segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Uma foto de 1999




Esta fotografia, pertence ao baú de recordações da minha prima Vanessa (blogue There is a word), que ontem retornou aos EUA, depois de 15 dias de férias em Portugal.
O acidente que envolveu o cargueiro Kaaksburg verificou-se no dia 2 de Janeiro de 1999.
Uma avaria nas máquinas, obrigou o comandante do navio a solicitar ajuda às autoridades marítimas da Figueira da Foz. Fundeado a duas milhas da costa, o cargueiro foi empurrado pela força das ondas para a costa, junto à praia da Cova Gala. Na manhã seguinte, os sete tripulantes tiveram de ser resgatados por um helicóptero da Força Aérea, vindo do Montijo.
O cargueiro, com bandeira da Antígua, era um navio de 2.500 toneladas, 88 metros de comprimento e 11,30 de boca.
A sua remoção, que não foi fácil, esteve, numa primeira fase, a cargo de uma empresa holandesa que chegara a acordo com a companhia de seguros do navio. Todavia, nos dias 16 e 17 de Janeiro, a forte ondulação marítima provocou graves danos no Kaaksburg, tendo-se chegado à conclusão que "a sua recuperação era de tal forma dispendiosa" que não era viável.
Numa reunião havida no dia 18 de Janeiro, foi decidido que o navio seria desmantelado, cabendo ao armador e à companhia de seguros elaborar o plano de desmantelamento.
É neste espaço de tempo que surge a empresa Draganorte, a demonstrar o seu interesse em recuperar o navio, o que viria a conseguir numa tarde de domingo, dia 16 de Maio de 1999.
Decorridos pouco mais de 4 meses sobre a data do sinistro do Kaaksburg.

domingo, 5 de agosto de 2007

Domingo de Agosto...


Para quem passa cá todo o ano, um domingo de Agosto, é o pior momento para viver na Cova-Gala: mais trânsito, menos estacionamento, menos tranquilidade, mais confusão. Enfim, mais coisas irritantes...
Hoje, felizmente, o céu está nublado...
Mas, desconfio, que não vai ser por muito tempo!...

X&Q116

Um dia em prol do Grupo Desportivo Cova- Gala


... e aqui

Crise das pescas portuguesas é real

Historicamente, a importância do sector das pescas em Portugal, ultrapassou sempre o seu peso real na economia nacional.
Recorde-se, que contribuiu de forma importante para o abastecimento de pescado, e era factor de independência nacional e de soberania alimentar, além de garantir o emprego a milhares de pescadores.

Com a integração na Comunidade Europeia, Portugal passou a estar submetido à Política Comum das Pescas.
Após longos anos de discussão chega-se em 1983 a um acordo sobre política de pescas. Esse acordo foi revisto em 1993.

A frota portuguesa, ainda uma das maiores da UE, entre 2000 e 2004 diminuiu 5,6%, conforme pode ver clicando aqui. E essse caminho continuou nos anos seguintes: entre 2004 e 2006 deu-se o abatimento de mais embarcações. Segundo o jornal “Público” de ontem, de 10 086 barcos, em 2004, passou para 8 754 em 2006.

O definhamento da frota pesqueira portuguesa teve consequências: a produção diminuiu.
Dos cerca de 810 milhões de euros, em 1992, passou-se para os 500 milhões em 2006.
A crise das pescas portuguesas é real. Portugal, continua a perder dimensão a nível europeu, também no sector pesqueiro.

sábado, 4 de agosto de 2007

X&Q115

SILLY SEASON

Muito se tem escrito sobre a chamada Silly Season.
Uma boa parte da blogosfera também foi para banhos.
Esta, é a altura do ano em que o corpo entra de férias e o cérebro baixa a fasquia.
Todos os anos, é assim.
No caso de Portugal, tal acontece durante o mês de Agosto.
È assim. Todos os anos é assim.
Não há muito a acrescentar sobre o assunto.
Não admira que, também, o tempo ande irritante.
Estamos na estação parva!

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

É a vida

Este monumento, acima, é um dos mais modernos!...
Clique aqui e aproveite para conhecer os outros.
Aproveite, pois é o que temos.

Se houver imaginação, ao olharmos para o monumento, podem revelar-se esfinges do tempo moderno, reflexos das sociedades eleitorais do século XXI.

Abençoados sejam os fiéis depositários dos votos do monumento, eleitos à categoria de divindades do povo desta Terra...

São vários os oportunistas, ou simples velhacos, que conquistaram impunemente o seu pedestal na história deste País.

Portanto: eu, que não sou de intrigas, e não estarei cá para o comprovar, suspeito que, no futuro, a “nomenclatura” local ainda vai ter tabuletas nas ruas, ou estátuas nas rotundas...
É a vida...

Nem toda a pergunta tem resposta

Um amigo meu, emigrante, um dia destes, em conversa informal, em redor de uma mesa com uns camarões e uns finos (pagos por nós...), ao falar sobre a sua Cova-Gala natal, colocou-me a seguinte questão, visivelmente admirado:

“ o porquê da perpetuação das figuras de sempre na política local!... Será que isto já chegou à Madeira?... “


Respondi-lhe, conforme pude, pois não costumo falar dos ausentes:

“Por muito que custe ver pessoas de que gosto porem fim a relações, esta tua questão faz-me lembrar que um jogador que eu sempre admirei, o Eusébio, não se devia ter arrastado até ao União de Tomar!...”


Muitas vezes, a falta de um conselheiro faz toda a diferença!...

Ajuda o futebol do GRUPO DESPORTIVO COVA-GALA

X&Q113

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

(Um, disfarçado de anónimo. Esta é a parte do comentário que pode vir a público... O resto, foi directamente para o lixo)

“eu sei muito acerca do cova gala pois vivo o cova gala por dentro e sei muito bem coisas k pouca gente sabe e não querem dizer”.

Eu como não sei... Limito-me a comemorar os golos. Com sentido de humor!...

X&Q112

Foi para não sobrecarregar a Portela

Duas notas que retirámos do BLOGUITICA:

Primeira: Na tomada de posse do X Governo Regional da Madeira, o Governo fez-se representar pelo secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Filipe Baptista.

Segunda: O Governo esteve hoje representado na tomada de posse do novo executivo municipal liderado por António Costa com a presença de sete ministros.


Possível explicação para tamanha parcimónia na Madeira:
deve ter sido para não sobrecerregar o trânsito aéreo na Portela.
A OTA está a fazer mesmo falta!..

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

MATRA

Um MATRA qualquer, anda a tentar conspurcar este espaço com comentários abaixo de qualquer possível e imaginário nível...
Mas, como estas iniciais apenas me fazem lembrar uma equipe de Fórmula 1 (Mécanique Avion TRAction surgida no final da década de 60, que em 1969 se tornou a campeã de construtores, tendo como piloto campeão, Jackie Stewart), ainda não percebi o que anda para aqui a fazer este MATRA!...
MATRA, alma penada, você já abandonou a competição em 1972...

Acordo ou suicídio?..


O recém-eleito presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, chegou a acordo com José Sá Fernandes, vereador independente eleito pelo Bloco de Esquerda, para formar o novo executivo, que vai tomar posse daqui a pouco......
O vereador bloquista, poderá ficar com o pelouro do Ambiente....
Cheira-me que este acordo vai ser o suicídio político do homem das providências cautelares!...

As rotundas da Cova-Gala


Portugal parece o país das rotundas.
A Cova-Gala, com algumas, contribui para isso. Entre elas, esta, que é manhosa.
As restantes, podem ser vistas clicando AQUI.

X&Q109

Vida


"Calados, mudos,
no buraco metidos,
sem coragem de nos mexermos,
de medo transidos,
sempre despertos os cinco sentidos
não cheguem lá fora os ruídos
do mastigar das migalhas
das mesas caídas;
a vida cobarde a toda a hora agradecida,
como esmola recebida ...
isto não, não é vida!"

[Joaquim Namorado, in Incomodidade]

Adenda: LEIA, CLICANDO AQUI, ESTE "DISCURSO SOBRE O MEDO"

Agosto...


... finalmente