domingo, 30 de junho de 2019

Fundo Recomeçar: AJFF vai devolver apoio de 4.250 euros e aponta o dedo ao Vereador das Florestas...

A AJFF - Associação Juvenil da Figueira da Foz viu aprovado um projecto inserido no programa promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e IPDJ denominado Fundo Recomeçar.
No âmbito da Medida 3 – Apoio ao Desenvolvimento de Actividades – foi atribuído um apoio financeiro de 4.250 euros à AJFF para a realização de actividades de dinamização, no sentido de estimular as populações jovens e não jovens das freguesias afectadas.
No caso da Figueira da Foz foram contempladas  as freguesias do Alqueidão, Paião, Quiaios e Bom Sucesso. O projecto consiste em criar cidadania ambiental junto dos jovens do concelho através de sessões sobre o funcionamento da Protecção Civil e dos Bombeiros, assim como a plantação de árvores nos locais afectados pelos incêndios.
O Fundo Recomeçar é constituído pelas receitas dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais do Estado, atribuídos à SCML, vendidos na semana de 16 a 24 de dezembro 2017, representando um valor de 4.464.812 euros.
Este fundo destina-se a prestar apoio financeiro a iniciativas desenvolvidas por entidades públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio, através da reconstrução de infra-estruturas, aquisição de equipamentos e do desenvolvimento de projectos de actividades, em benefício da respectiva economia e da população, nas zonas afectadas pelos incêndios ocorridos entre 15 e 16 de outubro de 2017.
Em todo o processo e por  iniciativa da  AJFF, foi  procurada uma parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Contudo, por motivos alheios à AJFF, esta Associação Juvenil não obteve  resposta por parte da Câmara. Esperavam,  desde Dezembro de 2018,  sobretudo retorno por parte do pelouro das Florestas, para identificar a zona de plantação e as espécies de árvores autóctone.
Em Setembro de 2018 a AJFF reuniu com o actual Presidente da Câmara, Dr. Carlos Monteiro. Dessa reunião, ficou patente a vontade do município em apoiar o projecto, nomeadamente na cedência dos autocarros e selecção da área a plantar na Lagoa da Vela.  De referir que a verba aprovada custeava estas árvores, despesas com autocarros (se necessário) e outros materiais necessários para o projecto.
"O município não teria qualquer tipo de responsabilidade financeira nesta actividade. Em Dezembro, foi contactada via telefone  Ana Pereira (secretária da Vereação), para marcar uma reunião com o Vereador das Florestas , dizendo sempre que o  Vereador entraria em contacto. Nunca aconteceu. Tentámos em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril sem sucesso e sempre com a mesma resposta de que seríamos contactados", afirma a AJFF através de nota de imprensa
"Mesmo assim", esclarece ainda a AJFF, "contactámos as escolas e houve desde logo um apoio e interesse na iniciativa.  Isto tem ainda duas agravantes. A primeira , como a alma do projecto era a actividade de plantar árvores com os jovens , optando por fazer em Setembro , isso não seria possível  pois não é a altura de plantar árvores e seria um mau contributo que daríamos à juventude. A segunda, caso a AJFF procedesse à compra do material previsto na candidatura após o envio da primeira parcela de cerca de 3000 euros , estaríamos neste momento numa situação extremamente difícil, pois não teríamos condições para devolver esse mesmo dinheiro, por falta de condições financeiras. Mesmo sem tendo responsabilidades no processo, agora seríamos responsabilizados pelo mesmo sem necessidade. Felizmente a verba não foi tocada por precaução.  Posto isto, a AJFF irá devolver o fundo à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.  Lamentamos o sucedido . É uma actividade que se perde para a Figueira da Foz. No entanto, iremos continuar a trabalhar em prol dos jovens e da cidadania figueirense!"

Sem comentários: