sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Lagoa da Vela, mais um dos locais de "culto" e de "peregrinação" dos políticos...

A Vela Pravida viu a luz do dia em 2016. A razão de ser da sua criação foi contribuir para a revitalização, preservação e divulgação da Lagoa da Vela. 
O presidente da direção, José Beato, em declarações hoje publicadas no DIÁRIO AS BEIRAS informa "que a associação tem novos projetos para este lago natural situado na freguesia do Bom Sucesso, nas Matas Nacionais, que gostaria de ver concretizados.
Um dos projetos visa, "no lado Nascente da Lagoa, a instalação de um parque de merendas. O terreno, de um hectare, já está garantido. Pertence a uma particular, que está disponível para arrendá-lo por um valor simbólico."
O outro projeto "é um parque de estacionamento para autocaravanas. Já foi apresentado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), à Câmara da Figueira da Foz e à Junta de Freguesia do Bom Sucesso."
"A aprovação, pelo ICNF, está praticamente garantida!", informou o presidente da direção, esperando que as duas autarquias venham contribuir com apoio financeiro. José Beato revelou, também, "que a associação que lidera defende a abertura de uma pista pedestre entre a estrada e a lagoa, paralela à viária rodoviária, cujo projeto já está elaborado
A Vela Pravida tem o objetivo de assinalar o Dia da Lagoa, "a propósito dos 46 anos da realização de uma prova da Taça de Portugal de Remo na lagoa."
As iniciativas previstas são uma feira tradicional e uma prova informal daquela modalidade desportiva.
Tudo isto tem como finalidade "levar pessoas à lagoa".
A Lagoa da Vela, à semelhança das praias da Cova, em São Pedro, e da Leirosa, na Marinha das Ondas, ´um dos locais de "culto" e de "peregrinação para políticos e decisores". 
No primeiro caso, "é o excesso de areia que está a deixar o lago natural sem espaço para água; no segundo, é a falta de inertes que permite o avanço do mar. Em ambos os casos, o problema ainda não foi resolvido pela Administração Central."
Ainda segundo a edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS, "o Estudo de Impacte Ambiental para a revitalização do espelho de água da Lagoa da Vela, mandado elaborar pela Câmara da Figueira da Foz, encontra-se na fase de recolha de contributos de diversos organismos públicos. O executivo camarário de Santana Lopes tem como desiderato avançar com o desassoreamento da lagoa durante o atual mandato autárquico, em articulação com outros organismos do Estado. Estão ainda previstas outras ações, estas visando a requalificação e a valorização da zona envolvente, incluindo a ecopista europeia Eurovelo, que passará na zona da lagoa."

Sem comentários: