domingo, 14 de outubro de 2018

Destruição em S. Pedro











Para ver melhor, clicar em cima da imagem.
Mais fotos aquiAquiAqui.

A passagem, a noite passada, do furacão Leslie pelo nosso concelho, provocou grandes estragos.
S. Pedro amanheceu em clima de "guerra civil". Casas com danos consideráveis em toda a freguesia, árvores de porte arrancadas pela raiz, o recém construído Centro Escolar destruído em grande parte (o que coloca questões de vária ordem, que quem de direito terá certamente oportunidade de responder...) a zona do porto de pesca completamente arrasada (camiões de 18 toneladas virados de rodas para o ar...), o parque de campismo do Cabedelo em estado lastimoso (houve roulotes que passaram por cima da vedação e vieram parar à estrada), graves prejuízos na Cantina do Parque Foz do Mondego (a esplanada está uma lástima...), os estragos no Campo do Cabedelo (não sei como é que o Grupo Desportivo  Cova-Gala se vai recompor...) e os monumentos edificados pela junta de freguesia destruídos.
Logo bem cedo percorri a pé toda a freguesia de S. Pedro. Vi muita desgraça, não consegui ver foi a Protecção Civil...
Parece que uma caravana, que incluía o ministro da Administração Interna  e o Presidente da Câmara passou, esta tarde, em passo acelerado pela Cova e Gala. De harmonia com o que estou a ver neste preciso momento  na CMTV, o minstro nem saiu da viatura...
Mas, como em matéria de Protecção Civil não percebo nada, vou dar a palavra a um especialista...

Lídio Lopes

"Há coisas que importa perceber e que têm de ficar claras como água cristalina.
Na fita de tempo, onde esteve, o que fez e quais foram as decisões de coordenação do coordenador Municipal de proteção civil da Figueira da Foz.
Quero saber que reuniões de prevenção com as entidades do sistema de proteção civil levou a efeito e que decisões foram tomadas.
À imagem de Lisboa, o SMPC reuniu? E quem esteve, que foi decidido.
Com quem falou, que ações previu, que medidas implementou no terreno preventivas, de ação na ocorrência e que medidas determinou para a recuperação para a normalidade.
Já agora, onde esteve em todo o tempo, da prevenção até às 0800 h de hoje e quais foram as suas decisões às 0500h às 0600h e às 0700 h. Em documento que permita evidenciar a verdade dos factos.
É determinante, fundamental saber tudo isto.
Branquear, omitir, fazer de conta que podia ser pior é permanentemente arriscar a vida das populações com a ignorância, a desfaçatez, a incompetência e o desnorte de alguns que não têm o direito de nos pôr em maior risco."

2 comentários:

CeterisParibus disse...

O Lídio, goste-se ou não, e indepentemente da consideração ou desconsideração que se tenha pelo passado político dele, neste caso tem toda a razão. E se os visados acharem que estão a ser injustamente desrespeitados,ganhem colhões, avancem e provem o que têm estado a fazer neste caso de extrema gravidade para a Figueira.

marta disse...

Concordo.
Mas fica aqui um o elogio aos Bombeiros Voluntários que foram e são sempre incansáveis!