quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Sebastião Bugalho

Pensava que para escrever sobre a actualidade, um colunista teria de possuir níveis razoáveis de experiência, conhecimento e sentido de humor. 
Até que li as crónicas de Sebastião Bugalho e verifiquei que, afinal, qualquer um consegue ser comentador. É justo reconhecer que Sebastião Bugalho mostra uma fluidez assinalável na sua expressão oral e escrita, mas o conteúdo das intervenções do “prodígio”  não vai muito além do “Passos bom, Costa mau, Rio péssimo, Rodrigues dos Santos dono do partido cabide”.
Sebastião Bugalho, "um jovem cheio de si, com uma confiança superior à de Jorge Jesus", é aquele puto que achou que Rui Rio ganhou a António Costa, depois de Rui Rio ter ganho a Catarina Martins, depois de Rui Rio ter ganho a Rui Tavares, depois do Chicão ter ganho a toda a gente, depois do Ventura ter ganho a toda a gente, menos ao Chicão.

Para lá da crónica nos jornais, Sebastião Bugalho participa como analista político em noticiários da TVI24. A situação resultou de um convite do anterior director de informação da estação de Queluz, Sérgio Figueiredo, que, segundo o próprio explicou, é amigo dos pais de Bugalho. Ao conviver com Sebastião, ficou imediatamente fascinado pelo discurso e pela inteligência do jovem promissor. 
No Verão de 2018, enquanto a maioria dos programas de debate político encerrava para férias, a TVI24 lançou Novos Fora Nada, um espaço onde Bugalho discutia semanalmente um determinado tema da actualidade com António Rolo Duarte, num diálogo na redacção da TVI a que se juntava um convidado surpresa. 
Sebastião Bugalho, passou pelos jornais i e Sol, como jornalista, profissão que abandonou. Sebastião Bugalho não ficou, contudo, longe da imprensa, passando a integrar a equipa de colunistas permanentes do Observador, numa mudança que representou um ganho significativo de visibilidade. Neste momento, é colunista no Diário de Notícias.
O ex-jornalista, teve outra actividade profissional: consultor da Câmara de Cascais (presidida por Carlos Carreiras). 

Depois do surgimento em 2017 do Sebastião Bugalho jornalista e de 2018 ter sido o ano de consagração do Sebastião Bugalho comentador, 2019 foi a ascensão fulgurante do Bugalho político.
Sebastião Bugalho foi escolhido por Assunção Cristas para integrar em sexto lugar a lista do CDS pelo círculo de Lisboa nas legislativas. Em Setembro de 2021 Sebastião Bugalho recusou integrar a bancada parlamentar do CDS como deputado. Crítico da actual direcção, o comentador político invocou “circunstâncias políticas (do CDS) e profissionais” para declinar o convite.

Sebastião Bugalho tem 25 anos. Acabei de o ouvir na CNN a comentar. 
Para dar uma ferroada no Costa, falou do PREC...
Mostrou que não passa de um puto palerma e deslumbrado levado ao colo para a mesa dos adultos...
Vá lá saber-se por quem. E porquê.

Sem comentários: