concordância do autor deste OUTRA MARGEM.
Obrigado pela sua colaboração.