segunda-feira, 28 de agosto de 2017

"Destapem-se à vontade", mas atenção à(s) candidatura(s)...

Um mês depois da inauguração, a exposição “Dinossauros da Patagónia”, que integra e promove a candidatura do concelho da Figueira da Foz a geoparque da UNESCO, patente no pavilhão multiusos do parque das Gaivotas, tem atraído milhares de pessoas, entre turistas e residentes. 
Paulo Trincão, cientista e coordenador da candidatura à UNESCO e da exposição, afirmou ao jornal AS BEIRAS que a “exposição tem superado em muito as expetativas”. E acrescentou: “Por um lado, temos tido um fl uxo de público a um ritmo rápido e permanente, tornando este pavilhão num espaço de eleição para todo o tipo de visitantes”. Por norma, revelou ainda Paulo Trincão, os visitantes repetem a experiência, ou seja, “vêm cá várias vezes”
Segundo o que pode ser lido na edição de hoje do jornal AS BEIRAS, a organização contabiliza mais de 10 mil entradas.
“Estamos extramente satisfeitos em relação ao número de visitantes. E ainda não começaram as visitas das escolas!”, diz a vereadora Ana Carvalho na reportagem que estamos a citar e que pode ser lida no jornal AS BEIRAS
Por falar em estudantes, a autarca lembrou que os do concelho não pagam entrada (custa cinco euros). O espaço onde as crianças são convidadas a fazer escavações para descobrirem fósseis e ossadas de dinossauros é o mais frequentado da mostra. Algumas delas, asseverou a edil, “visitam-na duas ou três vezes no mesmo dia”. 
Ana Carvalho informa também que a autarquia vai formalizar a candidatura no congresso mundial de geoparques, que se realiza nos Açores, de 7 a 9 de setembro. 
Porém, enquanto a UNESCO não admitir a candidatura, o concelho da Figueira da Foz continuará a ser aspirante a candidato
Durante um ano, o município tem de provar se tem condições para se candidatar. 
Caso vença a etapa, em outubro de 2018 será enfim candidato a constar da lista mundial de geoparques. 

1 comentário:

J. Inha disse...

Tirem a porcaria dos pavilhões dai e metam os dinossauros no cabo Mondego, no vale do Leão, na porcaria da Lusiaves para ver se assim diminui o cheiro horrivel!