terça-feira, 21 de maio de 2019

Requalificação do Largo das Alminhas

o cortar nove árvores, deslocar uma e plantar onze, disse ontem no decorrer da reunião camarária o presidente Carlos Monteiro.
As árvores que se podem ver na foto, foram plantadas em 1987, há pouco mais de 30 anos, quando foi urbanizado aquele local, era presidente da Câmara o eng. Aguiar de Carvalho e presidente da junta de S. Pedro Domingos São Marcos Laureano. Ao longo dos anos estas árvores foram sujeitas a algumas "podas radicais". Agora, dizem que estão doentes e têm de ser arrancadas...
Antes dessa intervenção o aspecto era este...

O Largo das Alminhas teve o aspecto que o video mostra até quase à década de 90 do século passado. Lembro-me, decorria o ano de 1986, tinha acabado de tomar posse como membro do primeiro executivo da junta de freguesia de S. Pedro, que das primeiras coisas que pedimos ao então presidente da câmara municipal da Figueira da Foz, engº Aguiar de Carvalho, foi que viesse visitar-nos.
Percorreu, a pé, a Cova e Gala. No Largo das Alminhas ficou horrorizado com o que viu. Aquele espaço, na altura, há pouco mais de 30 anos, parecia um zona do médio oriente, em guerra. Foi essa visita o ponto de viragem para o agradável espaço público dos dias de hoje.

Sem comentários: