domingo, 24 de fevereiro de 2019

O problema dos "microplásticos" no mar e nas praias

Desde a década de 70 do século passado que os cientistas alertam para o seguinte:  os "microplásticos" são um problema para os Oceanos.

Em Portugal há poucos estudos, mas quem gosta de dar passeios pelas praias está em condições de saber que é assim.
Na Figueira, apesar de algumas iniciativas desgarradas e avulso, esse parece não ser um assunto que preocupe as entidades responsáveis.
Falta o essencial. A limpeza sistemática (em especial de Outubro a Abril, quando há mais plásticos na areia) das praias, usando máquinas e mão-de-obra local. O maior desafio seria localmente transformar estes plásticos (e outro lixo exótico) em artesanato e objectos com valor.
A Câmara Municipal da Figueira Foz limpa as praias no verão, somente as concessionadas ou muito frequentadas. No resto do ano não há preocupação séria com este assunto.
O mesmo relativamente às águas pluviais, pouco se faz para evitar que os plásticos entrem nos "boeiros", sendo o destino desse lixo o mar.
Esta manhã, na praia da Costa de Lavos, como escreve o Luís Pena, "ficámos impressionados com as micro partículas de plástico existentes no areal. Em pouco mais de uma hora, apanhámos a quantidade de plástico que os sacos da foto evidenciam. Vamos repetir esta acção, em breve no Cabedelo!"

Uma praia limpa tem outro encanto.

Fiquem atentos...

Há tanto para fazer!


Nota
Contributos na feitura desta postagem: 
João Vaz, via o blogue Ambiente na Figueira da Foz.
Luís Pena.
Isabel Maria Coimbra.

Sem comentários: