sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O debate na rádio e a opinião "improvável" de Sebastião Bugalho

Via Diário de Notícias
«Tendo visto todos os debates televisivos por premissa profissional, fiquei ontem com a impressão de que o embate radiofónico entre todos – ou quase todos – os líderes com assento parlamentar foi um dos melhores momentos da campanha eleitoral. 
Teve significado político, qualidade nos argumentos, questões por fim clarificadas e alguns sinais para futuro. Soberbamente moderado, foi um debate equilibrado nos tempos e nos tons. O vencedor, para mim, foi o improvável João Oliveira. Os derrotados, improvavelmente para mim, foram os pequenos partidos da direita democrática ali presentes. 

Os ausentes da arena foram, apesar de tudo isso, os mais presentes. Jerónimo esteve presente, sem dúvida, na mensagem que João Oliveira procurou transmitir. O PCP já não veste a pele do partido do protesto e contra a governação – seja ela qual for –, mas antes uma lustrosa capa de “força de convergência”. Tendo Jerónimo de Sousa sido um dos grandes defensores da solução política conhecida por geringonça, a vénia ficou feita – e com eficácia. Oliveira trouxe propostas do seu partido sobre a habitação e a demografia e esteve mais à vontade do que nas aparições no pequeno ecrã. Disparava pequenos apartes bem-dispostos (sobre a energia nuclear assinalou “a bomba atómica na ecogeringonça” que ocorreu, de facto, no debate) e conciliou conhecimento da realidade dos portugueses, dimensão política e empatia humana. Foi, palavra, uma belíssima performance do líder parlamentar comunista.»

Nota de rodapé.
Como escrevi ontem, «Sebastião Bugalho tem 25 anos.» Na minha opinião, «não passa de um puto palerma e deslumbrado levado ao colo para a mesa dos adultos...
Vá lá saber-se por quem. E porquê.»

Sem comentários: