quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

À atenção dos senhores políticos da nossa praça: a protecção da Orla Costeira a sul do estuário do Mondego é uma necessidade de primeira ordem...

Ontem, na Assembleia Municipal, o sistema mecânico de transposição de areias (bypass) da zona do areal urbano  da Figueira da Foz para as praias do sul do concelho foi debatido por iniciativa do deputado do PSD Manuel Rascão Marques.
Já hoje, aqui e aqui, este blogue, a exemplo do que anda afazer há mais de uma dezena de anos,  apelou "À atenção dos políticos da nossa praça..." 
Todos sabemos que o prolongamento (mais 400 metros) do molhe norte do porto da Figueira da Foz, aliado à dragagem do canal de navegação, agravou os impactes a sul da embocadura do estuário do Mondego.
Esta "obra aberrante", que custou 13,4 milhões de euros, como todos sabiam, conduziu ao crescimento da praia da Figueira da Foz, ao mesmo tempo que  acelerou a erosão a sul.

A barra da Figueira está assim por vontade dos homens.
O assunto, ontem, foi debatido na Assembleia Municipal. Que pena a maioria dos políticos figueirenses mostrarem tanta insensibilidade para um problema crucial do nosso concelho!
Porventura, a culpa não será toda deles.
A nossa relação com o mar vem-nos da infância. Ou aprendemos como ele é importante para nós, ou permaneceremos amputados dessa sensibilidade. 
Fui ensinado a gostar do mar, a brincar com ele, a ver como pode ser um verdadeiro amigo. 
Daí, todo o esforço que ando por aqui a fazer há mais de dez anos.
Senhores políticos da nossa praça: existem prioridades. Ou, antes, deveriam existir!...
A protecção da Orla Costeira a sul do estuário do Mondego é uma necessidade de primeira ordem...
O processo de erosão costeira assume aspectos preocupantes.
Atente-se, no estado em que se encontra a duna logo a seguir ao chamado “Quinto Molhe”, a sul da Praia da Cova.
Por vezes, ao centrar-se a atenção sobre o acessório, perde-se a oportunidade de resolver o essencial...
Fiquem com as repercussões que a abordagem do problema na Assembleia Municipal, tem hoje nos jornais Diário AS Beiras e Diário de Coimbra

Para ver melhor as imagens, clicar em cima

Sem comentários: