quarta-feira, 30 de junho de 2021

Coisas realmente importantes: O Foz Plaza Figueira Beach Rugby International ...

Da série, continuação da gestão da anormalidade pandémica na Figueira da Foz... 
"O Foz Plaza Figueira Beach Rugby International disputa-se nos dias 3 e 4 de julho, no areal urbano, com 30 equipas de seis países europeus, incluindo Portugal, e 450 atletas. 
O torneio internacional de râguebi de praia regressa dois anos depois (em 2020, não se realizou devido à pandemia) e com mais força. A organização afiançou que foi recusada uma dezena de inscrições. 
Os jogos, por razões de segurança sanitária, disputam-se num recinto vedado e sem público. Nesta edição, que é a 11.ª, as equipas femininas (14) são quase tantas como as masculinas (16), o que acontece pela primeira vez. Por outro lado, os prémios (1500 euros a distribuir por oito escalões) têm o mesmo valor para atletas de ambos os géneros. 
Se a paridade é um desiderato da organização, o ambiente não fica atrás. Pelo segundo ano consecutivo, é distribuída uma garrafa de água reutilizável por cada jogador, eliminando-se, assim, os milhares de garrafas de plástico que eram acumulados durante o torneio. Por outro lado, o Foz Plaza Figueira Beach Rugby International mantém a oferta de 50 cêntimos por cada ensaio conseguido durante o torneio para uma instituição de solidariedade do concelho. Este ano, as receitas são para um projeto comunitário embrionário de apoio ao sem-abrigo. 
O retorno económico do torneio, por sua vez, reflete-se em cerca de 300 dormidas e outras despesas associadas. A Câmara da Figueira da Foz contribui com 17 mil euros, mas apoio logístico
A primeira edição do torneio internacional de râguebi de praia da Figueira da Foz realizou-se em 2009."

Sem comentários: