domingo, 30 de dezembro de 2018

A vida é isto: um show de humor... (IV)

O caso do presidente da junta que só pode ser representado pelo presidente da câmara!..


Ontem, fiz uma coisa que já não fazia há muito tempo: desloquei-me ao edifício sede da junta de Freguesia de S. Pedro para a assistir a parte de uma sessão da AF.
Quantas vezes não somos traídos pelas nossas memórias quando fazemos uma revisitação!
O edifício sede da junta da minha Aldeia é exactamente um ícone que a minha memória guarda como uma preciosidade! Modéstia à parte, foi no mandato em que fiz parte da equipa do executivo (1986/1990) que foi planeado, projectado e construído. Para mim é sempre agradável ir lá.
 

Ainda bem que ontem estive cerca de uma hora num local onde fui muito feliz.
Fiquei a saber coisas interessantíssimas.
Por exemplo, que Sua Excelência o presidente da junta, quando não pode estar presente numa reunião, que tenha a ver com assuntos fulcrais para a Cova e Gala, se estiver Sua Excelência, o senhor presidente da câmara, "faz-se" representar pelo dr. Ataíde. Como estamos em "espírito natalício" fica o registo para a posteridade, para que conste e por ter sido dito em público: por impossibilidade pessoal, o presidente Salgueiro delega a representação de S. Pedro no dr. Ataíde! 

Sem colocar em dúvida a categoria, a dignidade e a competência do dr. Ataíde para representar o senhor Salgueiro, será que nos órgãos autárquicos da minha Aldeia não existe ninguém com categoria, dignidade e competência para representar o presidente da junta de S. Pedro?

Isto não é ficção, aconteceu mesmo: numa reunião sobre a erosão costeira a sul do quinto molhe, onde esteve o presidente da APA e o senhor presidente da câmara. Da autarquia da minha Aldeia ninguém esteve presente, pois o senhor presidente Salgueiro não podia. 

Pergunto: será que a junta de S. Pedro não tem secretário e tesoureiro e não existe um presidente da Assembleia de Freguesia?
Tal como a  internet não nos deixa idiotas, ser presidente de junta também não.
A internet e a presidência de uma junta só deixa a idiotice mais acessível aos outros.
C'est la vie...


Verdadeiramente importante é que  a  Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garanta que o estudo sobre o sistema de transposição de areias (bypass) de norte para sul da foz do Mondego seja realizado em 2019.
Já é mais do que tempo de realizar o  concurso para se aferir “a melhor solução técnica” para a erosão costeira a sul da barra da Figueira da Foz.

Sem comentários: