.

“O que impede de saber não são nem o tempo nem a inteligência, mas somente a falta de curiosidade.”
- Agostinho da Silva

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Segundo o ministro Vítor Gaspar, Portugal passa na terceira avaliação da troika…

País fantástico, este… 
Está tudo lixado: é a recessão, as dívidas, o desemprego, a fome, a miséria, mas para a troika está tudo excelente. 
Melhor que Portugal, talvez só mesmo a Grécia!..

Vela


Uma foto de Pedro Cruz obtida no decorrer da 34.a edição da America''s Cup que se realizou no passado mês de Agosto, em Cascais,  a  cidade escolhida para a primeira das oito etapas que no   ano passado fizeram parte  da mais antiga prova de vela do mundo. 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Era uma vez um puto, humilde e com grande de vontade de aprender, que foi descoberto por um visionário!...

foto sacada daqui
Em 4 de Agosto de 2009, ainda o Pedro estudava Ciências da Comunicação na UBI, Universidade da Beira-Interior, o Fernando Campos, neste post, observou aquilo que ninguém ainda tinha reparado no  Pedro Cruz, e que o distingue, como fotógrafo: “o olhar atento e fascinado pela beleza e pela tristeza do mundo”. 
O Pedro, conforme escreveu há quase 3 anos o Fernando, “ao contrário do que é típico na sua idade (neste momento, tem apenas 24 anos, feitos em Dezembro passado e continua ma mesma…) não é daqueles que descobriram a pólvora seca das verdades insofismáveis; gosta mais de ouvir (e observar) do que de falar. O Pedro é um andarilho e, sobretudo, um observador incansável. No seu olhar silencioso e perscrutador há algo que o distingue de um mero fotógrafo competente, algo intangível e difícil de descrever: uma sensibilidade poética; ou seja, aquilo que o torna capaz de, com enquadramentos ousados e um sentido da composição notável, transformar o mais banal retrato do quotidiano numa imagem carregada de sentido(s).” 
Vamos lá a ver o que o futuro reserva ao Pedro, mas, presumo, que o Pedro não vai deixar mal o Fernando, por neste post, como muito bem foi sublinhado na altura por um comentador, ter sido visionário e, o que “é caso raro, ter tido a coragem de manifestar entusiasmo, expôr-se, tomar partido, arriscar (?), por um "fragmento de obra" que merece. É comum as pessoas lançarem-se em manifestações públicas de elogio quando já algum reconhecimento foi assegurado por outros. Nesses casos, não há nada a arriscar. Bonitos exemplos: a fotografia e o reconhecimento.”

Isto está uma seca, mas mantenhamos a fé, um dia ainda vai chover!..

MAMAO, para quem não saiba, é o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento, cuja titular, neste momento é Assunção Cristas, sem sombra de dúvida uma pessoa de fé.
É ela própria que o afirma.
“Devo dizer que sou uma pessoa de fé, esperarei sempre que chova e esperarei sempre que a chuva nos minimize alguns destes danos. Como é evidente, quanto mais depressa vier, mais minimiza, quanto mais tarde, menos minimiza. Se não vier de todo, não perderei a minha fé mas teremos obviamente de atuar em conformidade”.
Um raciocínio com este grau de elaboração e complexidade merece uma análise profunda, embora concisa. Vejamos:

 1 - A senhora ministra é, sem dúvida, uma pessoa de fé!
 2 - A senhora ministra esperará, sempre, a chegada da chuva!
 3 - A senhora ministra, sabe que se a chuva chegar, a seca será minimizada!
 4 - A senhora ministra, sabe também, que se a chuva chegar mais depressa, a seca mais depressa será minimizada!
 5 - A senhora ministra, sabe ainda, que se a chuva chegar mais tarde,  mais tarde será minimizada a seca!
 6 - Mesmo que a chuva não chegue, a senhora ministra não perderá a sua fé!
 7 - Mas, nesse caso, a senhora ministra actuará!
8 - Como?.. Em conformidade, seja lá isso o que for!

Sublinhe-se e registe-se a fé da senhora ministra.  
Isto, realmente, está uma seca, mas mantenhamos a fé, um dia vai chover!...
Espera-se é que a senhora ministra  não reze demais para evitar a probabilidade da ocorrência de algum dilúvio extemporâneo!

O óbvio sobre o coreto…

Rui Beja, no blog Rua da Liberdade:

 “Então, onde está o coreto que o Presidente prometeu?!
Na campanha colocou uns cartazes enormes a prometer o nosso querido coreto e até agora, nada...”. 
João Ataide respondeu de imediato: “Bem, onde é que o senhor quer que eu meta o coreto, diga-me lá?”. 
Nota: a resposta do Presidente da Câmara não é uma piada da minha autoria, João Ataíde respondeu com estas mesmas palavras - em sessão pública realizada recentemente no CAE - a um cidadão que o questionou sobre o coreto. 
Ou seja, Ataíde, em vez de dizer o óbvio, que é impossível gastar 200 ou 300 mil euros num coreto quando a Câmara está falida, meteu-se na brincadeira de discutir o local do coreto, esquecendo-se, até, de consultar o vagabundo, a única autoridade credível na matéria. Tudo somado, este episódio tem muito pouca importância; o que importa verdadeiramente averiguar é se João Ataíde é um génio, um craque ou um vagabundo político, com a loucura saudável de quem se está a borrifar para o politicamente correcto. Bem, “faltam-me certezas”; mas não “parece que o homem não sofre nem deseja, nada viveu nem futuro se avizinha; é feliz?!” 


Em tempo.
Passe a  falta de modéstia, eu penso poder responder às interrogações de Rui Beja, dizendo o óbvio: João Ataíde não “é um génio, um craque ou um vagabundo político, com a loucura saudável de quem se está a borrifar para o politicamente correcto.” 
João Ataíde, é, a meu ver, apenas e obviamente, um ficcionista político.
Mais um…
Será feliz?!
Oxalá...
É que, esperar por que tudo estivesse  perfeito na Câmara para se começar a ser feliz, seria um excelente princípio para uma gloriosa depressão...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

E ele a dar-lhe...

Eu sei, que há coisas tão evidentes que até parece estúpido pedir que nos sejam explicadas...
Mas já agora, dr. Seguro, além de defender, será possível "trocar por miúdos"  essa coisa da  "austeridade inteligente"?..

Praia do Cabedelo entre as 70 pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal

foto de Pedro Cruz, sacada daqui
A Figueira,  está entre os concelhos representados na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, com a Praia do Cabedelo, na freguesia de S. Pedro, a figurar entre as dez escolhidas para a categoria de Praias de Uso Desportivo.
A praia do Cabedelo, é conhecida a nível internacional pelas suas potencialidades para a prática de desportos náuticos, nomeadamente o surf e o bodyboard.
Na próxima fase, um painel de 21 personalidades vai seleccionar as 21 finalistas que irão a votação pública. A representatividade geográfica, segundo comunicado da organização, “é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das dez regiões do país e todo o processo de selecção e votação é auditado pela PricewaterhouseCoopers & Associados".
 As 21 praias finalistas poderão ser votadas pelo público entre 7 de Maio e 7 de Setembro e as vencedoras serão reveladas a 8 de Setembro, em directo na RTP, a partir de Tróia.

Isso quererá dizer, ir ao que está debaixo da superficialidade?..

António Jorge Pedrosa
 no facebook
 


"Não percebo porque motivo ficam os figueirenses tão aborrecidos por se questionar sobre a necessidade de sermos rigorosos a avaliar o retorno do "investimento" no Carnaval."

Futebol, a salvação!..


A salvação do país, segundo os tipos que vivem dele, estaria no futebol!
Consideram o futebol a actividade com mais sucesso em Portugal. "A seleção nacional está no 6.º lugar do 'ranking' mundial da FIFA, temos o 4.º melhor campeonato e exportamos muitos e bons jogadores" - João Vieira Pinto, no DN de hoje. 
Ok... Sejamos então optimistas e enquanto for matematicamente possível, vamos continuar a acreditar…
No futebol e no país!
Entretanto, enquanto pode, o João vai gozando os mais ou menos 30 000 euros, por mês, como dirigente da Federação...
A crise, também no futebol, segue dentro de momentos…

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tudo controlado por este governo…

Portugal tem um problema: há excesso de portugueses.
Para atenuar tal vicissitude, este Governo tem dado bons conselhos e sugestões: ora estimula a emigração de estudantes, ora estimula a emigraçãos dos professores desempregados ou com dificuldade em empregar-se… E por aí adiante…
Desamparem a loja, emigrem, portanto…
Mas sobrou um problema - e grande: Portugal é um país de velhos que se arrastam pelas praças, pelas ruas, pelos jardins a apanhar uma réstea de sol - melancólicos, incómodos e inúteis.
Que fazer deles?...
Pois, com naturalidade, até esse problema está a ser resolvido: “pela terceira semana consecutiva Portugal regista um pico de  mortalidade. Em apenas seis dias são mais de três mil mortes, a maioria dos casos com idosos.”
Mas, tenham calma,  está tudo controlado por este governo: “o ministro da Saúde diz que as causas destas mortes estão a ser investigadas”!..

Na Figueira não há mesmo dinheiro para nada?..

Lá por Lisboa, como esta foto do Pedro Cruz mostra, existe a mania de ter homens-estátua como atracção em certas ruas...
Sempre vão caindo umas moedinhas graças à  generosidade de quem vai passando!..
A Figueira, faz todos os dias o número da cidade-estátua... Não se move, não se atrasa, não se adianta, parece mesmo que nem respira!..
E, mesmo assim, alguém lhe atira dinheiro por isso?..
Tanto assim é,  que a cidade nem o  Natal comemorou...  Como estamos em crise, ficou  bem não gastar dinheiro em iluminações de Natal.
Agradou à classe média, que sem dinheiro para pagar o cartão, teria dificuldade em  compreender a iluminação!
Agora o carnaval!...  Ah,  o carnaval é outra coisa...
Numa cidade com grandes foliões, mesmo sem um tostão, seria impensável  não celebrar a ocasião!..
Isso, senhor presidente da câmara, chama-se trabalhar para a fotografia.

X&Q1100


Bom domingo

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A verticalidade das SALINAS

   

BPN

O bónus que ainda faltava!...

A gestão do carnaval

foto sacada daqui

Segundo o que li no jornal AS BEIRAS, o Carnaval da Figueira, afirmou a vereadora Isabel Maranha Cardoso, no decorrer da Assembleia Municipal realizada ontem, “gerou receita de 50 mil euros”.
Ao que veio a público, a empresa municipal Figueira Grande Turismo tinha orçamentado 100 mil euros para a realização do evento. Aguardemos, portanto, pelas contas finais…
“A multidão gerou receita ao comércio, deu alegria ao povo que saiu à rua”, disse José Esteves. E sublinhou, ao que presumo, verdadeiramente empolgado: “haja feriado ou não o Carnaval sairá sempre à rua”!..
Que pena não ser sempre carnaval!..
Que pena, o carnaval ser organizado pela FGT com o nosso dinheiro!..
A troika sabe disso?..
É assim tão difícil  arranjar uma comissão de festas para organizar e fazer a gestão do evento?...
Em tempo.
Quando, por algum motivo,  terminar a concessão do carnaval à FGT, quem o irá explorar?

Que furo, Senhor Director!..

Por vezes, pensamos que tudo  já foi demasiado focado, observado, analisado  e dissecado...
Dá, até, vontade de deixar em paz as criaturas e não ler uma só palavra mais.
Mas, depois,  passa... Eis que, finalmente, temos o  Editorial esperado!
Muito bem Dr. Joaquim Gil...  Humor, com humor se paga! O humor figueirense está em alta...
Em tempo.
Pode, eventualmente, dar ideia de ser um paradoxo, mas, a meu ver,  a ironia no jornalismo torna-o mais sério, faz-me acreditar mais nos jornais que a praticam. E isso, pelo menos para mim, é  interessante...

X&Q1099


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Confesso que estou surpreendido com o humor finíssimo do Senhor Presidente...

Em tempo.
Ainda bem que fui agradavelmente surpreendido com o finíssimo sentido  de humor do Senhor Presidente.
É verdade, que a  idade não melhora nenhum homem.
Mas, como prova o exemplo acima, pode dar-lhe um sentido de humor em relação às suas falhas.

O actual executivo camarário é diferente do anterior em quê?..

O actual executivo da Câmara Municipal da Figueira da Foz (do qual faz parte o vereador António Tavares), tentou proceder à venda através de hasta pública, no dia 17 de Junho de 2010, de duas parcelas de terreno, uma onde está instalado o Campo de Futebol e outra em frente ao Centro Geriátrico Luís Viegas do Nascimento.
 (Informação sacada daqui)

A propósito deste assunto, relembro aqui um post do antigo vereador socialista João Vaz, no seu blog, em 16.04.2008:

"Segundo explicação do Executivo Camarário (Duarte Silva, Lídio Lopes, Teresa Machado, José Elísio) a crise financeira da autarquia deve-se ao preço do petróleo, à falta de compradores para terrenos da Câmara enfim, ...à "crise" em geral. 
Aposta-se tudo na construção. Mais uma alienação de terreno foi aprovada na freguesia de São Pedro, ali junto à duna primária, numa cota (3,5 metros ?) quase ao nível do mar. O campo de futebol vai ser transformado (ver foto acima) em "equipamentos" para os moradores da zona. O terreno adjacente destina-se a construção urbana.
Zona de risco, aviso eu. O Presidente defende a sua decisão, não lhe parece que passe por ali um Tsunami... Pronto, está tudo dito, e viva o betão para viabilizar as finanças camarárias.
Pergunto eu para onde vamos ? Quem vai comprar tantas casas ? Quem as vai manter ? Que planos estratégicos sustentam o avanço da urbanização do território ?.....
Poucas respostas...."


Relembro apenas mais um pormenor. 
“Na área ocupada pelo actual campo de jogos, só podem ser construídos equipamentos desportivos.” 
Como é que se vai ultrapassar esta ainda actual limitação do PDM?

Em tempo.
Isto, é mesmo um filme. E este filme tem actores. Dou-lhe duas estrelas. Só porque os actores não são maus de todo...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tem tudo para dar certo... O Bairro Novo tem sido um corrupio de gente!..

Não é o mundo que tem de mudar...


Era necessário destruir e humilhar o chico-espertismo, a preparação de algibeira, o carreirismo saloio, a pose enfadada e vazia, a cultura de reader's digest e a idiotice voluntarista de José Sócrates?..
Claro… 
Mudámos para pior?...
Sem dúvida que sim… Mais: para muito pior!...
Valeu a pena o esforço?...
Óh pá, hoje não é dia para falar nesse assunto… Daqui a pouco joga o Sporting…

É tão bom viver no mundo da fantasia!..

PSD aponta "sinais positivos" apesar da "situação dramática" do país...

Zeca, um Amigo que nos faz falta... *

  
                                                                                                                                                                        Gala de homenagem a Zeca Afonso, co-produzida pola TVG (Televisão da Galiza) e a RTP.


"Olá,  Zeca
Na passagem destes vinte e cinco anos, quero dizer-te (entre tantas coisas que não é preciso dizer) que sempre conseguiste deixar-me arrepiado com a interpretação da tua música...
Fazes-me falta, amigo! 
Vemo-nos um destes dias... mas dá-me mais vinte e cinco anos, para além destes que já passaram, pois tu é que partiste cedo demais, meu sacana!"


* Via  "Cantigueiro"

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Confesso que me custa perceber como há pessoas que pensam tão bem e quando podem agir, agem tão mal...

Para ler clicar em
cima da imagem

Isto, é simplesmente estúpido...

"Todos os utentes que não recorram a um centro de saúde durante três anos consecutivos vão ser expurgados das listas. A experiência-piloto já começou no Agrupamento dos Centros de Saúde Grande Lisboa II - Lisboa Oriental e será mais tarde alargada a toda área de influência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e, posteriormente, a todo o país."

 Via jornal Público

Os dias vão correndo com tantos mal-entendidos, que já me cansei de os tentar fazer compreender. Quanto mais não vale pular de equívoco em equívoco nesta outra margem…

 
Tudo deveria funcionar assim: sacudia-se para o lixo o acessório, preservando apenas apenas os cerca de 10% por cento que realmente importam… 
Estou a falar do carnaval,  claro, não desta foto do Pedro Cruz
Outras fotos do mesmo autor aqui.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Na Figueira, até na terça-feira de entrudo há carnaval!..


imagem actualizada às 12h32m
Na impossibilidade temporal de criar uma empresa  municipal para funcionar como agência de viagens pública (dado ainda não estar instalada na Figueira a loja do cidadão do mercado municipal), para oferecer viagens pagas ao Carnaval do Brasil aos piegas desocupados figueirenses, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, indo ao encontro da sugestão do vereador da oposição Miguel Almeida, dado que a nossa cidade era o único município do país que não fazia Carnaval na terça-feira, e para compensar a trapalhada que foi este ano a organização do carnaval por estas bandas, acabou por decretar que, hoje, quem quiser ir à Avenida, não paga nada. 
Com esta medida, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, pretende provar que é possivel diminuir o número de piegas desocupados figueirense que andam a coçar os fundilhos das calças na zona ribeirinha da Figueira da Foz, em especial nas zonas do Jardim Municipal e da Praça Nova.
Na Figueira não há mais desempregados!.. 
Nos restantes dias do ano, há é mais piegas desocupados que não sabem em que ocupar o tempo!..
 


Uma sugestão sacada daqui.
Se o samba veio para ficar no carnaval português, porque não alteram o dia de entrudo para meados de Agosto, quando a temperatura atinge os valores do Carnaval do Rio? Além do mais escusava o governo de não conceder tolerância de ponto. Em Agosto, Portugal está de férias.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pormenores de rodapé...


Será que  chega assim, em rodapé?..
Será que todos aqueles a quem se quer chegar vêem bem, lêem bem e estão atentos aos pormenores?..

O puto merece...



Hoje, a foto da manchete do Diário AS BEIRAS, é do puto!..
Leia-se fotógrafo Pedro Cruz.
Força. Continua a correr...
De preferência, como até aqui: concentradíssimo!

A fila...


Algures, aí pelo ano de 1993.
A fila para “cabeças de lista” ainda não estava definida.
O homem perfilou-se…
Alguns, incluindo-me, foram enviando ao homem sinais de apoio, incentivando-o a projectar a investida…
Mas, o homem teimava em ficar quieto!..
E, então, eu percebi que o homem aguardava que alguém, por sua vez, permanecesse quieto.
Fiquei.
Ele avançou.
Ainda hoje é o presidente da junta!...

Do Carnaval Património Mundial à Pirosice

para ver melhor, clicar em cima da imagem
"Em Binche estudou-se história, não se despejou betão indiscriminadamente em cima da cidade e não se nivelou tudo por baixo para chamar mais gente. Hoje ganham reconhecimento mundial. No nosso país a tentação de nivelar tudo por baixo é irresistível. Basta comparar os dois cartazes de carnaval: o da Figueira e o de Binche. A pirosice do nosso carnaval é confrangedora."

 Via  Klepsýdra

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Passos Coelho não faz jogging...





... mas, talvez seja aconselhável começar a treinar a sério, pois  há quem queira correr com ele!...

Em domingo de carnaval, não levem a mal…

"Passos Coelho sabe melhor do que ninguém o que acontece àqueles portugueses menos esforçados, cuja capacidade de trabalho lhes permite arranjar emprego apenas nas empresas dos amigos, e que por opção, e não por necessidade, deixam a conclusão da licenciatura lá para os 37 anos: podem chegar a primeiro-ministro. E esse é um destino trágico que ele não deseja aos seus compatriotas." 
Ricardo Araújo Pereira, aqui.

Em tempo.
Presumo, que os amigos que deram emprego a Passos Coelho, até chegar  a primeiro ministro, são conhecimentos adquiridos na área política!..
No presente, Pedro Passos Coelho, aos olhos dos portugueses,  é  o principal  responsável pelo mau cheiro que este regime faz chegar aos seus delicados narizes...
Cada vez é mais evidente, que o  mencionado acima (mas poderiam ser referidos muitos, muitos mais,  desde Lisboa, até aqui, à nossa Figueira da Foz…) só ganhou  por andar na política desde adolescente.
A meu ver, pelo menos, é duvidoso se, na "vida civil",  teria capacidade para ser retribuído tão generosamente!..

Desfile nocturno na Avenida...

Ir dançar o samba para a Avenida,  em pleno e rigoroso Fevereiro, como está a ser esta noite, ao frio, apenas protegidas - e ao abrigo - de minúsculos biquinis, deve ser um autêntico horror!..
Não as moçoilas, claro, mas o frio, o desconchavo meteorológico e a total desadequação climática para a festa carnavalesca importada dos trópicos!..
O pior, porém,  é que as previsões apontam para um prolongamento deste estado de coisas até terça-feira...
Será que,  antigamente, no tempo em que não imitávamos os brasileiros e tínhamos uma identidade própria de quem fala uma língua autêntica e original, não havia Carnaval?
Haver, havia, mas não era a mesma coisa.
Era muito mais divertido.
Entretanto, a crise apertou, já não estamos em tempo de actrizes de telenovela brasileira, que vinham, diziam umas bacoradas, sorriam muito, recebiam o cheque, para levantar os braços no desfile, enfim, exerciam a função, e zarpavam!..
Este ano, então, com a crise que para aí anda, tem sido tudo mais difícil e limitado a nível de "meios meios" aqui pela Figueira: a par da presença de meio rei no carnaval,  temos meia tolerância de ponto no carnaval!..
Contudo, o pior, mas o pior mesmo, esta noite, foi  mesmo este frio de Fevereiro.
Que horror, que suplício!..
Será que continua muita gente a concordar, cá pela Figueira, com este Carnaval e este desperdício de dinheiro?..

Bom domingo

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ainda a passagem do doutor Mário Soares pela Figueira....

Imagem sacada daqui
Como referimos em anterior post, Mário Soares esteve na  Figueira da Foz, onde apresentou um novo livro. 
Na oportunidade, como os media deram conta,  revelou uma conversa com José Sócrates, então primeiro-ministro de Portugal, onde o convenceu a pedir ajuda internacional.
Segundo Soares, Sócrates não queria de forma nenhuma fazer o pedido de intervenção e (depreende-se) que somente depois de “fortemente pressionado” acedeu fazê-lo. Refere também,  para justificar  a sua posição, a opinião concordante com a sua,  do então Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. 
Com esta confidência Soares não adiantou rigorosamente nada acerca do que  penso da sua intervenção política depois do 25 de Abril. 
Ou seja, Soares é um homem de direita, que concorda com esta miséria de governação a que se chama “democracia representativa”, e que sempre esteve disponível  a todo o tipo de acordos com os sectores mais reaccionários da sociedade portuguesa, inclusive com a extrema-direita. Com a esquerda é que nunca. 
Portanto, Mário Soares ao incentivar  a intervenção externa, ansiada pela direita  para se desfazer  das conquistas de Abril, esteve igual a si próprio
Qualquer pessoa, até eu que não percebo nada de política, adivinhava  o que necessariamente se passaria se essa intervenção ocorresse.
O resultado está aí... 

Portugal, para alguns, é um país de oportunidades...


Luís Amado nomeado para presidir ao conselho de administração do Banif!..

O mercado português está cada vez melhor para os free-lancers do sector, vígaros...…

Electricidade. Governo tem até 2016 para levar 5,7 milhões de clientes para o mercado livre e só os convence se os preços em vigor forem mais altos. A luz subiu 4% em janeiro. Em 2013, o aumento será bastante maior. 
Sem contar com os impostos, a eletricidade aumentou 4% este ano, mas a partir do próximo a subida de preços será bastante mais violenta. O objetivo do aumento nos preços é obrigar os clientes residenciais a mudar mais rapidamente para o mercado livre, que terá de funcionar em pleno em 2016 – data a partir da qual serão os operadores, como a EDP, a Galp, a Iberdrola ou a Endesa, a definir os preços. A decisão de subir as tarifas reguladas nos três anos anteriores à sua extinção – expressa no decreto- lei que extingue as tarifas reguladas, a que o DN/ Dinheiro Vivo teve acesso – terá ainda de ser aprovada em Conselho de Ministros. Mas sempre foi defendida pelas empresas do sector, que acreditam que só com preços mais altos é possível estimular o mercado e criar concorrência. O processo de extinção das tarifas reguladas será faseado: arranca já no dia 1 de julho e terá de estar concluído até ao final de 2015.


Via DN

O meu Amigo Olímpio…



O meu Amigo Olímpio é uma pessoa muito bonita por dentro (é cabeleireiro/barbeiro de profissão, mas deveria ser decorador de interiores…) e um ser humano de excepção…
Ponto final.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A realidade já não é o que era...

- A Figueira da Foz deixou de ser “sexy”? 
- Deixou de ser “sexy”...

Esta entrevista de João Cardoso, presidente da ACIFF, na foto, pode ser ouvida na íntegra no programa “Clube Privado” da Foz do Mondego Rádio (99.1FM), às 19H00 de sexta e de sábado e às 22H00 de domingo, e em www.asbeiras.pt

X&Q1098


"Suspeito de triplo homicídio enforcou-se na cela"!..

Que grande prejuízo para o Correio da Manhã
para a Querida Júlia e para o Goucha da TVI...
Em tempo. 
Na actualidade, estes e outros mass media da nossa praça, tratam o  ser humano como um filme, uma peça de teatro, uma telenovela, enfim…
Colocam-no uns tempos em cartaz, dependendo da afluência de interessados…

Presidente da Naval condenado pelo Tribunal de Portimão....

Aprígio Santos, empresário e presidente da Naval, foi condenado  pelo Tribunal Judicial de Portimão a dois anos de prisão, com pena suspensa, por um crime de dano contra a natureza e sete crimes de desobediência.
O empresário, administrador da empresa proprietária da Quinta da Rocha, foi considerado responsável por intervenções na zona classificada como Sítio Rede Natura 2000. Foi ainda condenado por dois crimes de desobediência (um qualificado), por desrespeito a um embargo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e uma providência cautelar do Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé. Para os juízes, as intervenções na ria de Alvor tinham como objectivo final fazer desaparecer os obstáculos naturais e legais à construção de um empreendimento. A pena de prisão fica suspensa sob a condição da entrega de 150 mil euros à Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.
Mais pormenores, aqui.
.

Assim não vai ser fácil!..

O Manchester City só marcou um. 
 O árbitro deu a vitória ao Manchester City!..

Só medíocres, doutor Mário Soares?..

foto sacada daqui
Na Figueira da Foz, onde apresentou um novo livro, o antigo Presidente da República arrasou as actuais lideranças políticas da Europa -  “Uma geração de medíocres”.
“Os anos que nós vivemos, desde o 25 de Abril para cá, foram anos de grande prestígio e desenvolvimento económico e político e com gente muito boa. De repente, aparece uma geração de medíocres. Se vir por exemplo o Sarkozy, bem, o Sarkozy é uma pessoa que todos os dias muda de opinião e que não tem nenhum nível. Se o ouvir falar – eu ouvi, eu conheço-o -, fica admirada”, ilustrou Soares durante a sessão de ontem à noite no Casino, moderada pela jornalista Cândida Pinto. O antigo Presidente questionaria também a distribuição de lideranças e de pesos políticos na União Europeia, assim como o papel desempenhado pelo presidente do Executivo comunitário, Durão Barroso…

Benfica, FC Porto e Sp. Braga perderam... Sporting empatou!..



O FC Porto perdeu em casa. 
O Braga perdeu em casa. 
O Benfica perdeu fora. 
O Sporting empatou fora. 
Nesta jornada europeia, o Sporting fez o resultado mais positivo das equipas portuguesas.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mais vale rir do que chorar!... (VII)

Piada do dia: "ó Aníbal! onde estás tu *omem? ...  Aníbal, vê lá se apareces, estão aqui uns miúdos para falar contigo..."

Em tempo. 
Visita de Cavaco a escola cancelada por “um impedimento”.


nem todos têm agá.

Sempre tive dificuldade em entender pessoas que não conseguem dialogar sobre questões práticas… Será falta de consenso ou ausência de bom senso?..

“O PSD chamou atenção para a falta de diálogo entre Associação de Hotelaria da Figueira da Foz e a Figueira Grande Turismo (FGT), contrapondo com a necessidade de abertura ao diálogo entre as duas instituições. A tensão entre a Associação de Hotelaria e a FGT tem como origem a sobreposição de eventos organizados por estas duas entidades para o mesmo período, sem diálogo e articulação prévia, e com consequentes prejuízos para ambas as iniciativas. Relembrando o clima instalado e que gera alguma tensão entre estas partes, Miguel Almeida evocou que “já no início do ano esta associação fez um comunicado a alertar para a falta de coordenação com a Figueira grande Turismo”.”

 Via Mais Figueira

Coreto do Jardim Municipal: que grande problema!..

foto sacada daqui
Sessão de apresentação pública dos projectos de requalificação urbana, realizada na passada segunda feira, dia 13 do corrente.
Citando Voando nas asas do tempo...:
Por fim... realce para uma intervenção de um Munícipe que misturando ou relacionando receios de não cumprimento previsto da obra do Mercado... deu o exemplo da falta ainda do cumprimento da promessa feita pelo executivo do Dr. João Ataíde... na reposição do "Coreto do Jardim Municipal"... ao que o Dr.João Ataíde respondeu surpreendendo tudo e todos com a resposta de que era sua vontade recolocar o "Coreto no Jardim", mas estava com um grande problema : ... É que cada vez que se desloca ao Jardim... farta-se de olhar... e não vê espaço para a colocação desse mesmo Coreto... 

 Citando À Beira-Mar: 
A afirmação de João Ataíde - comparada com a promessa eleitoral de devolver ao jardim o coreto - dá azo a várias constatações: se é certo que o layout, o desenho, a organização do espaço do jardim municipal é exactamente a mesma que era em 2009... será que os estrategas da campanha socialista nunca tinham lá posto os pés? Se o coreto não cabe lá agora, como cabia na altura, e tanto cabia que o prometeram? 

 Outra Margem, em 10 de Outubro de 2011: 
 Por este andar, a Câmara nem o coreto no Jardim Municipal vai conseguir repor!..

A noite




Gosto da agitação do dia, do sol, dos seus raios, da sua luz e do seu brilho, mas prefiro a serenidade da noite!.. 
Como esta foto do Pedro Cruz sugere, o seu silêncio, o seu vazio, nesta altura frio, permite que nos ouçamos melhor. 
 Garanto que a noite é boa conselheira. 
Pena é que raramente a escutemos!..

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais vale rir do que chorar!... (VI)

foto sacada daqui
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, de visita a Pequim, acha que o processo de integração europeia "está a aprofundar-se e não a andar para trás". 
"Quero dizer aos nossos amigos e parceiros chineses que sim, a União Europeia está a progredir. Não tenho quaisquer dúvidas quanto a isso", disse ainda José Manuel Durão Barroso!..
Sinceramente: não teria sido mais conveniente terem enviado o Futre à China e terem apostado na vinda de José Manuel Barroso ao carnaval da Figueira?..
Ops, desculpem, Buarcos!..

Mais vale rir do que chorar!.. (V)



Ainda não me habituei a ler notícias sobre o que vai acontecendo na vila de São Pedro... 
Sim, é que,  escreveram há tempos,  passámos a vila!..
Para a freguesia de São Pedro, pensavam alguns, passar a vila,  seria assim como receber uma espécie de ordenado bruto...
Como estavam enganados, porém…
Em rendimento líquido,  continuamos a não receber mais que uma Aldeia como a Cova-Gala…

Mais vale rir do que chorar!.. (IV)

para ler melhor
clicar na imagem.

sacado daqui

Mais vale rir do que chorar!.. (III)

Custódio Cruz, na apresentação pública do projecto de reabilitação do Mercado da Figueira.
 "Entrei no Auditório e senti que afinal "ainda" não estava sozinho..."
Ora bem, como possivelmente diria o próprio Custódio...
Desistir é sempre uma opção demasiado complicada. 
O projecto da desistência exige o mesmo empenho que qualquer outro. 

foto sacada daqui

Mais vale rir do que chorar!... (II)

"Depois de ter acabado com o Corpo de Deus, 15 de Agosto, 5 de Outubro, 1 de Dezembro e de não ter dado tolerância de ponto aos funcionários públicos no Carnaval, Passos Coelho prepara uma pequena alteração ao ano litúrgico, nomeadamente a Semana Santa, de forma a obter uma versão da Páscoa mais adaptada a um país que quer ser mais competitivo.
 “A Última Ceia a uma quinta-feira é coisa de garoto mimado e irresponsável que chula os pais e o Estado. Acabou-se a Sexta-Feira Santa e a Última Ceia passa a lanche ajantarado no sábado até às 23 horas, no máximo. Domingo de Páscoa passa a ser o dia do julgamento, paixão, crucificação, morte, sepultura e ressurreição. Também Jesus Cristo tem de deixar de ser piegas!”, revelou Passos Coelho."

  Daqui

Mais vale rir do que chorar!..



O F.C.Porto foi rápido a reagir à promoção de Sá Pinto a treinador principal do Sporting...
 "Paulinho Santos é o novo adjunto de Vítor Pereira"!..

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

À atenção de Lisboa...

Lido nos jornais:
“Clubes de futebol pedem ajuda ao Governo para evitar falência”!.. 
“4 mil novos militares no Exército e Forças Armadas”!.. 
Espero que aí pela capital, estejam atentos às prioridades…

Sá Pinto...

Já sabes que o pessoal gosta de ti à brava, do teu arreganho carago. E, para dizer a verdade, quando deste aqueles tabefes no Artur Jorge, muito benfiquista te agradeceu. Mas ficaste com a fama de seres um cabeça quente. Por isso, quando há 2 anos repetiste a façanha com o Liedson, aí fiou mais fino, como acabaste por perceber.
Tem calma, ouve.
Agora quem manda és tu, e se precisares de o dizer é porque alguma coisa já não está bem. Mas se for mesmo preciso que o digas, então impõe-te com as mãos nos bolsos. Tens uma oportunidade única na vida de provares que sabes dar-te ao respeito por aquilo que vales. É suposto transmitires aos teus jogadores – sim, eles agora são teus – o teu entusiasmo e a tua motivação. Tens um belo grupo de talentos à tua frente, vê lá como lidas com eles. E se sabes que uns precisam de um par de berros para arrebitarem, a outros há que dar beijinhos porque só funcionam contentes. Ou sabes como é que cada um deles funciona, ou estás lixado. E nós lixados ficamos, contigo, com o Sporting e com o mundo.
Vê lá o que fazes, Sá. Não fiques todo corado que assim é pior. Ah e é verdade: não vás na conversa da Juve, olha para as outras bancadas, esse pessoal é que conta. Dá-nos lá uma alegriazinha, mostra que és homem para isso. Obrigado.
Queres um chá de tília?

Em tempo:
Todas as cartas de amor são ridículas

Dia dos Namorados

- “Príncipe, queres casar comigo?”, pergunta a Princesa. 
- “Não!”, responde o Príncipe. 
E viveram felizes para sempre.

Via Aventar

Projecto de Reabilitação do Mercado Eng. Silva...




Não consegui estar presente, mas já sei que ontem houve "CASA CHEIA NO CAE".

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Domingos...

... paciência.. . Eles não sabem o que fazem!..
Lembrem-se  de quando o povo leonino se levantou e invadiu a porta 10 A para impedir a contratação de José Mourinho. Esta insurreição popular empurrou Mourinho directamente para o Porto com breve passagem por um apeadeiro em Leiria. 
Pois foi: dois campeonatos, uma Taça de Portugal, outra da UEFA e uma Champions e todo o resto que sabemos. 
Lembrem-se de quando o povo leonino se calou perante o putsh que depôs Bobby Robson em Alvalade para que depois pudesse triunfar no Porto. 
Pois foi: dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Super Taças. 
O que se fez agora ao Domingos já foi feito ao Mourinho e ao Robson pelos mesmos motivos: intolerância e impaciência.