quarta-feira, 20 de novembro de 2019

TROIADELO, uma postagem incómoda...

«"Ana Leal": projecto de luxo da herdeira da Zara arrasa dunas protegidas de Tróia

Um projecto ilegal do ponto de vista ecológico, por violar as leis do Ambiente, mas que recebeu luz verde do Estado português».

Para ver a reportagem que passou ontem na TVI, clicar aqui.


Tróia, é (ou, pelo menos, era) o sonho húmido de Ataíde para o Cabedelo!..
Numa Assembleia Municipal realizada a 20 de Dezembro de 2017, o presidente João Ataíde, alegou que o parque de campismo do Cabedelo "não é propriamente um projecto estimado pelos figueirenses e pela comunidade local".
O autarca lembrou que a requalificação do "espaço urbano de praia" do Cabedelo assenta na degradação da envolvente e que o projecto, aprovado pela autarquia, prevê um investimento de 2,5 milhões de euros que ainda aguarda visto do Tribunal de Contas.
João Ataíde adiantou que foi pedido a um arquitecto paisagista a valorização do espaço, comparando o Cabedelo a Tróia, afirmação que motivou risos na assistência.
"O parque de campismo, com a sua configuração actual, é conflituante com este objectivo. Não vemos grande vantagem em prol da cidade na manutenção deste parque de campismo, no nosso projecto não está integrado nem tem de ser integrado", argumentou o autarca.
Disse ainda que não existe "nenhum direito adquirido" dos campistas e utilizadores do parque, nem nenhum direito de propriedade ou posse "nem foi gerado qualquer tipo de expectativa", finda a concessão.
No entanto, o autarca admitiu, a "título precário", antes de começarem as obras e sujeito a reavaliações "de três em três meses", que a concessão se possa manter "enquanto não ocuparmos aquele espaço".
"A expectativa era o prazo de concessão e temos oferta suficiente em termos de campismo", disse ainda na altura João Ataíde.


Sem comentários: