sábado, 4 de julho de 2020

Antigo quartel dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz (6)

"Em boa hora, o município construiu um novo quartel para os bombeiros sapadores. Ao contrário do antigo, este novo local apresenta agora excelentes acessibilidades, permitindo que, em poucos minutos, um carro de emergência consiga colocar-se em qualquer ponto do concelho, e é, estruturalmente, um edifício funcional, cumprindo todos os requisitos necessários para garantir a operacionalidade dos nossos bombeiros e proteção civil.
Claro que o novo não tem a história, a beleza arquitetónica e a importante envolvência do edifício original e é por isso que este último merece ser preservado e ter uma nova vida e uma nova função.
Tal como referido na semana passada, o município está a desenvolver, no núcleo antigo da Figueira da Foz, um Plano Estratégico de Reabilitação Urbana que, para além do que já está a ser levado a cabo no espaço público, tem também como desiderato a reabilitação de alguns edifícios municipais.
Destaco o antigo quartel dos bombeiros municipais, o edifício do Sítio das Artes, o antigo terminal rodoviário (já debatido neste jornal), o antigo edifício da PSP, bem como a reconversão do seu extenso quintal traseiro num parque de estacionamento de apoio aos residentes e clientes do comércio local.
O parque de estacionamento já está construído e, tanto quanto se esperava, é bastante utilizado. Quanto ao antigo edifício da PSP, que alberga a associação CASA no piso térreo, será reabilitado para acolher outras associações que sairão do edifício do Sítio das Artes. Por sua vez, este será transformado pelo IEFP num Centro de Formação Profissional. 
Finalmente, a reabilitação do antigo quartel, cuja obra se encontra atualmente em curso, passa pela sua reconversão num edifício dedicado à imagem: fotografia, cinema e multimédia. 
Além de ser destinado aos serviços municipais, nomeadamente ao serviço de Arquivo Fotográfico Municipal, integrará laboratórios de imagem e multimédia, salas de projeção, salas de exposição polivalentes em complementaridade com espaços para empreendedores que poderão utilizar as sinergias colaborativas criadas para que surjam novos negócios e projetos nestes domínios tão eminentes na Figueira da Foz."
Via Diário as Beiras

Sem comentários: