sexta-feira, 28 de junho de 2019

As "elites", na Figueira, são elites, apenas porque são elites...

Marcelo: "Foi sempre o povo a lutar por Portugal. Mesmo quando elites falharam".

Pereira da Costa, ex-autarca
 e ex-deputado.
 Um figueirense, que disse 

no decorrer da última
 reunião de câmara,  que ia ser 

um cidadão mais activo na cidade.
O falhanço das elites, também aconteceu na  Figueira. Prova disso, é a tentativa de se menorizar a intervenção política e cívica de cidadãos, iguais a todos os outros: isto é, pertencentes ao povo real e sofrido.
É um tique que atravessa todos os espectros políticos figueirenses, que de vez em quando vem à tona de água, mesmo em cerimónias oficiais.
Tal, parece-me fruto do demagogo sistema psicológico,  que leva muita gente figueirinhas, por exemplo, a confundir a Figueira, cidade, ao  "concelho real", como se a Figueira não fosse nem parte da realidade do concelho nem, se se for ao fundo da questão, da realidade concelhia. Por muito que custe a muita gente,  o marginal António Agostinho (por exemplo), apesar de blogueiro,  é parte da Figueira. Portanto, a sua opinião conta.
Ainda por cima, a opinião dele interessa mais a mais pessoas que muitos pensam. Confio que esta publicação contribua para que a noite figueirense venha a ser  considerada tão espectacular para o concelho como o procurado, em tempo de eleições,  "concelho real". O bom povo do "concelho real" ainda um dia perceberá, que se as "elites" são elites, apenas porque são elites e que, portanto, sendo elites, será bom darem mais atenção aos que não são elites.
Mas, para isso exige-se o mínimo: todas as reuniões de câmara à porta aberta ao povo e à comunicação social, já!

Sem comentários: