segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Nos 90 anos da Escola Joaquim de Carvalho

Via Diário as Beiras
"Na passada sexta-feira, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho celebrou 90 anos. No decorrer da cerimónia, nas intervenções efetuada foi realçando o papel e a importância deste estabelecimento de ensino na formação de distintas gerações.
O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes realçou a emoção que sentiu ao apreciar “o orgulho que cada uma das escolas da Figueira da Foz tão bem exibe e que não pode deixar de ser sublinhado”, esperando que cada um dos jovens ali presentes se prepare para os desafios do futuro sempre maiores e mais complexos para que, “futuramente, se possam fixar na cidade que os formou e nela desenvolver e implementar os ensinamentos académicos adquiridos”.  
O director da escola, Carlos Santos, referiu, no seu discurso, que na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho o amor funciona como linha orientadora, pois graças a ele e só através dele “a obra nasce e acontece”
Durante a cerimónia, foi visualizado um filme que fez uma retrospetiva aos 90 anos da instituição, homenageando todos os seus diretores. Foram também entregues prémios cívicos e académicos.
Nesta cerimónia de comemorativa, estiveram ainda presentes a Delegada Regional da Educação do Centro, Cristina Oliveira, a vereadora Olga Brás, vários presidentes de Junta de Freguesia, e diretores de Agrupamentos Escolares, entre outras entidades. 
Até 1978, a escola teve várias nomenclaturas. No início, em 1932, chamou-se Liceu Municipal Dr. Bissaya Barreto. Mais tarde, em 1961 Liceu Nacional da Figueira da Foz. Em 1979, com a distinção entre liceus e escolas técnicas, a designação oficial passou a ser Escola Secundária n.º 2 da Figueira da Foz. Em 1978, uma portaria governamental consagrou a designação “Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - Figueira da Foz”, de acordo com a proposta enviada pela escola, reconhecendo o valor de Joaquim de Carvalho no âmbito da cultura e da educação, e com o apoio maioritário dos professores e a concordância da Câmara Municipal da Figueira da Foz."

Sem comentários: