Via Diário as Beiras
MONUMENTO NATURAL
"O Cabo Mondego é um sítio classificado como Monumento Natural desde 2007. A classificação deve-se à sua internacionalmente reconhecida relevância geológica pela comunidade científica. Mas também paleontológica, devido às pegadas de dinossauros e fósseis de várias espécies. A Serra da Boa Viagem faz parte do Cabo Mondego, cuja paisagem a exploração de cal, suspensa em 2013, descaracterizou. O Município da Figueira da Foz pretende reabilitar aquela área incluindo as instalações da antiga unidade industrial. O presidente da câmara, Santana Lopes, ressalvou que aquele espaço terá usufruto público."
ÂNCORA DO GEOPARQUE
" Desde 2021 que a associação de desenvolvimento ADELO trabalha na candidatura do Geoparque do Atlântico, tendo o Cabo Mondego como “âncora”. De resto, este monumento natural foi o ponto de partida para a primeira candidatura a geoparque da UNESCO, com o nome do citado cabo. O Município da Figueira da Foz desistiu da candidatura, já numa fase avançada, porque a UNESCO passou a exigir uma escala maior, e foi neste contexto que a AD-ELO entrou em ação com o Geoparque do Atlântico, alargando-o aos territórios dos concelhos de Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-Velho e Penacova."

Apetece escrever tanta coisa.
ResponderEliminarDirei apenas:
O PS matou-se. Não há oposição na Figueira, excepto os malandros dos anónimos do facebook e os conspiradores das comezainas, mas esses não têm voto nas decisões do executivo.
Não há obstáculos.
Compre, e dê-lhe uma utilidade verdadeiramente pública e digna do potencial e da história que o local possui.
O resto, como sói dizer-se, é conversa.