.

“O que impede de saber não são nem o tempo nem a inteligência, mas somente a falta de curiosidade.”
- Agostinho da Silva

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Blogues

Uma das coisas que aprecio na escrita dos blogues, tem a ver com a capacidade de não complicar, de serem simples, verdadeiros, frontais e sérios, mesmo quando se está a falar de assuntos complexos e importantes.
Essa capacidade, porém, com o devido respeito, não é para todos.
este, ao escutar “uma arenga de vagas vacuidades”, como a que acabámos de escutar ao primeiro-ministro, sintetiza, de forma brilhante,  o “essencial para os ”trolhas".

Estranho!..

Hoje, aproveitando a folga, fui tomar a bica matinal mais tarde do que o habitual.
Os clientes, ao contrário do que é costume, não estavam a falar de futebol!..
Estranhei… Estavam em silêncio, sem ligar à televisão que falava de Angélico Vieira, mas debruçados sobre o JN a ler esta notícia:
“O Governo está a estudar a possibilidade de lançar um imposto extraordinário ainda em 2011. Segundo o "Jornal de Negócios", deverá anunciar uma taxa especial de IRS, de modo a garantir que as metas de redução do défice negociadas com a troika para este ano sejam atingidas.
A inclusão desta nova taxa deverá recair sobre os contribuintes singulares e será cobrada a título excepcional e de uma só vez. A informação sobre este imposto extraordinário terá sido dada pelo Governo aos parceiros sociais, nas reuniões desta semana. Segundo o "Diário Económico", poderá ser uma cobrança mensal. Para outras fontes, pode ainda tratar-se de uma cativação do 13.º mês. O imposto não figura no programa de Governo.”
Lembrei-me de algo de  Gilles Lipovetsky, que li,  salvo erro no Expresso, um dia destes, e que dizia mais ou menos isto:
"O mercado tem uma lógica que faz com que não se ocupe de valores. Tem por ideal a rentabilidade, a eficácia, o lucro. A sua motivação é a concorrência. Não há aí valores éticos. Este mundo, de alguma forma, cria o ideal do dinheiro, do sucesso e pode, de certa maneira, ser niilista, porque, quando se trata de dinheiro, quer sempre mais. Não há um fim. É o dinheiro pelo dinheiro. Ganhar por ganhar. E, se não ganhas, morres. A moral não existe nesse terreno.”
Nada de novo, aliás!..
Claro… Mas, nunca é demais recordar.
Para o meu gosto, isto começa a parecer-se demasiado com o que o antecedeu…

Segredo de Estado ou realidade oculta?..






Vêm aí novas medidas de Austeridade…
Entretanto, exausto e deprimido com a crise económica e com a baixa auto-estima nacional, o zé povinho, em 5 de Junho p.p., já nem sequer teve forças para fazer um manguito!..

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ideias até existem... Não têm passado é do papel!..

De harmonia com o que li aqui, os presidentes das câmaras de Coimbra e da Figueira da Foz defenderam ontem uma maior articulação entre as duas cidades.
O presidente da Câmara de Coimbra considerou “lamentável que se demore uma hora a percorrer 40 quilómetros”!..
João Ataíde, por sua vez, foi mais objectivo: “vamos ver se levamos a ciclovia avante”.  
Não estou a ver como irá ser possível encurtar o tempo de viagem entre as duas cidades pela via da construção da ciclovia?.. Mas, enfim!..
Bom, também pode ser que este encontro para debate de ideias, ainda seja apenas um diamante em bruto, donde sairão jóias esculpidas que tornarão Coimbra e a Figueira baluartes de progresso a nível nacional!..
Por isso, que ninguém encare este apontamento como uma crítica aos presidentes das Câmaras de Coimbra e da Figueira, porque tudo o que fazem é maravilhoso… Talvez precise é de “ser melhorado”!..
Há pessoas que acham a construção da ciclovia entre Coimbra e a Figueira uma coisa muito séria...
Eu, confesso, que considero precisamente o contrário.
Especialmente agora, face ao momento que Coimbra, Figueira e o País atravessam, considero esta história da construção da ciclovia para atravesssar o Baixo Mondego, uma ideia realmente com muita graça…
Querem saber porquê?..
Em 20 de Setembro de 2008, já lá vão quase três anos, este projecto de Ciclovia já contava com dois milhões do QREN!..
Decorridos quase três anos quantos milímetros de ciclovia estão construídos?..

X&Q1051

Festa de São Pedro 2011

para ler melhor clicar em cima da imagem

FIGUEIRA WAVE FEST ARRANCOU ONTEM

foto e texto  sacados daqui
Começou ontem o maior evento de ondas destinado a um público jovem, o Seat Figueira Junior Wave Fest 2011. "Custom X Nacional de Bodyboard Esperanças" marcou o início do evento e da parte competitiva.  As condições do mar, com ondas de meio metro, não sorriram aos 82 atletas inscritos na competição. Mas estes, apesar de tudo, conseguiram dar um bom espetáculo.O Seat Figueira Junior Wave Fest 2011 conta com o patrocinio da Seat, Olympus, Custom X, Victoria Skimboards, Street Surfing, Universidade Portucalense, Hotel Atlântida Sol, Generali e Rotas do Mundo - Agência de Viagens, Federação Portuguesa de Surf, Instituto Português da Juventude, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Figueira Grande Turismo, Turismo do Centro, Mais Centro e QREN.
A competição prossegue mais logo,  por volta das 9:00.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mais uma oportunidade perdida!..


Mau maria!..  Isto não está a começar nada bem: “não vejo na lista de secretários de estado o nome do doutor zezé camarinha. Afinal, óh alvaro, como é que queres atrair pra este chiqueiro, as reformadas do norte da europa?

Angélico Vieira

Eles aí estão inteirinhos...

Inteirinho, aí está, novo governo,

Há uma hipótese em aberto de este presidente da junta não ser o melhor, mas é muito remota!...

 Simão, o Presidente
da Junta

"A Junta de S. Pedro é a única entre as 18 juntas do concelho da Figueira da Foz que explora a tasquinha da Feira das Freguesias de forma sistemática.
As restantes congéneres entregam a exploração às colectividades."

Artistas

O Pedro Cruz é um gajo cheio de sorte. Tem Amigos. Dos verdadeiros. Como este.
“A amizade deles vem de longe. Vem dos laços de sangue que ainda os unem. Uma pequeníssima quantidade de genes que partilham como irmãos.”
Mas, “cada macaco no seu galho. Procurando, no entanto, o mesmo destino. Trancando nas palavras, o que o outro guarda na moldura. Parando o mundo em pequenos instantes. Gravando memórias no espaço de segundos. Inventando histórias em mil palavras - enquanto o outro as vai captando no dia-a-dia. Cada um ao seu jeito”.
O Pedro Cruz é mesmo um gajo sortudo. Ter Amigos como este Pedro Rodrigues, que escreve bem para caraças, não é para todos. Não é qualquer fotógrafo que tem o privilégio de ter um gajo com tanto talento a dedicar-lhe um texto com a categoria que podem conferir. Basta clicarem aqui.
O Pedro Cruz é mesmo um gajo sortudo. Mas o Pedro Rodrigues também. E eu só tenho de ficar feliz com isso. E estou.

Festa de São Pedro 2011: últimos preparativos

Foto de Pedro Cruz

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lições de moral, quem as não tem… Mas, apesar de menos, isto ainda é calor a mais!...

Ontem, a propósito desta inocente brincadeira, alguém (que eu considero ninguém) tentou vir para cima de mim com lições de pretensa moralidade.
Meu caríssimo conhecido: para que conste e seja do conhecimento, seu e geral, tenho a informar que apenas à pessoa que eu fui, ao olhar para a pessoa que eu sou, reconheço o direito de tirar conclusões.
Mais ainda: só à pessoa que eu fui, reconheço o direito de julgar a pessoa que eu sou.
Na mesma ordem de ideias, apenas à pessoa que eu sou reconheço o direito de julgar a pessoa que eu era.
Estamos entendidos.
Apesar de menos, isto ainda é calor a mais!...

Estudo entregue à troika propõe fecho de 800 km de linha férrea. Troço entre Louriçal e Torres Vedras é para encerrar…

A edição de ontem do Público revela aquele que pode ser considerado um dos "últimos" (!) "crimes" económico-sociais cometido pelo governo de José Sócrates.
Cheguei lá via Limonete.
“A concretizar-se, será uma razia idêntica à do fim dos anos de 1980, quando Portugal encerrou 800 quilómetros de linhas de caminho-de-ferro, sobretudo no Alentejo e em Trás-os-Montes. O Governo de José Sócrates propôs à troika o encerramento de 794 quilómetros de vias-férreas, também com particular incidência no Norte e no Alentejo, mas desta vez incluindo algumas linhas do litoral, como a própria Linha do Oeste, que seria encerrada entre Louriçal e Torres Vedras (127 quilómetros).”
O estudo encomendado pelo governo de Sócrates, foi feito à revelia dos técnicos da Refer!..
O grave da proposta, é que já foi entregue à "troika" como proposta final!

Dário coça a cabeça

idinha coçou a cabeça e fez uma fer
idinha coçou a cabeça e fez uma fer
idinha coçou a cabeça e fez uma fer


*Texto inspirado em Alberto Pimenta

À Scolari?...

Na sua primeira aparição pública, Álvaro Santos Pereira foi à FIL visitar a Feira Internacional de Artesanato. Entre perguntas e apertos de mão, deixou cair...
“Falta uma coisa que acho que é importante nisto tudo... Falta uma bandeirinha portuguesa para mostrarmos que é um produto português"!..
Recorde-se que em 2004, já lá vão 7 anos, Scolari, o seleccionador nacional de então,  apelou aos portugueses para que, à boa maneira brasileira,  usassem a bandeira nacional como amuleto!.. E assim aconteceu...
Só que Scolari não conhecia os portugueses... E  não deu instruções para o pagode retirar as bandeiras no final do Europeu de futebol...
E a malta não as retirou!.. E, enquanto esperavam pela ordem de retirada,  mesmo sem título para comemorar, os tugas mantiveram as bandeiras a esvoaçar ao vento, ao sol e à chuva!..
Ficaram no estado que a foto demonstra!..
Álvaro: antes de pedir para os portugueses colocarem bandeiras, deveria ter pedido  para comprarem bandeiras novas. As que existem, como a foto demonstra, são um símbolo da miséria moral e material em que mergulhou Portugal nos últimos anos.
Álvaro: como sei que tem estado fora de Portugal nos últimos anos, creio que não seria má ideia aproveitar esta sugestão...
Álvaro: acredite, o português só faz o que lhe mandam!..

domingo, 26 de junho de 2011

Isto é mesmo calor a mais!..

X&Q1050

Assim se vê, a força da TV!


Este, é apenas mais um exemplo dos "ídolos" dos dias que passam em Portugal...

É disso que o povo que tem votado tem gostado...

Segundo o blogue 5 Dias, "o PS é isto e nada mais. A mentira e a dissimulação em estado puro. Soares continua a ser a sua melhor metáfora e António José Seguro a sua mais recente interpretação."
Por isso é que é um partido do "arco do poder".
É disso que o povo que vota tem gostado... O novo governo, parte dele, pelo menos parte dele, é pouco conhecido. Contudo, a oposição parece que vai ser a do costume. Continuamos a ser um país de grandes políticos, que apenas sabem fazer grandes discursos que não saem do papel.
Portanto, a culpa pode ser de todos, menos do PS!

Bom domingo

sábado, 25 de junho de 2011

Morreu Ivic

Não chegou a treinar o "meu" Sporting. Em Portugal, apenas treinou o Benfica e o Porto.
No Porto, foi "o outro treinador do FC Porto que ganhou quatro títulos num ano". Não sei dizer bem porquê, talvez pela forma como falava, apreciava-o. Era um Senhor. Morreu hoje na Croácia, o seu País.
Que descanse em paz.

Falta de nome ou falta de chá?...


"O importante não é o nome do cargo, mas o que se faz com ele"...

O que nos vai safar é a TVI!...

SIC e RTP  negam notoriedade a notícia bombástica!..

Necessidades!..

A sede (de ir ao pote) e a fome (mesmo uma  uma sopinha dos pobres dá jeito...) estão a apertar!...

O reaproximado!...

“A relação entre a câmara e o PS deve ser mais próxima e mais aprofundada”,
 defende António João Paredes em entrevista ao jornal AS BEIRAS.

X&Q1049

Festa de São Pedro da Cova/Gala/2011

As Festas em honra de S. Pedro, Padroeiro da nossa Freguesia são uma tradição centenária com forte cunho religioso, tendo já um lugar de destaque no panorama festivo da Cidade da Figueira da Foz. Decorrem este ano de 28 de Junho a 3 de Julho.
Cientes do significado que o Padroeiro da Vila de S. Pedro tem para a comunidade piscatória, os Covagalenses colaboram generosamente para que a sua Procissão se mantenha com a grandeza que a tem caracterizado.
Procurando este ano recuperar uma tradição, para além da tradicional Procissão que se realizará pelas 16.00 horas do dia 3 de Julho, será efectuada também pelas 21.00 horas do dia 29 de Junho, uma Procissão das velas com missa campal no Portinho da Gala, onde serão recolhidas as miniaturas das embarcações que posteriormente ingressarão na Procissão.
Por esse motivo convidamos V. Exas., a assistir a essas celebrações, presença que muito nos orgulhará.

A Comissão de Festas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tristezas não pagam dívidas, né?..

E já que o dinheiro  tá barato!..

O pormenor...

"Na Figueira da Foz é tudo ao pormenor... 
Como a cidade fica lá em baixo, a placa na Serra da Boa Viagem tem a inclinação devida ..."
Com a devida vénia, fica o pormenor delicioso que não escapou ao olhar atento de  Aníbal José de Matos!..

X&Q1048

A Europa Morreu?.. Não terá sido a UE!..

GDCG elegeu novos corpos gerentes




Carlos Manuel Sousa Ferreira, é o novo Presidente da Direcção do Grupo Desportivo Cova Gala.
Substituiu Fábio Roberto Rodrigues Silva, que após largos anos como Presidente da Direcção assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral.
Para ver a lista completa do novo elenco directivo da Colectividade da margem sul do Mondego basta clicar aqui.

119º aniversário do Mercado Eng. Silva

Hoje, a partir das 13h30m...
... almoço com a tradicional sardinhada e não só...  15 Horas 
"Baile do Mercado"

quinta-feira, 23 de junho de 2011

São João

Festejos de São João na Figueira  -  bênção do mar em 1941.
Esta foto é de Manuel Santos, um figueirense do séc. XIX, um fotógrafo que nos deixou um espólio importantíssimo, que nos permite olhar e ver  como tudo era antes.
 Este ano, apesar da crise, volta a  cumprir-se a tradição!..

"ACIFF contra nova superfície comercial em Tavarede"

Em comunicado citado pelo Diário de Coimbra, a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) tornou pública  a sua total discordância pela aprovação prévia de mais uma superfície comercial em Tavarede. A associação representante dos agentes económicos da cidade e do concelho assume que tem, «desde sempre, manifestado a sua posição contra a instalação de grandes superfícies comerciais na periferia da cidade e fora da área tradicionalmente vocacionada para a actividade comercial e de serviços» de que são exemplo a rua da República, zona das Praças e Bairro Novo.

Boa notícia

Ao que parece, "vão acabar os governos civis".
A meu ver, é uma boa e importante notícia para a moralização da cousa pública.
Era importante prosseguir este rumo e  fazer a reorganização autárquica…
E, já agora,  mais um esforço: encerrar as empregadoras de conveniência, vulgo empresas municipais…

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Secret Spot

O Jumento tem razão!

"É mais fácil ser jornalista do que blogger. Se fosse jornalista tudo seria fácil, não teria de pensar nas minhas opções, nos filhos ou no que será melhor para o país, ao saber o que seria melhor para o director ou para o patrão do jornal saberia o que seria melhor para mim. Estaria sempre desculpado perante a minha consciência, ao ser a voz do patrão  estaria a defender o meu interesse, de jornalistas honestos e independentes estão os centros de emprego cheios.

Mas ser blogger e em cada momento estar tranquilo com a minha consciência, poder enfrentar os meus amigos de cara erguida e sem vergonha dos fretes que pudesse ter feito, garantir o respeito dos que concordam ou discordam do que penso, é bem mais difícil."

O Jumento tem razão!

Uma ideia neoliberal para a Figueira...

Para ajudar a resolver a crise das finanças figueirenses
  - à especial atenção da Vereadora  Maria Isabel Maranha Nunes Tiago Cardoso…

E que tal a Câmara tributar a utilização das praias do concelho?..
 As concessionadas, evidentemente!..
Seria fácil instalar portagens… Seria fácil convencer os banhistas a colocar um chip no calcanhar!...
Preço por pessoa: a 1€ por manhã ou tarde… 1,5 € por dia!..
Com as enchentes previstas para a época alta, era só fazer as contas!..

Nota:
- Se a ideia for aproveitada, não esquecer os direitos de autor…


Estes, podem ser todos processados, julgados e condenados que nenhum irá preso!..

Estava previsto para as proximidades da Praça da Europa, mas...

terça-feira, 21 de junho de 2011

10 horas

X&Q1047

Visão nocturna da Ponte da Figueira

foto de Pedro Cruz

Porque é que Fernando Nobre não cumpriu a sua palavra?..

16 de Abril de 2011
Fernando Nobre revela este sábado ao “Expresso” que se não “for eleito presidente da Assembleia da Republica” renuncia “imediatamente ao cargo” de deputado para o qual é proposto enquanto cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa.
20 de Junho de 2011
A candidatura de Fernando Nobre à presidência da Assembleia da República foi rejeitada nas duas votações. Na segunda, teve menos um voto do que na primeira. Nobre anunciou a desistência, mas garante que, para já, fica no Parlamento.

"OS MAIS POBRES DOS POBRES"...

No passado dia 17 do corrente, no decorrer da sua intervenção no II Congresso Nacional da Cultura Avieira (organizado pelo Instituto Politécnico de Santarém no âmbito da Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional e da UNESCO), foi anunciado por Alfredo Pinheiro Marques (director do Centro de Estudos do Mar - CEMAR), que em breve irá estar pronto, e irá ser lançado ao público, o seu livro "OS MAIS POBRES DOS POBRES, E O MAIS BELO BARCO DO MUNDO — Décadas de Combate pela Cultura dos Pescadores Portugueses".
Neste livro, que irá ser publicado neste ano de 2011, para além de textos inéditos, irão também ser antologiados todos os textos que foram produzidos pelo autor, ao longo das últimas duas décadas, sobre História, Geografia e Antropologia dos Pescadores Portugueses. Sobre aqueles que, embora sendo os mais desprovidos e esquecidos pelo Poder, de facto, são os que têm a ver com o Mar... neste país que, infelizmente, tem sido um país de "História" (censura historiográfica), de retóricas e comemorações dos "Descobrimentos", e de incapacidade de construir o Futuro (no mar, tal como na terra).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dia 21 de Junho Terça-Feira...





...reunião de Câmara aberta ao Público...pelas 15 horas!..

Tudo está no seu lugar... Nobre chumbado duas vezes!

"Nobre falhou eleição para presidente da AR na primeira volta"!...
Tudo está no seu lugar...
O inédito aconteceu mesmo: segundo a RTP-N, que estou a ver em directo, Fernando Nobre foi chumbado duas vezes!..
Só neste país...
Fica mais uma vez a pergunta: o que leva Fernando Nobre a expor-se a estas tristes figuras?...
Só Passos Coelho e Paulo Portas sabem porque lixaram Fernando Nobre...
O PS é que, quanto a mim, desperdiçou uma  excelente oportunidade de embaraçar Passos Coelho e Paulo Portas...

No alvo ...

Muito sinceramente...

... agradecido, venerando e obrigado pela homenagem!
Aquele abraço...

Agora no Núcleo Museológico do Mar...

Só neste país!..

A meu ver, o português normal não está nada interessado e, muito menos preocupado, com a questão da eleição do Presidente da Assembleia da República.
O seu dia-a-dia é tão difícil que esse pormenor , que tem mais ver com os "bastidores" partidários, lhe passa ao lado.
Por isso mesmo, ser eleito um nobre ou um plebeu, pouco lhe importará.
Essa, será a sorte de Passos Coelho… Ressalvo, desde já, que compreendo perfeitamente a sua teimosia em manter a candidatura de Fernado Nobre. Está em causa um compromisso pessoal.
Provávelmente, Fernando Nobre acabará por ser eleito. Essa é a minha convicção. No entanto, se Nobre for rejeitado, o País continuará tranquilo e irresponsavelmente feliz.
Confesso, todavia, que não deixa de me fazer espécie este Nobre, presidente e tudo da AMI, expor-se a estas tristes figuras?...
Fernando Nobre deu uma grande  cambalhota política ao  aterrar de pára-quedas nas listas do PSD... Todavia, não deu um salto no escuro: está sempre salvaguardado, pois tem a  AMI para lhe acudir em caso de catástrofe...
Só neste país!...

A minha rua...

Aldeia da Cova-Gala: a  Avenida 12 de Julho mostrada pelo Pedro Cruz...

Boas notícias para o Benfica...

O que ontem era mentira, hoje é verdade!..
"André Villas-Boas vai treinar o Chelsea..."
E há mais...
"Quem poderá seguir com o técnico português é o avançado colombiano Radamel Falcao. O nome do jogador tem sido associado ao forte interesse por parte de clubes ingleses e, segundo o jornal “A Bola”, o Chelsea está na corrida, juntamente com Arsenal e Tottenham, pela contratação dos seus serviços."

Por onde tem andado a "geração à rasca"?...

Está na praia ou já está "desenrascada"?..

domingo, 19 de junho de 2011

Motonáutica...

Que se lixe os “leques de água”, “as rasgadas”, os pannings, etc. Disso deve haver ao pontapé. Se não há. Devia! Hoje, quando decidi ir fotografar o Campeonato Nacional de Motonáutica tinha como objectivo fazer uma “foto diferente”, aquela foto. A composição: “deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade...” (Henri Cartier-Bresson).
Cliquem aqui. Espero que gostem!

Via PEDRO José Agostinho da CRUZ

Bom domingo para todos!

foto Pedro Cruz

Hoje é domingo.
Excepcionalmente estou de folga.
Só desejo ter um dia descansado, viver a minha vida e recuperar todos os domingos perdidos.
Sem medo das mudanças e do que vem por aí…
É domingo e estou na Cova-Gala, a minha aldeia.
Haja saúde.
O resto virá por acréscimo, virá como contrapartida do que se faz com a vida, com o que se faz no dia-a-dia.
É domingo.
Mesmo que o tempo que se avizinha não se anteveja risonho, não me posso esquecer, ninguém se pode esquecer, que a nossa vida é, em grande medida, o que fazemos dela e não o que os outros pensam dela.
Bom domingo.
Para todos, sem qualquer excepção!

Burros?...

Ao anunciar o chumbo de Fernando Nobre para presidente da AR, o PS demonstrou ter-se transformado num partido bacoco. Se tivesse seguido a tradição e eleito o candidato do partido maioritário na AR, cumpria um preceito estabelecido, forçava uma fricção entre o CDS e o PSD e ainda se divertia com o mais inábil presidente da AR da história parlamentar.

Fernando Nobre seria sempre um embaraço para o PSD. Ao vetar este candidato, por pura retaliação mesquinha, o PS fez um favor ao PSD que agora pode apresentar um bom nome para o cargo.

Via 2711

Bom domingo

sábado, 18 de junho de 2011

Iknie: uma nova linguagem

Conheci José Tavares em Arrouquelas, uma freguesia pertencente ao concelho de Rio Maior, de maneira completamente acidental: confundi-o com o deputado europeu do BE Rui Tavares. Fiquei a saber que era seu irmão. É um Homem com um percurso de vida singular. Leiam o que vem a seguir. 
«José Tavares é engenheiro agrónomo, mas abandonou esta profissão para se dedicar, em exclusivo, a um projecto de sua autoria: Iknie Fantasy, um conjunto de símbolos que apelida de «um código global, o princípio de uma nova linguagem, uma espécie de folclore planetário que é de todos sem pertencer a ninguém».
Esta “espécie de esperanto gráfico”, ou “elemento unificador de culturas”, é, na óptica do seu criador, uma inovadora forma de comunicar (é, aliás, uma verdadeira “revolução criativa!” como gosta de afirmar): «cada anatograma iknie funciona como um elo de ligação entre os povos» porque «representa, de forma abreviada, uma série de características comuns aos seres humanos e consegue, através de um grafismo simples, esbater as especificidades locais menos importantes fazendo sobressair aquilo que de melhor existe em cada um de nós».
Para José Tavares, um poliglota nato (além do português, fala seis línguas diferentes: russo, checo, ucraniano, inglês, francês e espanhol) a principal característica dos “sinais” que criou prende-se com o facto de funcionarem como «veículo psicológico» das nossas emoções: cada imagem «tem um lado mágico e uma dimensão mítica que liberta a mente de quem a observa e faz com que consiga perceber o seu futuro através de uma regressão ao passado». Em 1981 (com apenas 19 anos), José Tavares foi estudar para a Checoslováquia. Esta experiência, confessa, foi marcante na sua vida. Mas, a valência do seu projecto resulta, também, da aculturação de elementos que foi recolhendo nas muitas viagens que fez: «durante anos consecutivos contactei com mongóis [e recorda, com alguma saudade, uma namorada mongol que, ainda hoje, tem um lugar cativo no seu coração], vietnamitas, gregos, sul africanos, entre outros povos, o que me deu uma grande riqueza de conhecimentos sobre a estrutura humana». A entrada no circuito comercial tem-se mostrado bastante difícil, apesar do interesse que a sua obra tem registado, ultimamente, junto de algumas galerias, por isso, José Tavares fez das ruas de Lisboa o espaço privilegiado para expor os seus trabalhos. Mas, este “designer do quotidiano”, como gosta de ser reconhecido, é um lutador e não desiste com facilidade. Embora os recursos financeiros sejam limitados (devido a estar desempregado), José Tavares não pára de sonhar: «como o projecto tem potencialidades didácticas, o próximo passo é divulgar os iknies (nome inspirado na palavra grega ikone) junto das escolas». Depois de conhecer os “caracteres” desta “linguagem universal” é impossível ficar indiferente à mensagem de força e energia que encerram.»

O Presidente da Câmara de Lisboa e a ministra da Cultura depositando as cinzas de José Saramago junto a uma oliveira especialmente plantada para o efeito em frente à Casa dos Bicos, no Campo das Cebolas

Portas inspirado

Saberá Deus porquê Paulo Portas tem a mania de ter sempre ao seu lado uma mulher modelo, no governo de Durão Barroso o modelo de todas as virtudes era Celeste Cardona, agora a super-mulher que inspira o líder do CDS é Assunção Cristas por quem se apaixonou durante a campanha contra o aborto assunto que como todos sabemos tem muito que ver com a agricultura, até porque estamos num tempo em que os agricultores aguardam pela ajuda europeia por causa dos prejuíos na produção de pepinos e tomates.

aF170

“Haja saúde e coza o forno”…

Município da Figueira da Foz entrega distinções honoríficas a 24 de Junho…



 “Joaquim de Sousa recebe Medalha de Ouro da Cidade e torna-se Cidadão Honorário”…
Mais pormenores aqui.