sexta-feira, 14 de junho de 2019

Santana, as touradas e o populismo...

Santana Lopes quer agora referendar touradas e abolir a sua transmissão na RTP – mas em privado sempre foi um apreciador. Verdade ou mentira?


Depois do resultado das Eleições Europeias – em que a Aliança obteve 1,87% dos votos – Pedro Santana Lopes enviou uma carta tranquilizadora aos militantes do seu partido em que assume que “o resultado não foi” o que desejavam, mas que nas eleições legislativas de outubro “vai ser diferente”.
Há, porém, uma parte da missiva que está a provocar polémica nas redes sociais - e não só: a posição assumida pelo líder da Aliança sobre as touradas.
Até aqui o partido de Santana Lopes ainda não divulgara publicamente uma orientação sobre o assunto. Fê-lo agora: “A liberdade de escolha deve aplicar-se também a temas que são objecto de polémica social, como eventos ou festas que envolvem a utilização de animais. Somos liberais, não gostamos de proibições. Defendemos que em cada comunidade municipal se decida, mesmo por referendo local. Há regiões que não admitem prescindir, há outras que não toleram”, explica o líder do partido na carta enviada, para depois acrescentar que “também admitimos que esses espectáculos não devam ser transmitidos por canais públicos de comunicação”.
Em suma: para Santana Lopes, o espectáculo das touradas está longe de ser um dado adquirido, podendo ser referendado, e não deve ser transmitido pela RTP – se as estações privadas o quiserem fazer, não se opõe.
Santana Lopes durante uma corrida de touros. A foto foi publicada pelo site Touro e Ouro na sequência da tomada de posição do líder da Aliança


Esta posição não teria nada de polémico se Santana Lopes não fosse um público e notório apoiante de touradas desde há muitos anos. O ex-líder do PSD já foi visto por variadíssimas vezes a assistir a este tipo de espetáculo ao vivo – e por isso não é poupado em alguns sites dedicados ao assunto.  Na sequência da tomada de posição de Santana, um dos mais conhecidos - o “Touro e Ouro” - partilhou fotografias do antigo primeiro-ministro em diferentes espetáculos tauromáquicos, incluindo um, em Alcácer do Sal, em que o político foi homenageado pelo toureiro João Moura, que lhe dedicou a lide. Por isso mesmo, o site acusa Santana de se "colar a políticas populistas”.

Via Polígrafo 

Sem comentários: