domingo, 20 de agosto de 2017

Autárquicas outubro 2017 e a abstenção anunciada...

Estamos a entrar em força  no momento da PROPAGANDA
É um momento importante, pois é também o momento do discurso mais sério dos candidatos antes do dia das eleições. 
No dia a seguir, trocam essa ferramenta pela DEMAGOGIA, uma licenciatura que se pode fazer com alguma facilidade nos partidos. 
Obtida a licenciatura da demagogia, as palavras têm todas um sentido diferente. 
Não há, que eu saiba, nenhum dicionário da demagogia, pelo que são desconhecidos, neste momento, o sentido e o valor das palavras dos políticos.
Perante isto, um cidadão, mesmo sábio, embora algo preguiçoso, fica INDECISO.
Isto é: neste momento, ainda não sabe em que partido votar, nem se há-de ir às urnas, ou ficar em casa a preparar-se para as comemorações do 5 de Outubro.

Olhar para o PARTIDO também não ajuda.
Se olhar o que vê?
Uma organização formada por um conjunto de pessoas sem talento, barricadas num espaço fechado, claustrofóbico, onde conluem e intrigam indivíduos cinzentos, com fins lucrativos.
Um ELEITOR, mesmo que ainda seja um cidadão esperançado, quase que entra em desespero de causa, pois  gostava de ser útil, mas não sabe para onde se virar.
É tremendo ter a sensação de que o seu VOTO se pode tornar num investimento num produto tóxico, de alto risco, por convencimento do seu gestor de conta (O POLÍTICO) e sem remuneração garantida.
Resta o quê: a ABSTENÇÃO?
E quem não quiser pertencer ao clube dos cidadãos distraídos que se esquecem da data das eleições?
Tem o VOTO EM BRANCO...
Para isso, dava jeito ter a sorte  de se esquecer da caneta em casa e o votante antes dele ter roubado a que estava no local de voto.
Ou o VOTO NULO... 
Para isso, dava igualmente jeito ter um ataque de nervos perante o boletim de voto e  num acesso de cólera, gatafunhar todo o boletim.
Sobra o BOICOTE!..
Não estou a ver um reformado, velho e quase  inválido, como eu, a promover um incidente anti-democrático, que seria a utilização  dos boletins de voto  em canudos para acondionar  as castanhas assadas vendidas pelos ambulantes...

E, assim, chegaremos ao dia 2 de outubro, O DIA SEGUINTE!
Esse dia sim, vai ser lindo! 
Alguns rapazes, que ainda ainda estão nos gabinetes dos paços do município, vão  começar a limpar as gavetas e a apagar os discos rígidos dos computadores (ou talvez não...).
Os velhos, os reformados e os quase inválidos, como eu,  apesar de terem votado em massa, vão continuar a ter a sua dose de abandono e desprezo.
Para não falar nas malfeitorias...

Sem comentários: