segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

O povo sábio decidiu...

Costa ganhou o braço de ferro entre o PS e PCP mais BE. 
Não quis ceder à negociação, como fizera nos anteriores 6 orçamentos. Deixou cair o governo. E o povo sábio deu-lhe o que nem ele esperava: a maioria absoluta.
À direita, a fraqueza do PSD e o desaparecimento eleitoral do CDS, ficou patente. À esquerda, PCP e BE sofreram um grande golpe.
A extrema-direita cresceu. O PAN encolheu. O Livre aguentou.
Foi isto, que um povo que dizem ser sábio decidiu: uma maioria absoluta que apanhou desprevenido o próprio partido que a obteve.
Não vale a pena falar do Cabrita e os sucessivos escândalos, do Sócrates e da  sua entourage da corrupção. O povo sábio não quer saber nada disso.
Marcelo Rebelo de Sousa é que percebe disto. Ele sim, conhece como ninguém, a sabedoria do povo... O resto foram horas de conversa da treta nos canais televisivos. Limpem o traseiro com as sondagens e os estudos de opinião. O povo sábio gozou com todos: resta ao Rio, que foi de vitória em vitória, até à derrota final, reclamar uma vitória moral, baseando-se nos estudos de opinião e nos comentadores que lhe deram até à boca das urnas um empate técnico e, até, uma ligeira vantagem. Nem o empurrão final do Santana Lopes na arruada em Lisboa o ajudou a obter o "poucochinho"... 
Os resultados eleitorais falam por si... 
Mas nem todos perderam. Com este resultado eleitoral Rui Rio não deve ter grande futuro como líder do PSD. Quem ficou a ganhar foi o gato Zé Albino. O povo, além de sábio é humano: já custava ver o ar deprimido do bicho e o ar de preocupação do dono. O povo sábio serve mesmo para resolver os problemas. Incluindo os dos animais e dos donos.

Sem comentários: