quarta-feira, 3 de julho de 2019

Eleições nos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, que só devem ocorrer daqui a alguns meses, já estão a gerar polémica. E que polémica!..

"Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz querem saber se a Celbi está a interferir no processo eleitoral".
Lídio Lopes, Presidente da Direção da AHBVFF. Presidente do Conselho Fiscal da Liga de Bombeiros Portugueses.

"A direcção dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (BVFF) pediu uma reunião de urgência ao conselho de administração da Celbi, “ao mais alto nível, no sentido de se esclarecer, cabalmente, se há um formal ou não, envolvimento da empresa, através dos seus quadros superiores, numa eventual interferência na vida da associação e no controlo do corpo de bombeiros”, lê-se na nota enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS.
“No âmbito do processo eleitoral em curso para as próximas eleições para os órgãos sociais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, um nosso bombeiro, enquadrado na prestação de serviço que efectuamos na Celbi, foi formalmente chamado, no horário laboral, pelo responsável de relacionamento da empresa com o nosso contrato, ao gabinete do engenheiro João Mota [antigo comandante dos BVFF], quadro superior da Celbi, onde foi alvo de assédio e intimidação, pela atitude recente de mais de 35 bombeiros assumirem apoio à atual direcção e com o anúncio de que era candidato a presidente da direcção, com uma justificação torpe, anunciando a sua vontade para a nomeação de um comandante e de um 2.º comandante do corpo de bombeiros, devidamente identificados”, frisa a nota da direcção dos BVFF.
A nota acrescenta que, “sabendo-se que o candidato desta pretensa lista a presidente da mesa da Assembleia Geral seria o doutor Nogueira Santos, de igual forma quadro superior da Celbi e superior hierárquico do engenheiro João Mota, a direcção decidiu, com o conhecimento e concordância dos presidentes da assembleia geral e conselho fiscal”, solicitar a referida reunião à administração da Celbi.

Corporação pode deixar de prestar serviços na fábrica

A direcção dos BVFF pretende ainda saber que “se a Celbi concorda ou não com o comportamento do seu quadro superior [João Mota] de assédio e intimidação, havido dentro das suas instalações e em horário laboral, a um bombeiro, prestador externo de serviços”. Por outro lado, questiona se pode “obter da Celbi garantias de protecção laboral aos bombeiros dos BVFF ali em serviço, a futuros atos de assédio e intimidação”. Se não houver garantias, adianta, compreensivelmente, a associação humanitária está “disponível, com justa causa, para solucionar o contrato de prestação de serviços com a empresa”.

Direcção exige demissão de putativos candidatos

Mudando de destinatários, a nota dos Voluntários da Figueira da Foz “exige” que João Mota, comandante do quadro de honra, se demita dos actuais órgãos sociais a que pertence, por ser inaceitável que, pertencendo a eles, disso se aproveite para andar a minar, a dividir, a levantar infundadas suspeições. E defende “que primeiro se demita e depois que se apresente como candidato”.
“De igual forma, e pelo anúncio feito, em alguns convites recusados para integrar a tal lista, com o nome do doutor Nogueira Santos para presidente da mesa da assembleia geral, que isso se esclareça e, se for verdade, que se demita dos órgãos sociais a que pertence, por ser inaceitável que, pertencendo a eles, disso se aproveite para provocar uma divisão artificial e negativa para a imagem da nossa associação”, conclui.

Contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, Nogueira Santos não quis prestar declarações. Apesar das tentativas, até à hora desta publicação, não foi possível contactar João Mota."

Via Diário as Beiras

11 comentários:

Alice Mano-Carbonnier disse...

Só para eu ver se entendo pelo menos uma pequena parte deste "descôco". O processo eleitoral está em curso desde quando? Já foi anunciado em Edital? Dos Estatutos da AHBVFF "Capítulo IV, Artº 71º (Processo Eleitoral) 1. No ano em que terminar o mandato dos titulares dos Órgãos Sociais, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral em exercício, anunciará até 31 de Outubro, através de edital a abertura do processo eleitoral e manda preparar os cadernos eleitorais que deverão estar concluídos até ao dia 30 de Novembro." E o nº 3 do mesmo artigo diz ainda: "Se por qualquer razão o mandato dos titulares dos Órgãos Sociais terminar antes de cumprido o período normal de duração, serão realizadas eleições intercalares, parciais ou gerais, cabendo à ASSEMBLEIA GERAL decidir sobre a forma da eleição".
Logo, salvo melhor e mais douta opinião, não há neste momento nenhum "processo eleitoral em curso".

fygurata disse...

Tipicamente retirado do manual de acção politica das concelhias dos partidos do arco da governação. Retirem uma vez por todas os quadros políticos dos diferentes partidos dos órgãos sociais de associações, clubes, e outras agremiações da vida publica bem como das escolas, hospitais e outros organismos autárquicos e estatais para que este pais possa vislumbrar um qualquer futuro senão estamos condenados a miséria que estes indivíduos representam.

imc disse...

Confesso que também estranhei. Tenho a proposta de sócio para aprovar, ou recusar com justo fundamento, há 10 dias. Pelos vistos não precisam de sócios e estão mais interessados em actos eleitorais não existentes.

Lídio disse...

Bem, acabou a paciência e o estado de impunidade aos comentários terminou e vamos tratar tudo pelos verdadeiros nomes.

Estou com tudo e tudo tem de ser dito, pelos vistos.

Alice, não pode só gostar de mim e dizer que sou o melhor do mundo, defender-me contra tudo e todos e trabalhar desalmadamente nos meus projetos, entregando-se horas a trabalhar, quando lhe arranjo emprego a si e a todos os seus filhos ou quando outras razões do passado assistiram, tem de ser intelectualmente honesta, séria e, se o mundo fosse perfeito, grata, o que nos momentos difíceis pelos vistos não é e só revela, de facto, o seu verdadeiro caráter. Agora sou isto e aquilo, o pior do mundo e o causador de todos os males, mas, nessa altura, há algum pouco tempo, deu-lhe muito jeito, e eu era muito bom - o melhor, lembra-se. Muito pode ser dito, por agora fico por aqui. Quanto às eleições, não percebi mesmo o seu comentário - se o processo é o que diz, o que me diz de andarem a pedir subscrições, pessoas da sua família, para uma lista sua contra a que irei apresentar, com pessoas que ainda estão na minha atual - o Stella Maris, por exemplo, é campo de recolha e há gente que se incomoda com a forma rasteira como as pessoas assinam sem saber o que assinam, mas isso trata-se depois. Se quiser, quando quiser, marque conversa, a dois ou com todos quantos queira trazer e podemos falar, com quem queira assistir, para falar verdade, frontalmente sobre todo o passado, tudo, em cima da mesa, para percebermos as motivações, as razões e o percurso de todos nós, é só dizer, eu apareço.

Sr. Dª Isabel Coimbra
A casa tem Estatutos e cumpre-os na íntegra. A sua ficha tem data de 25 de junho, escrita por si e é falso que tenha 10 dias, tem 9, hoje. Será apreciada à luz dos Estatutos, que nos impedem de aceitar quem vem por mal, como o que tem feito nos últimos dias à Associação e à sua imagem. Teve uma vida para ser sócia, até quando foi autarca, mas nunca quis e agora, de repente, despertou para a solidariedade. Para que fique claro, por mim, que tenho um voto, voto que seja rejeitada a sua entrada. Estamos conversados e não lhe responderei mais, porque não me merece isso.
E não use o use o nome da sua Mãe nisto, porque é uma Senhora que respeito profundamente.

A partir de agora, comentário, merece comentário e desço até onde for necessário.

Lídio Lopess

Nuno disse...

Isabel Coimbra, tenha dó, a sua ficha foi entregue com data assinada por si, de 25 de junho passado, a direção aprova os sócios numa reunião de direção.
Pensa que se aprova ao dia, entrega e aprova, não é assim e lembro que os estatutos dizem que se aceitam como sócios as pessoas que não ofendam a instituição ou os seus órgãos sociais, se acha que o que referiu insultando o nosso presidente e a Associação, como o fez é bom, fica com a sua consciência. Ninguém quer entrar numa associação que considera que não presta. Já agora, com a idade que tem e até já tendo andado aí pela política, nunca teve estímulo a fazer-se sócia, que desespero é esse de repente. Há 6 dias entrega a ficha e diz que o fez "há tempo!" tenho dó e seja séria! Nuno Encarnação

Nuno disse...

Sou sócio à mais de 30 anos, recordo como era a Associação Humanitária dos BVFF e o seu corpo de bombeiros. Sem condições, sem meios e sem crédito. Hoje vejo-os com instalações dignas e equipadas, com meios de proteção individuais e veículos adequados. Vejo homens e mulheres motivados no seu trabalho em defesa de terceiros e com vontade de continuar. Estamos todos doidos em criticar! Devemos elogiar e até aplaudir em pé e agradecer que continuem neste percurso e estejam sempre prontos para nossa segurança. Bem hajam.

Unknown disse...

É fácil perceber, pela sua obra que Lídio Lopes, desde 1997, da sua dedicação e o seu carinho pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. Estas (e muitas outras) características que formam parte do seu legado, à frente desta prestigiada Corporação, tornando-se hoje, umas das Associações Humanitárias de referência.Tenho tido o previlégio de estar ao seu lado nesta nobre missão, bem como os restantes elementos dos corpos sociais que ao longo dos anos fizeram parte dos mesmos. Testemunho o seu empenho e respeito por todos os que fazem parte desta familia! Dotou a mesma dos melhores equipamentos na matéria, deu condições dignas de habilitabilidade ao seu Corpo Activo, tornou um edifício obsoleto num quartel operacional, digo do nome. Goza, esta Instituição, de uma saudável estabilidade financeira.
Que mais se poderá exigir ?




Unknown disse...

Sr presidente então é como está o meu caso?
Já posso ser sócio ou ainda tenho que lhe provar alguma coisa, como você me disse quando me chamou aí ao quartel

Lídio disse...

Ao unknown que por ser caso único, sei quem é, pelo que tem andado por aí a fazer, que sei, pode, por decisão da direção e ter sido Bombeiro, saindo por sua vontade, continuar a beneficiar do desconto no transporte de ambulância para os serviços solicitados para a sua mãe, mas ser sócio, só na nova apreciação desses casos, que está agendada, é que se irá, de novo, votar em reunião de direção o caso concreto, até lá, fica como está. E não está mal, porque nessa reunião me disse que a sua exclusiva necessidade de ser sócio era beneficiar do desconto. Se era isso, já tem.
A associação é uma entidade privada, com estatutos aprovados e não sendo pública, rege-se por princípios rigidos de defesa da sua integridade, bom nome e preservação do prestígio angariado ao longo dos anos. Se precisamos de sócios, sim de todos, mas só de todos os que se apresentam por bem.

Unknown disse...

Está um bocadinho equivocado porque felizmente a minha mãe está muito bem de saúde. É como o Sr disse é muito bem a casa tem estatutos aprovados, por isso mesmo se calhar era melhor o Sr presidente ir consultar os estatutos da associação é ver quais as situações em que as pessoas não podem ser sócios. Eu sei perfeitamente que sabe quem sou, aliás no estou aqui para me esconder de ninguém. Assim para que não seja só o senhor a saber quem sou fica aqui o meu nome. Ricardo Gil

Unknown disse...

É verdade Sr Nuno realmente não se aprova uma proposta de sócio de um dia para o outro tem toda a razão. Mas posso lhe dizer que fui bombeiro nesta grande casa durante 22 anos, 12 dos quais como funcionário, no dia que decidi ser sócio pagante da casa foi me dito que não podia ser porque era amigo de um elemento que estava com problemas com a associação e que para ser sócio tinha que provar ao presidente que merecia ser sócio.... "Nem aos meus pais dou satisfações quanto mais a quem não conheço"" Por isso só me leva a pensar que de associação deve ter pouco, parece me mais que é uma casa que tem um dono que faz o que quer e lhe apetece... Por isso posso lhe dizer tenha dó